Blog do UNASP

Pedagogia: veja o que você vai estudar durante a graduação

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você acha que Pedagogia pode ser a profissão dos seus sonhos? Antes de optar por ela descubra quais são as principais disciplinas, competências e áreas desenvolvidas ao longo do curso. E faça a sua escolha de forma assertiva. 

Uma das mais antigas profissões e responsável por formar bons cidadãos, você consegue imaginar de qual estamos falando? Se caso você palpitou por educação, pedagogia ou professor, você está correto!

O curso de Licenciatura em Pedagogia, visa preparar profissionais que contribuirão com a formação das futuras gerações. E, se você chegou até aqui é porque provavelmente a graduação de Pedagogia chama sua atenção, certo? Pois bem, nesse momento de escolha, quanto mais informações você tiver sobre o curso, melhor!

Esse momento da vida é muito importante, porque a escolha de uma faculdade ditará muito dos seus caminhos futuros. Então, com intuito de te ajudar, preparamos esse post para você conhecer mais sobre o curso de Pedagogia e tirar todas as suas dúvidas.

Uma dica importante: antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. 

Nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem, você encontrará informações sobre os objetivos do curso, competências e áreas a serem desenvolvidas. Além disso, elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais.

Nesse post falaremos especificamente sobre o curso de Pedagogia oferecido aqui no Unasp. Mas não se preocupe, de forma geral em qualquer faculdade, os cursos são bem parecidos.

Sobre o curso

Em Pedagogia você vai aprender a aplicar as metodologias adequadas às fases do desenvolvimento humano, construindo a aprendizagem e valores em todas as etapas da vida do estudante.

Esse curso forma o universitário para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Educacional. A prática profissional está associada à teoria desde o início do curso.

Objetivos do curso

Para a graduação em Pedagogia, aqui no Unasp, foram estabelecidos alguns objetivos.

O curso de Pedagogia tem por objetivo principal a formação de educadores críticos da realidade sociocultural e educacional.

Além disso, que possibilite ao futuro profissional atuar: na docência da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, modalidade normal. Na gestão educacional, em cursos de educação básica e profissional na área de serviços e apoio escolar. Além de outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e na pesquisa.

Objetivos específicos do curso

• Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento e às questões sociais que serão objeto da atividade docente.

• Adaptar esses conteúdos às atividades desenvolvidas pelos alunos, de acordo com o seu grau de desenvolvimento.

• Relacionar os conteúdos básicos relativos às áreas/disciplinas de conhecimento ensinados na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com os fatos, tendências, fenômenos e movimentos da atualidade e com os fatos significativos da vida pessoal, social e profissional dos alunos.

• Compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico, metódico e intencional construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões do mundo.

• Articular atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas e nos valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

• Conhecer globalmente a atuação prática enquanto gestor nos diferentes níveis de ensino e o conhecimento da escola como organização complexa que tenha a função de promover a educação para a cidadania.

• Promover a gestão participativa nos vários segmentos: desde a concepção, implementação e avaliação, organização e funcionamento de sistemas e de instituições de ensino.

• Desenvolver espírito investigativo, articulador e difusor dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

• Promover a iniciação científica, considerando a realidade sócio cultural, os processos de ensino/aprendizagem em diferentes meio ambientes, bem como as propostas curriculares, organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=t9FVTe2aiQA “][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do conteúdo?” subtitle=”Então, assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Não podemos afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer da graduação em outra instituição. Como já dissemos, as diretrizes do curso de Pedagogia variam de uma instituição para outra.

Aqui no Unasp, por exemplo, todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela. Fácil, né?

Mas, de maneira geral, os cursos de Pedagogia nas diferentes instituições, também possuem muitas características em comum.

A partir do instituído pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, foi organizado o perfil do egresso, suas Competências e Habilidades coerentes com os princípios filosóficos do UNASP. Para tanto, foram considerados dois aspectos de formação: o pessoal e o profissional.

As competências e habilidades da formação pessoal foram distribuídas em quatro dimensões: física, mental, social e espiritual. Já para a formação profissional são seis dimensões: ensino, gestão, iniciação científica, extensão, ética e cidadania, pensamento crítico.

Competências a serem desenvolvidas no curso

Formação Pessoal

• Dimensão física: Ter ciência do valor de manter a boa saúde e a qualidade de vida a partir de conhecimentos fisiológicos, exercícios físicos, boa alimentação e entre outras atitudes coerentes com as leis da saúde bíblico-cristã.

• Dimensão mental: Inferir, atribuir sentido, articular partes e todo, excluir, comparar, observar, identificar, tomar decisões, reconhecer, fazer correspondências, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, bem com aprender a aprender, pensando de forma crítica.

• Dimensão social: Participar de situação coletiva que envolva respeito mútuo, mantendo um esforço cooperativo, tais como: altruísmo, justiça social, compaixão, empatia e cortesia. Além disso, buscar os direitos humanos, a discrição, apoio mútuo, generosidade, prazer ao servir, hospitalidade, interesse pelo ser humano, prodigalidade, pontualidade, simpatia, tolerância, unidade e a realização individual dentro do grupo.

• Dimensão espiritual: Relacionar-se com Deus, reconhecê-lo como Criador e Redentor.

Formação Profissional

• Dimensão no ensino: Ensinar a partir da identificação e adequação de métodos e técnicas que promovam a aprendizagem, estabelecendo relações entre teoria e prática, que provenham de um conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania.

• Dimensão na gestão: Participar na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino

Dimensão na análise e pensamento crítico: Analisar de forma individual e coletiva situações complexas, práticas e problemas a partir da inferência e da articulação entre as partes e todo.

Conteúdos específicos

Você sabe quais são as disciplinas estudadas no curso de Pedagogia? Separamos aqui algumas delas para você saber o que vai encontrar pela frente.

• Leitura e Produção de Texto

• Formação Docente

• Gestão em Espaços Sociais Múltiplos

• Diretrizes Curriculares da Educação Infantil

• Arte e Educação

• Alfabetização e Letramento

• Linguagens e Códigos

• Oficinas Pedagógicas de Formação

Áreas de atuação

O profissional licenciado em Pedagogia está preparado par atuar em áreas como:

• Editoras de livros didáticos

• Escolas de idiomas

• ONGs

• Órgãos públicos ligados à educação

• Treinamento e coordenação em empresas privadas

B, A BÁ, Pedagogia!

Por fim, esperamos que tenha gostado das informações sobre a graduação em Pedagogia. Afinal de contas, você vai precisar delas na hora de decidir o que cursar.

Se acaso ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Ciências Biológicas: descubra as principais áreas de atuação do biólogo.

• Engenharia de Produção: descubra o que você vai estudar na graduação.

• Engenharia Civil: veja o que você vai aprender na graduação.

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também