Blog do Unasp

Publicidade e Propaganda: Quais são as áreas de atuação de um publicitário?

Publicidade e Propaganda é uma profissão com um leque bem extenso de opções de carreira. Que conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades na área? Então vamos lá!

Qual é o perfil do profissional?

O publicitário é responsável desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca. Através de pesquisas de campo o profissional conhece o público e a partir de então trabalha em cima de suas características, levando em consideração os objetivos da empresa. Além disso, o publicitário cria e defende a identidade da marca, promovendo não apenas os produtos, mas os valores, ideias e conceitos do cliente. Publicitários são criativos, atualizados, comunicativos e estratégicos.

Onde o publicitário pode trabalhar?

O Brasil é um dos maiores mercados de publicidade e propaganda do mundo. O que significa que a área movimenta bilhões por ano, sendo um mercado bastante promissor e repleto de possibilidades. O profissional na área de comunicação pode trabalhar em uma agência de publicidade, no setor de marketing de uma empresa e até seu próprio negócio e ser freelancer.

Na agência de publicidade o publicitário pode optar por trabalhar nos seguintes setores:

• Atendimento: O profissional que optar por essa área será como um elo entre a agência de publicidade e o cliente. É o setor de atendimento que levanta os dados do cliente que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

• Criação: A criação é um dos setores mais badalados de uma agência de publicidade. É a equipe de criação que produz as campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado e o produto. Desse setor saem peças como comerciais, banners, artes para internet, etc.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

• Marketing: O mercado publicitário é muito estratégico. Portanto é essencial planejar e desenvolver o produto ou serviço estabelecendo estratégias de preço desde a distribuição e venda. Como também a campanha até ações com o consumidor.

• Mídia: De nada adianta criar uma campanha e divulgar da maneira errada. O setor de mídia é o que estabelece quais são os veículos de comunicação mais adequados para divulgar uma campanha. São os profissionais dessa área que negociam a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

• Pesquisa: A pesquisa de mercado é crucial para que uma campanha obtenha sucesso. É esse setor que descobre informações importantes sobre o perfil e os hábitos dos consumidores. Também é a pesquisa que avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

• Produção: Alguém precisa colocar em prática todas as ideias criadas e é a produção que fica responsável por concretizar uma campanha. Colocar a mão na massa literalmente para fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Dentro das empresas o publicitário atua em campanhas internas, divulgando informações importantes entre os funcionários e também criando campanhas e outras informações importantes para eventos e outras promoções.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado publicitário está em constante reinvenção e sempre haverá oportunidades para os profissionais que estejam dispostos a acompanhar as novidades. Há trabalho em agências grandes e famosas, mas não pense só no glamour também há ótimas opções de trabalho em agências menores que atendem marcas menores e mercados regionais. Já a publicidade on-line e a área de mídias digitais é um mercado ideal para quem quer trabalhar por conta própria. Gerenciar redes sociais, criar textos e conteúdos, criar artes e outras peças para internet podem ser trabalhos oferecidos por freelancers.

Quais sãos as principais áreas de atuação?

O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em agências de publicidade, empresas privadas, de prestação de serviço, ONGs e setor público nas áreas de:

• Produção, criação e planejamento publicitário
• Marketing
• Pesquisa de mercado
• Comunicação digital
• Promoção de vendas
• Consultoria

A área de atuação em em publicidade é extensa e só tende a crescer ainda mais. As mudanças e avanços na área são sempre uma boa de reinventar e investir em novos mercados. Ficou interessado? Então veja como funciona o curso de graduação em Publicidade e Propaganda aqui no Unasp.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!