Blog do Unasp

Prouni abre inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2019

Você quer prestar o Prouni? Fique de olho! O MEC já publicou o edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2019. Mais informações logo abaixo.

O Ministério da Educação publicou no dia 22 de maio o edital referente ao processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni). Você deu uma olhada? Ainda não? Sem problemas, as principais informações a gente já te conta, é só continuar a ler este post. 😉

As inscrições para o segundo semestre

As inscrições poderão ser feitas no período de 11 de junho de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 14 de junho de 2019, exclusivamente na página do Prouni.

Para concorrer a uma bolsa o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição anterior ao processo seletivo do Prouni (2018). Também é necessário obter a nota mínima no Enem, estabelecida pelo MEC. Além de:

  • Renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família: com essa renda o estudante estará apto a concorrer a  bolsa integral, que corresponde a 100% do valor da mensalidade
  •  ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia;
  • Não ter diploma em curso superior.

Para mais informações sobre os critérios para as bolsas acesse o portal do MEC clicando aqui. 

O Unasp está disponibilizando 200 bolsas do Prouni. Portanto, inscreva-se hoje mesmo! Relembrando, os prazos para o processo seletivo do segundo semestre de 2019 vão de 11 de junho até as 23 horas e 59 minutos de 14 de junho, exclusivamente na página do Prouni.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Tipos de bolsa Prouni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior.

As bolsas integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Importante!

Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no referido Exame.

Além disso, complementar o cadastro com endereço de e-mail e número de telefone válidos, aos quais o MEC poderá, a seu critério, enviar comunicados periódicos referentes aos prazos e resultados do processo seletivo.

A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para o dia 18 de junho de 2019. Já a segunda chamada está prevista para o dia 2 de julho. O acesso é feito exclusivamente pelo site do Prouni.

Seleção

O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior (IES) para comprovação das informações em datas distintas: na primeira chamada, de 18 a 25 de junho, e na segunda, de 2 a 8 de julho.

A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas IES no dia 18 de julho.

Nota mínima

O MEC estabelece que a nota mínima para participar no ProUni é de 450 pontos na média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem.

O cálculo é feito a partir da soma das notas das cinco provas do exame e, depois, dividindo por cinco. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Confira o edital do ProUni clicando aqui.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!