Blog do UNASP

Fazer uma pós-graduação logo após a faculdade, vale a pena?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A faculdade terminou, passou a formatura e depois, o que fazer em relação ao futuro profissional? Vamos conversar sobre as possibilidades que se abrem após o fim das aulas. 

Decidir o que fazer logo após a faculdade nem sempre é tão fácil. Afinal, há diversas opções em relação à carreira e especializações. Muitas vezes pode bater uma dúvida sobre qual caminho tomar e o que fazer para se tornar um profissional melhor. 

Há diversas possibilidades, e as mais comuns são: conseguir o primeiro emprego ou continuar a investir na educação

Além disso, é comum nos compararmos com os colegas de classe ou familiares, após a formatura. Tentamos nos enxergar em suas trajetórias e imaginar o que vai acontecer conosco se fizermos as mesmas escolhas. De certo você já se sentiu assim. 

No entanto, é importante lembrar que somos diferentes. Ou seja, o que funcionou para uma pessoa, não necessariamente vai funcionar para você. Por isso, evite fazer comparações com outras experiências

Dito isso precisamos ressaltar que há algo que nunca é investido em vão: a educação.

E aí, será que vale a pena fazer uma a pós-graduação assim que terminar a faculdade ou esperar mais um pouco? Para responder a essa pergunta, é importante avaliar o que se encaixa melhor em seu plano de carreira.

O primeiro passo após a faculdade

Já dissemos que as opções mais comuns a serem escolhidas após a faculdade são: conseguir o primeiro emprego ou começar uma pós-graduação. Entretanto, outra opção é fazer os dois ao mesmo tempo

Para ter certeza se vale a pena, ou não, é preciso que você entenda quais são os seus objetivos profissionais. Já conversamos aqui no blog sobre a importância de ter um propósito estabelecido na sua carreira. Porque, além de facilitar o seu crescimento pessoal, estabelecer objetivos também ajuda a fazer escolhas. 

Por isso, o primeiro passo é: estabeleça objetivos, faça um plano de carreira. Após isso é hora de considerar algumas opções. Vamos conversar sobre elas abaixo.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Partir para o emprego

O desemprego é uma realidade que nos assombra constantemente, ainda mais para quem acabou de se formar e não sabe muito bem por onde começar. Logo depois da formatura o caminho mais óbvio e a primeira coisa que desejamos é, um emprego!

No entanto, é preciso levar em consideração que o mercado de trabalho está extremamente competitivo. Existem oportunidades, claro, mas é preciso sobressair-se da concorrência e mostrar as suas qualificações. 

Para quem concluiu os estudos recentemente, é quase impossível competir com os profissionais mais experientes. Afinal, experiência ganhe-se com o tempo e os novatos precisam de uma oportunidade para começar de algum lugar.

Sendo assim, o que o recém-formado pode fazer para conseguir um emprego? Quais são as chances e a fórmula do sucesso a se seguir para que as coisas comecem a dar certo? Sinceramente, não existe uma fórmula exata e muito menos um jeito mais prático de galgar experiência. 

Portanto, cabe ao profissional ser dedicado, competente e cumprir alguns requisitos básicos para buscar uma melhor performance, como:

  • não desistir;
  • revisar currículo;
  • se atualizar;
  • pedir feedbacks de entrevistas, e mais.

Nós já falamos um pouco mais sobre esses requisitos aqui no blog. Acesse aqui e veja dicas e atitudes eficientes, que podem te ajudar a encontrar um emprego, mesmo você sendo recém formado e com pouca experiência.

Começar uma pós-graduação

Por mais que não pareça, o mercado de trabalho é um ambiente muito competitivo e entre os problemas principais está a falta de profissionais qualificados. Portanto, fica latente que possuir uma especialização pode fazer toda a diferença para quem busca novas oportunidades de crescer na carreira.

Sobretudo, vale lembrar que não basta começar qualquer curso de pós-graduação, esperando que a sua vida vai mudar pra sempre. É verdade que todo conhecimento é válido, porém é preciso gostar da área, ter uma vocação e se empenhar muito para aproveitar ao máximo o curso.

Primeiramente, antes de começar a estudar uma pós-graduação, o ideal é questionar se esse é o momento certo para isso. Ou seja, você vai ter tempo para estudar e investir nessa empreitada?

Qualquer curso, independente da área, toma tempo em nossa rotina. Portanto é bom lembrar que a pós-graduação será um estudo aprofundado da sua área de atuação. Consequentemente, leva tempo. 

Você realmente vai precisar se dedicar aos estudos. É preciso analisar com cautela cada ponto da sua vida e rotina cuidadosamente antes de assumir novos compromissos.

Se for isso mesmo que você quer, lembre-se que o Unasp te recebe de portas abertas. Você também pode optar por aulas presenciais ou a distância

Conciliando o emprego com os estudos

Conciliar o trabalho com os estudo é um grande desafio, até porque ambos precisam de comprometimento, empenho e muita dedicação. Não se engane: trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser difícil, mas não é impossível.

Algumas dicas e atitudes para conseguir cumprir essa missão, são:

  • fazer um planejamento de atividades;
  • otimizar o tempo;
  • cuidar da saúde;
  • estabelecer prioridades e mais.

Por isso, pensando em ajudar você, nós falamos um pouco mais sobre esses requisitos no post Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo? Dê uma olhada nas orientações e siga o seu caminho de estudo e trabalho para o sucesso!

Então, vale a pena?

Não temos uma resposta exata, única e correta. Depende muito da sua realidade, desejos e metas. No entanto, é importante entender que cedo ou tarde, será preciso fazer uma especialização para reciclar os seus conhecimentos. É uma exigência do mercado!

Às vezes sair da faculdade direto para uma pós pode não ser viável pelo fator dinheiro. Nem sempre dá para arcar com as despesas. Portanto, nesses casos, o ideal é fazer um planejamento, escolher uma pós e começar a guardar uma parte do seu salário para poder pagar as mensalidades no futuro.

Se caso você notar logo de cara que a pós te ajudaria a manter um emprego e que é uma exigência do seu setor, invista!

Viu só? As escolhas são muito pessoais e repleta de variáveis. Por isso que o melhor conselho é: entenda seus objetivos, encare o seu momento e respeite-o. No entanto, não esqueça de investir nos estudos, seja agora ou daqui alguns anos.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Veja também

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também