Blog do Unasp

Publicidade e Propaganda ou Marketing, qual curso devo fazer?

Está na dúvida entre fazer o curso de Publicidade e Propaganda ou Marketing? Descubra quais são as principais diferenças entre os cursos, as carreiras e qual delas faz mais sentido para você e o seu futuro profissional.

Na hora de escolher uma graduação é muito comum ficar na dúvida entre dois cursos que possuem áreas similares. Quando isso ocorre é preciso pesquisar com mais atenção sobre cada uma das áreas, buscando compreender quais são as principais diferenças entre elas. Assim, fica mais fácil fazer a escolha por ordem de exclusão. Geralmente, quem aprecia trabalhar com criatividade, propaganda, estratégias de marca e campanhas incríveis, passa por dificuldades quando precisa escolher a graduação. E aí, Publicidade e Propaganda ou Marketing, qual curso devo fazer?

Normalmente, existe a dúvida entre essas duas áreas porque muitas pessoas acreditam que as duas áreas são basicamente a mesma coisa. Entretanto, não custa nada adiantar que, elas podem se complementar, sim, mas são bem diferentes entre si. 

Portanto, antes de escolher qual caminho seguir, é importante entender melhor sobre essas diferenças, e assim, tomar uma decisão pautada em motivos racionais.

Listamos logo abaixo as diferenças entre as graduações. Além disso, algumas características para você saber entender em qual delas o seu perfil se encaixar melhor.

Vamos lá?

Publicidade e Propaganda ou Marketing: entenda as diferenças

Publicidade Propaganda

Primeiramente, é preciso explicar que mesmo sendo uma única faculdade Publicidade e Propaganda são diferentes entre si. Já vamos explicar. 

A publicidade são ações que acontecem em prol de uma marca, com o objetivo de criar um boca a boca, uma movimentação e ação entre as pessoas. Fazendo, assim, com que as pessoas falem sobre determinado negócio ou produto. Despertando desejos e necessidades. O objetivo é atingir consumidores através de ações planejadas, tocando em seus desejos, para que haja vendas dos mais diversos produtos e serviços. Em suma, a publicidade é uma ferramenta de comunicação que busca convencer o público a consumir um produto, serviço ou marca. É mais comercial. 

Já a propaganda é a atividade associada à divulgação de ideias (políticas, religiosas, partidárias etc.) para influenciar um comportamento. Ela é menos comercial e mais ideológica.

O curso engloba essas duas áreas que não são sinônimos, mas que estão intimamente ligadas. Publicidade e Propaganda é promoção.

Marketing

O Marketing possui um viés mais estratégico e tático. É algo global, ou seja, que envolve a empresa como um todo. Por isso, a produção, canais de vendas, escolha do mix ideal do portfólio de produtos, metas e como criar a necessidade do consumidor, está na área do Marketing.

Dessa forma, podemos dizer que o Marketing está diretamente envolvido com a estratégia corporativa e tudo o que é possível fazer em forma de ideias, soluções e inovações para alcançar o sucesso.

Podemos dizer em outras palavras, que o Marketing é um guarda chuva grande que envolve não apenas a maneira como a comunicação acontece, mas também os caminhos que os produtos devem percorrer.

Em resumo

Para exemplificar podemos dizer o marketing é como se fosse um bolo grande, e a publicidade, uma de suas fatias. Ou seja, a publicidade não existe sem o marketing, ao passo que o marketing precisa da publicidade para a promoção.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Perfil profissional

Publicidade – os profissionais que trabalham com Publicidade e Propaganda tendem a ser mais criativos, dinâmicos, inovadores, exploradores e abertos à possibilidades. De alguma forma, eles são artistas, pois criam, recriam e inventam.

Marketing –  já no marketing, o que prevalece é o equilíbrio entre o racional e o emocional. Então, é preciso ter muita objetividade, planejamento e uma visão mais global da empresa como um tudo. Assim como, seu posicionamento, estratégias, planos e ações.

Publicidade e Propaganda no Unasp

Com duração de 4 anos, o curso de Publicidade e Propaganda do Unasp tem como missão formar profissionais competentes para atuar nas diversas áreas da profissão, incentivando os alunos a explorarem todo o seu potencial criativo. 

O curso dispõe de laboratórios de computação gráfica, estúdios de TV e rádio, agências de publicidade e produtoras de áudio e vídeo. O que é muito legal para o desenvolvimento profissional! 

Conheça mais clicando aqui.

Especialização em Marketing

Um ponto positivo é que depois da graduação é possível fazer especializações que agregam ao seu currículo profissional e acadêmico. Portanto, se você optar pela graduação de Publicidade e Propaganda, por exemplo, é possível estudar Marketing também, através das pós-graduações. Dessa forma você une as duas áreas.

Aqui no Unasp oferecemos um MBA em Gestão Comercial e Marketing, clique aqui para conhecer mais sobre o curso.

E aí, já sabe qual vais ser a sua escolha?

Para saber mais sobre o curso, leia este conteúdo: Publicidade e Propaganda: veja o que se estuda durante a graduação.

Esperamos que você tenha conseguido entender as diferenças e que esse post te ajude a tomar uma decisão entre Publicidade e Propaganda ou Marketing.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!