Blog do UNASP

Entenda como funciona a pós em Nutrição Clínica e Hospitalar

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O profissional que atua com Nutrição Clínica e Hospitalar possui um papel fundamental na recuperação e melhoria do quadro clínico e na qualidade de vida dos pacientes. Entenda mais sobre a área e a sua especialização.

A Nutrição Clínica e Hospitalar é uma área em que nutricionista possui a responsabilidade de prescrever e supervisionar as dietas mais adequadas para cada paciente dentro do hospital. Ou seja, é um setor necessário, especialmente nos casos em que os pacientes estão sendo submetidos a um tratamento longo ou à internação. Em muitos destes casos a dieta e alimentos ingeridos possuem uma ligação direta com os tratamentos.

Portanto, esta é uma área que está interligada com a medicina e que possui o propósito de atuar em conjunto para a melhoria dos pacientes. Agindo como aliada aos medicamentos e tratamentos.

No entanto, para trabalhar no ramo é imprescindível que o profissional faça uma especialização. Afinal, a Nutrição Clínica e Hospitalar é muito complexa para ser estudada apenas durante a faculdade. Dessa forma, se você já trabalha com nutrição e possui interesse em atuar diretamente na área é preciso compreender como funciona uma pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar. 

Ah, vale ressaltar que os especialista na área são altamente solicitados pelo mercado de trabalho.

Nutrição Clínica e Hospitalar

A Nutrição Clínica e Hospitalar se dedica ao acompanhamento dos hábitos alimentares dos pacientes em clínicas e hospitais. Além disso, esse profissional trabalha juntamente com uma equipe multidisciplinar; elaborando os cardápios ideais para cada caso, portanto, são consideradas as recomendações de outros profissionais da área médica. 

Quando falamos sobre a dieta dentro de um hospital é comum que a mesma contenha algum tipo de restrição ou o incentivo ao consumo de determinado nutriente. Pois cada alimento ingerido possui uma função no tratamento; podendo auxiliar na melhoria ou não, do paciente. Dessa forma, cabe ao nutricionista adequar o cardápio e a quantidade de alimentos necessário para cada caso.

Além de cuidar para que a refeição supra as necessidades específicas de cada pessoa, o nutricionista ainda se depara com outro desafio: preservar o sabor, a fim de estimular o paciente assistido a seguir sua dieta corretamente.

Principais responsabilidades do nutricionista

A montagem do cardápio não é a única atividade desempenhada pelo nutricionista clínico hospitalar. Em seu dia a dia, ele também responde por funções como acompanhamento de resultados, exames, supervisão da cozinha, refeitório e muito mais.

Por isso que ao término da pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar o especialista também será responsável por implementar e fiscalizar a adoção de boas práticas no que diz respeito ao preparo, manuseio e conservação de alimentos. Sem esquecer, é claro, da consonância com as normas de higiene.

Onde trabalhar

Agora que você já entendeu melhor o que é Nutrição Clínica e Hospitalar, assim como o que esse profissional faz, chegou a hora de saber sobre as áreas de atuação. 

Além da atuação em clínicas e hospitais públicos ou privados, o profissional também é presença essencial em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Outras possibilidades de trabalho na área são: atendimento em seu próprio consultório, modelo home care, spas e clínicas de estéticas. 

Viu só como uma pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar pode dar um upgrade na sua carreira? Continue lendo esse texto e saiba mais sobre o curso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Sobre o Curso

O curso de pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar se justifica pela alta prevalência de desnutrição hospitalar. Isso quer dizer que cerca de 50% dos pacientes internados já apresentam comprometimento do estado nutricional. Nos países desenvolvidos a desnutrição hospitalar pode variar entre 20 e 30%. 

Além disso, o estado nutricional afeta diretamente os resultados da hospitalização, implicando no aumento do período de internação, incremento nos custos hospitalares e até mesmo no prognóstico do paciente.

Entretanto, a avaliação de risco, diagnóstico nutricional e o estabelecimento de um plano terapêutico com a utilização de protocolos bem definidos e atualizados, podem reverter este cenário negativo. 

Por isso que é necessária a formação de nutricionistas voltados para o atendimento nutricional hospitalar de indivíduos nos vários estágios de vida. Visando, assim, a manutenção e recuperação do estado nutricional dos pacientes.

Objetivos e conteúdo

Alguns dos objetivos da pós são habilitar e instrumentalizar nutricionistas para atuarem no cuidado nutricional ao paciente internado em hospitais e outras Instituições que se destinam à manutenção e recuperação da saúde nas diferentes faixas etárias.

Portanto, no decorrer da formação o estudante irá se deparar com algumas disciplinas como:

  • Genômica nutricional;
  • Interpretação de exames laboratoriais;
  • Padrão de dietas hospitalares;
  • Gastronomia hospitalar;
  • Triagem e avaliação nutricional;
  • Planejamento da terapia nutricional oral, enteral e parenteral;
  • Indicadores de qualidade em terapia nutricional;
  • Elaboração de protocolos em terapia nutricional, e mais.

Gostou do que leu até aqui? Então, saiba mais sobre o curso e o corpo docente do curso do Unasp clicando neste link.

A pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar é uma oportunidade e tanto para sua carreira. Pense nisso.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Veja também:

• Pós em Nutrição Clínica e Hospitalar

• Nutrição: veja o que você vai estudar durante a graduação

• Nutrição: quais são as principais áreas de atuação de um nutricionista?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também