Blog do Unasp

Pesquisa científica: a diferença entre exploratória, descritiva e explicativa

A pesquisa científica pode ser classificada em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. Se você ainda não sabe a diferença entre elas, descubra agora!

Você já deve saber a importância da pesquisa científica, certo?! Ela é um dos instrumentos mais completos para comunicar e disseminar novos conhecimentos e descobertas no universo acadêmico.

São muitos conteúdos publicados todos os anos e que devem ser valorizados. Afinal de contas, eles fomentam o saber e influenciam diretamente em mudanças sociais, econômicas, políticas e mais em uma infinidade de áreas.

No entanto, diferente dos países mais ricos que investem em pesquisas científicas, o Brasil apresenta um baixo nível de inovação e investimento. Por isso, esse fato se torna um obstáculo para o crescimento e produtividade da nação, sua economia e conhecimento científico.

Então, para mudar esse cenário, muitas universidades têm explorado cada vez mais o universo da pesquisa acadêmica, artigos e soluções inovadoras. Dessa forma, se você ainda não se deparou com a pesquisa científica na sua graduação, pode se preparar porque logo menos, essa hora chega.

Pensando nisso, separamos de forma objetiva, os conceitos e definições das três categorias existentes em que a pesquisa científica pode ser classificada: exploratória, descritiva e explicativa. Veja agora!

Exploratória

A pesquisa exploratória requer literalmente uma exploração sobre o assunto pesquisado. Ou seja, visto que ainda seja um tema pouco conhecido e explorado, faz a necessidade de criar uma base de hipótese junto a outras fontes pesquisadas neste processo.

Sendo assim, o pesquisador fará sondagens, visitas técnicas, levantamentos bibliográficos, citações e também outros exemplos que facilitem o entendimento do assunto. Além disso, entrevistas com pessoas que vivenciam ou criaram teorias sobre o assunto, podem ser feitas.

Portanto, de forma geral, a pesquisa exploratória pode seguir uma metodologia com pesquisas bibliográficas e estudos de caso; dependendo muito do objetivo e intuição do pesquisador, orientado pelo professor.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Descritiva

A pesquisa descritiva tem como característica principal, fazer uma análise minuciosa e descritiva do objeto de estudo. Ou seja, a finalidade dela é analisar os dados coletados sem que haja a interferência do pesquisador.

Sendo assim, a maioria das pesquisas descritivas são de temas já conhecidas. No entanto, a pesquisa é feita para recolher novas amostras, dados e detalhar os resultados para se conseguir uma visão mais estatística.

Então, se comparada à pesquisa exploratória, dá-se por ser um tema conhecido, estudado, porém estará proporcionando uma nova visão e aprofundamento do assunto.

Explicativa

Já a explicativa busca através da pesquisa, explicar a razão e o porquê dos fenômenos que baseiam a hipótese do estudo. Além disso, esse tipo de pesquisa é mais comum e direcionada para as ciências físicas e natural.

Por ter o objetivo de explicar, essa pesquisa utiliza métodos experimentais. Então, a pesquisa explicativa tem como objetivo explorar algo novo. Sendo assim, ela é realizada como uma tentativa de conectar as ideias, de modo a compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno.

Por fim, ao final do estudo e de conter a explicação necessária, parte-se para a prática, visando à interferência na própria realidade, envolvendo as ações e dando um caráter subjetivo à pesquisa.

 

E aí, agora deu para entender como as pesquisas científicas se dividem? Esperamos que vocês possam aproveitar esse universo e aprendam com ele cada dia mais.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!