Blog do Unasp

EAD: qual é o papel e importância do tutor nesse contexto?

Com os avanços da tecnologia a Educação a Distância (EaD) chegou para ficar. A princípio a modalidade não era vista com bons olhos, no entanto hoje ela caiu na graça do brasileiro. Que tal aproveitar essa oportunidade para conseguir um trabalho?

Em 2017 os estudantes de educação a distância (EaD) chegaram a quase 1,8 milhão, 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior. Isto é, um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância. Conforme o último Censo da Educação Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De fato esses dados evidenciam que o EaD chegou para ficar. Como resultado, novas oportunidades de trabalho surgem também. E esse é o caso do tutor online, mas já vamos falar mais sobre isso nas linhas abaixo. 

O EaD traz algumas peculiaridades como a possibilidade de estudar onde e quando quiser. De fato é um atrativo para quem não conta com muito tempo. Mas para isso também é importante força de vontade e foco, competências interessantes no mercado de trabalho. Além disso, outro diferencial é que no ensino a distância o aluno conta com o professor e a participação de um tutor.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Inegavelmente sempre foi necessária a presença de um profissional que seja referência para os estudantes. Primordialmente, no ensino presencial esse papel é do professor, ao mesmo tempo que passa as aulas, domina o conteúdo ele ainda interage no dia-a-dia com os alunos. Todavia, com o surgimento do EaD essas relações ficaram mais complexas, principalmente porque lá o professor é produtor do conteúdo, no entanto não tem interação direta com os alunos. Isto é onde entra o tutor EAD. 

O que é um tutor e qual seu papel?

Quando você pensa na relação professor e aluno na Educação a Distância, certamente sente falta de um contato mais próximo, isto é, humano. Em contrapartida o tutor media justamente esse contato, portanto ele transforma o conhecimento para que o aluno consiga ter uma compreensão completa sobre o assunto. Por exemplo, quando o aluno tem uma dúvida, ele entra em contato com o tutor e não com o professor. Além disso é ele quem motiva e engaja os alunos no ensino a distância.

Antes de mais nada, o professor de EaD é o responsável pela construção e pelo desenvolvimento do conteúdo. Já o tutor é o responsável por todas as outras responsabilidades que um professor teria em uma sala de aula tradicional. Certamente o tutor é um tipo de educador. Por isso ele deve estar preparado para adequar as propostas de cursos online, a fim de atender às demandas dos seus alunos.

O que se estuda para ser um tutor?

Antes de mais nada, para se tornar um tutor EAD com destaque no mercado, é fundamental que você tenha uma formação na área de tutoria. Por isso atualmente o Unasp possui um curso voltado para essa área. No Unasp o MBA em Gestão em EAD e Tutoria Online tem como conteúdo programático as seguintes disciplinas:

Estudos Aplicados e Práticas Pedagógicas

Tecnologias e Recursos Pedagógicos

Design Thinking na Educação

Filosofia e Ética Cristã

Formação de Tutores

Docência Online

Gerenciamento do Tempo e Produtividade

Gestão e Produção de Cursos Online

Direito para EAD

Gerenciamento de Projetos

Design Instrucional

Avaliação com Foco em EAD.

Se especializar na área não seria má ideia

Como dito anteriormente a Educação a Distância não para de crescer. De fato esta é uma área que ainda carece de profissionais especializados. Se especializar seria uma boa ideia. Portanto, se você tem interesse no setor, conheça a nossa pós.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!