Blog do Unasp

Razões pelas quais os professores devem investir no Currículo Lattes

E aí professor, seu Currículo Lattes está atualizado? Veja nesse post a importância dessa plataforma online e como ela pode ser uma grande aliada na sua carreira profissional. 

Com a avanço da tecnologia, estar presente em plataformas online, seja de contato social ou profissional é extremamente necessário. E para os estudantes, professores e pesquisadores, isso não é diferente. Portanto surge, a importância de investir em plataformas que estimulem e mostrem os trabalhos e experiências acadêmicas, como por exemplo a Plataforma Lattes.

A plataforma Lattes é gerenciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em suma, seu objetivo é organizar currículos e informações sobre pesquisadores, docentes e discentes de todo o país.

Hoje, o Currículo Lattes é o padrão nacional de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil. Dessa maneira, é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa nacionais.

No entanto, ele também serve como uma maneira de preservar a memória da atividade de pesquisa brasileira. Isso porque a plataforma é constantemente atualizada e cumulativa. Ah, e pode ser visualizada por qualquer pessoa com acesso à internet. Acessível e democrático.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Por que devo investir no currículo Lattes?

Primeiramente, o currículo Lattes possui uma riqueza de informações e tem ganhado cada vez mais confiabilidade e abrangência no cenário nacional e internacional. Por isso é um elemento indispensável e obrigatório para analisar o mérito e a competência dos financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Além disso, é com o currículo Lattes que você pode concorrer a bolsas de estudos, projetos ou auxílios para desenvolver atividades acadêmicas. Ele também é indispensável para progredir da carreira acadêmica, realizando cursos de pós-graduação.

O Lattes facilita a revisão bibliográfica, permitindo a busca por informações de outros pesquisadores. Dessa forma, o nível das pesquisas brasileiras é elevado, valorizando ainda mais os trabalhos e os profissionais.

Outra coisa boa, é que currículo também pode garantir ao pesquisador, benefícios como passagens para a participação em eventos científicos. Por isso, além de fazer um, é importante mantê-lo sempre atualizado.

Não deixe para depois

Se você é professor, está na ativa com seus trabalhos e pesquisa e tem muita coisa legal para compartilhar e também aprender, não deixe de estar presente no Currículo Lattes. Então, acesse agora o portal e crie seu perfil.

Esse canal, além de tudo, também gera valor e visibilidade ao seu trabalho e pesquisas, o que é ótimo para sua carreira e projetos. Por isso, vale a pena estar lá!

Boas pesquisas e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!