Blog do UNASP

Como falar sobre objetivos de carreira em uma entrevista de emprego

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe como responder sobre os seus objetivos de carreira na hora da entrevista de emprego? Saiba o que falar quando o empregador pergunta aonde você quer chegar e o que você fará para que isso aconteça.

A maioria das pessoas temem passar por uma entrevista de emprego. Muitas ficam ansiosas e com medo de certas perguntas, como por exemplo, falar sobre os seus objetivos de carreira. No entanto, não há motivos para fugir do assunto, afinal, ele é muito importante para o seu crescimento como profissional. Uma entrevista serve justamente para o empregador entender o seu perfil e descobrir como ele se encaixa na empresa. Portanto, quanto mais claro e honesto você for sobre os seus objetivos, melhor.

No entanto, é preciso estar ciente que antes de chegar à fase de ter uma entrevista de emprego, seus objetivos profissionais precisam estar bem alinhados. Encare essa etapa, de estabelecer objetivos, como uma responsabilidade pessoal.

E lembre-se: elaborar um currículo ou apresentação com um objetivo profissional bem definido mostrará aos recrutadores que você já tem um plano de carreira traçado e que está focado em alcançá-lo. O que mostra a sua vontade de crescer. Qualquer empresa ficará com os olhos bem atentos para esse tipo de profissional. 

O que são os objetivos de carreira?

Os objetivos profissionais ou objetivos de carreira, são informações extremamente relevantes e necessário para seu currículo. Sendo assim, trata-se de um texto curto ou conceito onde o candidato fala sobre a área de atuação pretendida e suas expectativas para crescer, se desenvolver e aonde quer chegar.

Entretanto, não importa se você está tentando o seu primeiro emprego ou já possui anos de experiência no mercado. Ou seja, preencher seus objetivos de carreira é quase que obrigatório se você quer se destacar dos outros candidatos e garantir uma vaga que realmente seja de seu interesse.

Antes de começar a procurar a melhor frase para descrever seus objetivos de carreira, pare, pense um pouco e reflita nas suas vontades e sonhos. Seu objetivo profissional vai representar suas expectativas para o presente e futuro, portanto, analisar cada palavra com calma, vai fazer você ser assertivo e condizente com suas ambições.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Respondendo sobre os objetivos de carreira na entrevista

Quando o recrutador perguntar sobre os seus objetivos durante a entrevista, foque no seu objetivo profissional, mas também não se esqueça dos pessoais.

Entenda que nem sempre a pergunta virá de forma clara, nesse momento saiba distinguir a pergunta para responder da forma esperada. Isso quer dizer que a pergunta pode ser direta: “Quais são seus objetivos profissionais?”. Ou também, de forma indireta: ” Daqui há 3 anos, você se vê trabalhando com o que e em que posição?” 

O recrutador pode até fazer as duas perguntas só para ver se seus objetivos estão realmente definidos ou se você respondeu por responder. Então, distinguindo as diferentes formas de como a pergunta pode ser feita, fica mais fácil de respondê-la. No entanto, a resposta precisa ser a mesma, hein!

Ou seja, para mostrar que você está realmente certo da sua escolha e que a decisão de concorrer à vaga foi bem pensada: fale sobre o que você realmente quer no trabalho.

Por isso, na sua resposta, cabe dizer: “Daqui há três anos pretendo estar evoluindo profissionalmente, sendo promovido na área e com um emprego estável. Quero também concluir estudos de especialização e construir minha casa aqui nessa cidade”.

Esse tipo de resposta irá mostrar que você procura estabilidade e que irá se dedicar à empresa para que ela cresça. Como também que você deseja crescer junto com ela. Além disso, dizer que você quer construir e fazer a vida na cidade; passa segurança de que você não pensa em sair do país, por exemplo.

Mas atenção, cuidado para não exagerar! Isso quer dizer que o interesse do entrevistador é no seu objetivo de carreira, então, esse deve ser o seu foco. Dessa forma, características e metas pessoais devem aparecer sim, porém, como um complemento.

Dicas para mandar bem na resposta

Para cada empresa, um objetivo diferente

Seu objetivo deve estar de acordo com a descrição da vaga pretendida. Então, cada vez que você for enviar o seu currículo, faça uma revisão no seu objetivo. Além disso, mesmo que você esteja enviando seu currículo para vagas muito semelhantes, há sempre uma maneira diferente de especificar seu objetivo, ressaltando aspectos mais condizentes com cada empresa.

Para cada objetivo, um currículo diferente

É normal possuir objetivos profissionais diferentes. Portanto, se isso acontecer é melhor ter currículos diferentes. Não basta apenas alterar o campo do objetivo profissional, as demais informações de seu currículo devem estar relacionadas com área de interesse em questão. Para isso, você pode ressaltar as experiências mais relevantes. Como também atividades realizadas que tenham a ver com aquele objetivo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 15 perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego

• Linguagem corporal: veja como se portar em uma entrevista de emprego

• Aprenda técnicas para se sair bem em um entrevista via videoconferência.

• 8 dicas importantes para você se sair bem na entrevista de emprego.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também