Blog do Unasp

Descubra quais são os prós e contras de trabalhar remotamente

O trabalho remoto tem suas vantagens, mas assim como tudo na vida também algumas desvantagens. Antes de optar por esse formato descubra se você tem o perfil para trabalhar em casa. 

Trabalho remoto, teletrabalho ou home office, existem algumas definições para quem trabalha fora de uma empresa. Portanto trabalhar de maneira remota se resume a qualquer atividade que pode ser realizada à distância, utilizando a tecnologia da internet e comunicação como suporte para o profissional executar suas atividades.

Você já ouviu falar nesse formato de trabalho? Provavelmente sim! Já que ele está em alta por ser um tipo de atividade flexível e muito prática. Como consequência cada vez mais profissionais estão aderindo ao formato, e assim, mais empresas também estão fazendo ajustes com os seus colaboradores para que prestem serviços a distância.

Portanto o cenário é positivo para quem deseja investir no trabalho remoto. Se ainda existe algum tipo de resistência ao formato, ela está sendo substituída por uma nova visão sobre como um trabalho pode funcionar.

Existem alguns tipos de profissões que são mais fáceis de adaptar ao trabalho em casa. Por exemplo; você pode realizar este tipo de trabalho na modalidade de freelancer (trabalhando com projetos avulsos, terceirizados); como empresário de uma empresa home (montar um escritório com sede em uma residência) ou sendo funcionário de uma empresa que tenha essa prática usual de trabalho remoto.

Sendo assim, o trabalho remoto é uma realidade cada vez mais comum em algumas profissões no Brasil. Porém, trabalhar em casa tem lá suas vantagens e desvantagens. Então, se você pensa em aderir a este tipo de trabalho, confira a lista com algumas vantagens e desvantagens a seguir:

VANTAGENS

1 – Você não precisa sair de casa

O top 1 das vantagens é não precisar sair de casa para trabalhar. Em outras palavras, nada de horas perdidas no trânsito, engarrafamento, dificuldade para achar estacionamento, transporte público lotado, situações imprevistas como acidentes, mau tempo, obras na estrada, entre outras coisas. Por isso, você tem menos estresse e mais tempo economizado.

2 – Fazer seu próprio horário e trabalhar do seu jeito

Se você é mais produtivo de manhã ou à noite, não tem problema. Você organiza seu próprio horário de trabalho, podendo trabalhar mais confortável de pijama, escutando música, e estando mais bem disposto para realizar suas tarefas.

3 – Passar mais tempo com a família

Trabalhando em casa você está perto e tem mais tempo com sua família. Ou seja, dá pra almoçar junto, passear com o cachorro, dar atenção para os pais/filhos/cônjuges; e algumas outras coisas que você não conseguiria saindo pela manhã e chegando tarde da noite.

4 – Mais tempo para afazeres pessoais

Com a liberdade de fazer seu próprio horário de trabalho e a economia de tempo que se gastaria no trânsito, você pode separar um horário para ir à academia, passear no parque, cortar o cabelo, passar no mercado, ir ao dentista, etc.

5 – Trabalhar “na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê”

Sim, você pode trabalhar em qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Então, com essa possibilidade você pode até viajar, passar uma temporada de estudos em outra cidade ou país sem abrir mão da sua carreira.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

DESVANTAGENS

1 – Distrações

Celular, animais de estimação, família e amigos chamando por alguma situação, som alto de vizinhos, entre outras, são distrações que estão em toda parte quando se trabalha em casa.

Para solucionar isso, você vai precisar definir seu horário de trabalho e um espaço (escritório ou quarto, por exemplo) e comunicar à família seus horários e manter-se focado em suas atividades.

2 – Falta de rotina e acúmulo de tarefas

A falta de rotina de trabalho e organização das atividades gera procrastinação, acúmulo de tarefas, perda de tempo, atraso nos trabalhos, fazendo com que você tenha que recuperar o tempo improdutivo virando noites sem dormir para terminar os trabalhos no prazo.

Logo, isso é bastante prejudicial ao seu trabalho e à sua saúde. Crie sua rotina de trabalho e um check list das tarefas que precisa realizar. Além disso, você pode utilizar aplicativos de organização de tarefas do dia ou do mês (como o Trello, por exemplo), estabelecendo prazos e otimizando seu trabalho e tempo.

3 – Má comunicação

Não trabalhar presencialmente gera problemas de comunicação com os outros funcionários. Para evitar contratempos é preciso uma comunicação constante e eficaz.

Dessa forma, você pode fazer isso através de contato direto por videoconferências ou ligações telefônicas. Assim pode-se ouvir as pessoas e ver suas expressões, tornando a comunicação mais clara, o que não acontece muito bem em mensagens escritas como mensagens e e-mails, por exemplo.

No entanto, não descarte mensagens escritas e e-mails, eles também são muito importantes para o trabalho, no entanto, seja o mais claro possível neles para não haver dúvidas e equívocos.

E aí, esse trabalho combina com você?

Esta resposta varia para cada pessoa. Nem todo mundo tem perfil para o trabalho remoto, pois ele exige habilidades, principalmente, de organização, concentração e produção.

Além de todos os aspectos que vimos, analise também seu tipo de profissão e sua vida profissional. Sendo assim. se você está iniciando sua vida profissional, é interessante que trabalhe da forma tradicional, assim você vai aprender muito mais com pessoas experientes ao seu lado. E depois, quem sabe não será uma boa opção trabalhar remotamente?

Você tem alguma experiência de trabalho remoto? Quais são os seus prós e contras? Conte pra gente aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!