Blog do UNASP

Razões pelas quais os professores devem investir no Currículo Lattes

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

E aí professor, seu Currículo Lattes está atualizado? Veja nesse post a importância dessa plataforma online e como ela pode ser uma grande aliada na sua carreira profissional. 

Com a avanço da tecnologia, estar presente em plataformas online, seja de contato social ou profissional é extremamente necessário. E para os estudantes, professores e pesquisadores, isso não é diferente. Portanto surge, a importância de investir em plataformas que estimulem e mostrem os trabalhos e experiências acadêmicas, como por exemplo a Plataforma Lattes.

A plataforma Lattes é gerenciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em suma, seu objetivo é organizar currículos e informações sobre pesquisadores, docentes e discentes de todo o país.

Hoje, o Currículo Lattes é o padrão nacional de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil. Dessa maneira, é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa nacionais.

No entanto, ele também serve como uma maneira de preservar a memória da atividade de pesquisa brasileira. Isso porque a plataforma é constantemente atualizada e cumulativa. Ah, e pode ser visualizada por qualquer pessoa com acesso à internet. Acessível e democrático.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Por que devo investir no currículo Lattes?

Primeiramente, o currículo Lattes possui uma riqueza de informações e tem ganhado cada vez mais confiabilidade e abrangência no cenário nacional e internacional. Por isso é um elemento indispensável e obrigatório para analisar o mérito e a competência dos financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Além disso, é com o currículo Lattes que você pode concorrer a bolsas de estudos, projetos ou auxílios para desenvolver atividades acadêmicas. Ele também é indispensável para progredir da carreira acadêmica, realizando cursos de pós-graduação.

O Lattes facilita a revisão bibliográfica, permitindo a busca por informações de outros pesquisadores. Dessa forma, o nível das pesquisas brasileiras é elevado, valorizando ainda mais os trabalhos e os profissionais.

Outra coisa boa, é que currículo também pode garantir ao pesquisador, benefícios como passagens para a participação em eventos científicos. Por isso, além de fazer um, é importante mantê-lo sempre atualizado.

Não deixe para depois

Se você é professor, está na ativa com seus trabalhos e pesquisa e tem muita coisa legal para compartilhar e também aprender, não deixe de estar presente no Currículo Lattes. Então, acesse agora o portal e crie seu perfil.

Esse canal, além de tudo, também gera valor e visibilidade ao seu trabalho e pesquisas, o que é ótimo para sua carreira e projetos. Por isso, vale a pena estar lá!

Boas pesquisas e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Já ouviu falar na metodologia da Sala de Aula Invertida?

• Professores que inspiram: 4 filmes sobre lecionar, aprender e ensinar.

• 4 dicas preciosas para quem quer ser um professor da educação infantil.

• Curso em EAD: Organização pessoal para professores[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também