Blog do UNASP

Pós-graduação: conheça 9 cursos com foco em educação

Você cogita fazer uma pós-graduação na área da educação? Então, confira alguns cursos que vão alavancar a sua carreira de educador(a).

Foi-se o tempo em que possuir um diploma de graduação era o suficiente para conquistar uma vaga concorrida ou ter um bom salário. O mercado está em constante transformação e avanço. Por isso que é muito importante compreender a importância da atualização constante. Afinal, quando mais você aprender mais chances de acompanhar o ritmo do mercado e tornar-se um profissional desejado. Uma das formas de adquirir mais conhecimento é a especialização: ou seja, fazer uma pós-graduação.

A Catho Educação, em sua 54º edição da Pesquisa Salarial, afirma que uma especialização pode aumentar o salário em aproximadamente 53%. E isso se aplica a diversas áreas, inclusive a educação.

Ficou interessado no assunto? Então, veja algumas especializações quem podem ser uma boa pedida.   

O que é uma pós-graduação?

Basicamente, é uma formação acadêmica e profissional que pode ser feita por pessoas que já concluíram a graduação.

Dentro da pós existem dois tipos/modalidades: a stricto e a lato sensu. A primeira tem como foco a formação de profissionais acadêmicos, portanto tem uma linha mais teórica. Ideal para professores e pesquisadores, que se desenvolvem através de mestrados acadêmicos e doutorados. Por outro lado, o Lato sensu possui a veia da prática profissional, de onde saem os MBA e especializações. 

Com isso em mente, vamos seguir para a nossa lista de pós-graduações com foco em Educação. 

1.Gestão em EAD e Tutoria Online

Sabemos que a procura por especializações está aumentando. No entanto, no momento de pensar em fazer ou não uma pós, muitos consideram o tempo disponível que terão dentro da rotina agitada. Assim, surge a opção que facilita o processo, o EAD. Além disso, o custo benefício de cursos EAD tem se mostrado bem agradável.

Por isso que este é um mercado em ascensão que deve ser levado em consideração no momento de escolher a sua pós. Em virtude dessa procura junto ao avanço tecnológico, o curso tem como foco a formação e especialização de profissionais capacitados para planejar, executar, dirigir, tutorar, avaliar e dominar o ensino nessa modalidade.

2.Pós-graduação em Gestão Educacional

Um curso ideal para aqueles que são formados em pedagogia ou outras áreas na licenciatura. Esse curso possui como foco o aprofundamento dos processos de educação através da qualificação prática em campos como: direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em escolas públicas e privadas. 

3. Pós-graduação em Docência Universitária

A educação é um setor que muda constantemente. Portanto é importante acompanhar as mudanças. Afinal, você não quer ficar para trás, certo? E para quem deseja lecionar na universidade essa pós é perfeita!

A docência universitária é um universo que se difere das demais linhas educativas, uma vez que aqui se trabalha com diversas idades e começa a produção do pensamento crítico.

Este curso tem o objetivo de munir os futuros professores com todas as ferramentas necessárias para preparar novos profissionais. 

4.Pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Inovação

Falando em avanço tecnológico junto ao preparo dos professores para sala de aula, a pós em Tecnologias Educacionais e inovação vem para dar auxílio aos mesmos. Trazendo uma nova perspectiva para as práticas pedagógicas em sala de aula, que incentivem a investigação, experimentação, colaboração e interação.

Em suma, o curso ajuda no processo de se reinventar perante essas novidades de ensino. 

5. Mestrado Profissional em Educação

Para os que possuem interesse em aprofundar-se na área, o mestrado em educação é o combinado de todas as temáticas citadas nos itens acima e muitas outras.

Permitindo ao educador refletir de forma crítica sobre o cenário educacional brasileiro e meios de melhorias. Aprofundar igualmente os estudos em referenciais teóricos, relacionar questões sociais e inclusivas com a pedagogia e contribuir com o meio acadêmico e prático. 

6.Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica Diagnóstica e Institucional

O psicopedagogo é o profissional responsável por facilitar os desafios da aprendizagem humana através da compreensão. Detectando as dificuldades e propondo caminhos e alternativas para o aluno. 

O curso habilita o profissional a trabalhar com crianças e adolescentes que possuam dificuldades no processo de aprendizagem baseados nos conhecimentos pedagógicos, psicológicos e psicopedagógicos adquiridos no mesmo. Capacitando igualmente de maneira clínica e institucional.

7.Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva: Deficiências Sensoriais, Auditiva e Visual

Ainda no campo da educação inclusiva, a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva tem como foco as pessoas portadoras de deficiências auditivas e visuais. Propõe igualmente desenvolver nos profissionais uma postura crítica frente à realidade histórica, política e social de ensino. 

Além do teórico, conduz o profissional a uma postura e métodos que auxiliam no processo com a criança/adolescente, como também na instrução das famílias.

8.Pós-graduação em Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil

O curso de Pós-graduação em Educação Infantil é feito para introduzir nos profissionais o estudo e a pesquisa no campo da alfabetização e do letramento, buscando qualificá-los para os processos alfabetizadores através de fundamentação teórica e de práticas pedagógicas.

No curso, a criança é considerada como sujeito de direitos e com a possibilidade de desenvolvimento holístico. Para isso os campos da experimentação, da pesquisa e prática levam em consideração a visão lúdica ao mesmo tempo que colabora para uma formação que possibilita um trabalho efetivo para esses indivíduos tão ricos de novidades.

Especializar-se em educação infantil denota profissionais preocupados com o futuro da Educação. Se esse é o seu perfil, não perca tempo e venha estudar com a gente.

9.Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Ainda na linha da educação infantil, o curso disponibiliza conhecimento para a formação integral da criança. Como um ser completo em partes: emocional, física, mental, social e espiritual. O curso tem o intuito de equipar os profissionais para o processo de alfabetização, desde musicalização, literatura e tecnologia até neurociência. 

Conclusão

Por fim, vamos ressaltar alguns motivos para investir em uma pós:

  • aprimoramento profissional;
  • destaque e vantagem perante o mercado;
  • atualização e especialização na área; 
  • possibilidade de melhor salário.

E aí, qual pós chamou mais a sua atenção? Nos conte nos comentários. Bons estudos!

Deixe um comentário

Veja também