Blog do Unasp

Pós-graduação: conheça 9 cursos com foco em educação

Você cogita fazer uma pós-graduação na área da educação? Então, você não pode deixar de conferir nossa lista de cursos disponíveis. Saiba quais são, seus benefícios e avance no mercado. 

Foi-se o tempo em que possuir um diploma de graduação era o suficiente para conquistar aquele emprego e ter um bom salário. O mercado modificou e continua em avanço, daí uma das formas de acompanhá-lo é adquirindo mais conhecimento e especialização. Ou seja, possuindo uma pós-graduação.

A Catho Educação, em sua 54º edição da Pesquisa Salarial, afirma que uma especialização pode aumentar o salário em aproximadamente 53%. E isso se aplica a diversas áreas, inclusive a educação, que é hoje o nosso foco.  

O que é uma pós-graduação?

Basicamente, é uma formação acadêmica e profissional que pode ser feita por aqueles que já concluíram a graduação. Dentro deste universo existem dois tipos de pós-graduações: a Stricto e a lato sensu. A primeira tem como foco a formação de profissionais acadêmicos, portanto tem uma linha mais teórica. Ideal para professores e pesquisadores, que se desenvolvem através de mestrados acadêmicos e doutorados.

Por outro lado, o Lato sensu possuem a veia da prática profissional, de onde saem os MBA e especializações (que conhecemos popularmente como “pós”). 

Com isso em mente, vamos seguir para a nossa lista de pós-graduações com foco em Educação. 

1.Gestão em EAD e Tutoria Online

Sabemos que a procura por especializações está aumentando. No entanto, no momento de pensar em fazer ou não uma pós, muitos consideram o tempo que terão disponíveis dentro de sua rotina tão agitada. Assim, surge a opção que facilita o processo, o EAD. Além disso, o custo benefício de cursos EAD tem se mostrado bem agradável.

Por isso que este é um mercado em ascensão que deve ser levado em consideração no momento de escolher a sua pós. Em virtude dessa procura junto ao avanço tecnológico, o curso tem como foco  a formação e especialização de profissionais capacitados para planejar, executar, dirigir, tutorar, avaliar e dominar o ensino nessa modalidade.

2.Pós-graduação em Gestão Educacional

Um curso ideal para aqueles que são formados em pedagogia ou outras áreas na licenciatura. Este possui com foco no aprofundamento dos processos de educação através da qualificação prática em campos como direção, supervisão, coordenação e orientação pedagógica em escolas públicas e privadas. 

3. Pós-graduação em Docência Universitária

A educação é um setor que muda constantemente. Nesse sentindo, acompanhar as mudanças é extremamente importante para a formação de pessoas, principalmente no quesito profissional.

A docência universitária é um universo que se difere das demais linhas educativas, uma vez que aqui se trabalha com diversas idades e começa a produção do pensamento crítico. Portanto, este curso tem o objetivo de munir estes futuros professores com todas as ferramentas necessárias para preparar novos profissionais. 

4.Pós-graduação em Tecnologias Educacionais e Inovação

E falando em avanço tecnológico junto ao preparo dos professores para sala de aula, a pós em Tecnologias Educacionais e inovação vem para dar auxílio aos mesmos.

Trazendo uma nova perspectiva para as práticas pedagógicas em sala de aula, que incentivem a investigação, experimentação, colaboração e interação. Em suma, o curso ajuda no processo de se reinventar perante essas novidades de ensino. 

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

5. Mestrado Profissional em Educação

Para os que possuem interesse em se aprofundar na área, o mestrado em educação é o combinado de todas as temáticas citadas e muitas outras. Permitindo ao educador refletir de forma crítica sobre o cenário educacional brasileiro e meios de melhorias. Aprofundar igualmente os estudos em referenciais teóricos, relacionar questões sociais e inclusivas com a pedagogia e contribuir com o meio acadêmico e prático. 

6.Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica Diagnóstica e Institucional

O psicopedagogo é o profissional responsável por facilitar os desafios da aprendizagem humana através da compreensão. Esta que vai de indivíduo e realidade específica, detectando as dificuldades e propondo caminhos para o aluno. 

O curso habilita o profissional a trabalhar com crianças e adolescentes que possuam dificuldades no processo de aprendizagem baseados nos conhecimentos pedagógicos, psicológicos e psicopedagógicos adquiridos no mesmo. Capacitando igualmente de maneira clínica e institucional.

7.Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva: Deficiências Sensoriais, Auditiva e Visual

Ainda no campo da educação inclusiva, a pós-graduação em Educação Especial Inclusiva tem como foco as pessoas portadoras de deficiências auditivas e visuais. Propõe igualmente, desenvolver nos profissionais uma postura crítica frente à realidade histórica, política e social de ensino. 

Além do teórico, conduz o profissional a uma postura e métodos não apenas para trabalhar com a criança/adolescente, mas para instruir a família da mesma.

8.Pós-graduação em Educação, Ludicidade e Desenvolvimento Infantil

Esta pós tem como foco a educação infantil. A criança é vista como o sujeito principal cheio de direitos, com infinitas possibilidades de crescimento e repletos de novidades . Para isso os campos da experimentação, da pesquisa e prática. Logo, especializar-se em educação infantil mostra que o profissional está preocupado com o futuro da base da educação.  

9.Pós-graduação em Alfabetização e Letramento

Ainda na linha da educação infantil, o curso disponibiliza conhecimento para a formação integral da criança. Como um ser completo em partes: emocional, física, mental, social e espiritual. Tem o intuito de equipar os profissionais para o processo de alfabetização, desde musicalização, literatura e tecnologia até neurociência. 

Conclusão

Por fim, vamos ressaltar alguns motivos para investir em uma pós:

  • Aprimoramento profissional;
  • Destaque e vantagem perante o mercado;
  • Atualização e especialização na área; 
  • Possibilidade de melhor salário.

Esperamos que tenha se encontrado em alguma das pós citadas acima. Qual chamou mais a sua atenção? Nos conte nos comentários. Bons estudos!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!<br />
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!