Blog do Unasp

Publicidade e Propaganda: Quais são as áreas de atuação de um publicitário?

Publicidade e Propaganda é uma profissão com um leque bem extenso de opções de carreira. Que conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades na área? Então vamos lá!

Qual é o perfil do profissional?

O publicitário é responsável desenvolver campanhas e projetos para divulgar uma marca. Através de pesquisas de campo o profissional conhece o público e a partir de então trabalha em cima de suas características, levando em consideração os objetivos da empresa. Além disso, o publicitário cria e defende a identidade da marca, promovendo não apenas os produtos, mas os valores, ideias e conceitos do cliente. Publicitários são criativos, atualizados, comunicativos e estratégicos.

Onde o publicitário pode trabalhar?

O Brasil é um dos maiores mercados de publicidade e propaganda do mundo. O que significa que a área movimenta bilhões por ano, sendo um mercado bastante promissor e repleto de possibilidades. O profissional na área de comunicação pode trabalhar em uma agência de publicidade, no setor de marketing de uma empresa e até seu próprio negócio e ser freelancer.

Na agência de publicidade o publicitário pode optar por trabalhar nos seguintes setores:

• Atendimento: O profissional que optar por essa área será como um elo entre a agência de publicidade e o cliente. É o setor de atendimento que levanta os dados do cliente que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.

• Criação: A criação é um dos setores mais badalados de uma agência de publicidade. É a equipe de criação que produz as campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado e o produto. Desse setor saem peças como comerciais, banners, artes para internet, etc.

• Marketing: O mercado publicitário é muito estratégico. Portanto é essencial planejar e desenvolver o produto ou serviço estabelecendo estratégias de preço desde a distribuição e venda. Como também a campanha até ações com o consumidor.

• Mídia: De nada adianta criar uma campanha e divulgar da maneira errada. O setor de mídia é o que estabelece quais são os veículos de comunicação mais adequados para divulgar uma campanha. São os profissionais dessa área que negociam a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.

• Pesquisa: A pesquisa de mercado é crucial para que uma campanha obtenha sucesso. É esse setor que descobre informações importantes sobre o perfil e os hábitos dos consumidores. Também é a pesquisa que avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.

• Produção: Alguém precisa colocar em prática todas as ideias criadas e é a produção que fica responsável por concretizar uma campanha. Colocar a mão na massa literalmente para fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.

Dentro das empresas o publicitário atua em campanhas internas, divulgando informações importantes entre os funcionários e também criando campanhas e outras informações importantes para eventos e outras promoções.

Está gostando deste post?

Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado publicitário está em constante reinvenção e sempre haverá oportunidades para os profissionais que estejam dispostos a acompanhar as novidades. Há trabalho em agências grandes e famosas, mas não pense só no glamour também há ótimas opções de trabalho em agências menores que atendem marcas menores e mercados regionais. Já a publicidade on-line e a área de mídias digitais é um mercado ideal para quem quer trabalhar por conta própria. Gerenciar redes sociais, criar textos e conteúdos, criar artes e outras peças para internet podem ser trabalhos oferecidos por freelancers.

Quais sãos as principais áreas de atuação?

O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em agências de publicidade, empresas privadas, de prestação de serviço, ONGs e setor público nas áreas de:

• Produção, criação e planejamento publicitário
• Marketing
• Pesquisa de mercado
• Comunicação digital
• Promoção de vendas
• Consultoria

A área de atuação em em publicidade é extensa e só tende a crescer ainda mais. As mudanças e avanços na área são sempre uma boa de reinventar e investir em novos mercados. Ficou interessado? Então veja como funciona o curso de graduação em Publicidade e Propaganda aqui no Unasp. Saiba mais clicando nos links abaixo:

• Publicidade e Propaganda no campus Engenheiro Coelho;

• Publicidade e Propaganda no campus Hortolândia;

• Publicidade e Propaganda no campus São Paulo. 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.