Blog do Unasp

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: o que se estuda no curso?

Está de olho no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Descubra quais são as principais matérias, áreas e competências ensinadas no decorrer da graduação.

Ter o máximo de informações sobre um determinado curso é o ideal para você que vai ingressar na faculdade. Afinal de contas, essa será a sua futura profissão e nada mais justo do que entender como funciona a faculdade e quais são as principais matérias que você irá aprender. Logo, se você chegou até aqui é porque certamente a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas chamou sua atenção, não é mesmo?!

No entanto, por mais que esse curso tenha chamado sua atenção, para ter certeza da sua escolha você precisa se inteirar dos componentes que fazem parte do estudo na área. É muito normal primeiro imaginar-se já trabalhando na área e alcançando o sucesso profissional. No entato, antes disso vem muito esforço e alguns anos dedicação e foco nos estudos.

Conhecer a matriz curricular é uma ótima maneira de saber se é esse o caminho que você deseja percorrer.

E para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o que você estudará durante a faculdade. Ah, e proveitamos para adicionar algumas informações extras.

Só lembrando que essas informações são baseadas no curso oferecido pelo Unasp. Sendo assim, é provável que em outras instituições o foco ou algumas disciplinas sejam diferentes

Sobre a carreira

Em Análise e Desenvolvimento de Sistemas o profissional será responsável por analisar, criar, desenvolver e implementar sistemas de informação em diferentes áreas. Estamos falando de programas de computadores, softwares e sistemas inteligentes que integram, melhoram e organizam as informações.

Sendo assim, devido ao avanço tecnológico, esse profissional terá muitas oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, o curso é dinâmico, rápido e prático, preparando o estudante para atuar principalmente em empresas nas áreas ligadas à tecnologia e informática. Ideal para quem deseja ter uma formação em menos tempo.

Sobre o curso

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas visa formar profissionais com sólida base tecnológica. Assim, serão capazes de desempenhar atividades que envolvam a identificação de problemas, propor soluções inéditas ou melhoradas e a operacionalização das soluções definidas. Com base em uma interação contínua com o ambiente social e com a evolução tecnológica da área.

Vale ressaltar que durante o curso serão realizadas atividades que unem a teoria à prática. Você vai aprender muito mais colocando a mão na massa! Por isso, é muito importante checar se a faculdade que você vai escolher disponibiliza laboratórios para que você possas desenvolver as suas habilidades. Aqui no Unasp, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui laboratórios altamente equipados para que o aluno se prepare ainda mais.

Respeitar a ética nas relações com colegas, com os dirigentes e com o público em geral na realização das atividades que lhe forem conferidas.

Esse é um dos objetivos propostos pelo curso. Os objetivos são traçados no intuito de guiar as aulas, desenvolver bons profissionais e estimular trocas de conhecimentos e experiência.

Se caso você queira assistir ao vídeo mais tarde, para não atrapalhar a sua leitura, você pode clicar aqui e o vídeo irá carregar em outra página 😉 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

Como dissemos anteriormente, esse post está relacionado exclusivamente ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unasp. Por isso, as competências e habilidades aqui listadas foram elaboradas com base naquilo que é ensinado em salada de aula. Além, do que é observado na prática e esperado do aluno e profissional.

Além disso, é bom que você saiba que todos os cursos oferecidos pelo Unasp possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para baixar, basta ir até a página de cursos, escolher o curso desejado e o campus de sua escolha e depois clicar em Programa do Curso no lado direito da sua tela. Pronto!

Quer saber mais? Clique aqui e baixe o programa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quais são elas?

Para alcançar o perfil desejado, o profissional analista e desenvolvedor de sistemas precisa aprimorar as seguintes competências:

• Enfrentar desafios com flexibilidade e atitude empreendedora, analisando novas tecnologias, identificando novas oportunidades, buscando inovações e propondo soluções;

• Conhecer e compreender as organizações e suas atividades bem como os seus problemas -administrativos e econômicos;

• Dominar os fundamentos teóricos da computação a fim de adaptar-se facilmente às novas tecnologias;

• Buscar constante aprimoramento profissional e pessoal por meio da educação continuada, buscando novas formas de aprender. Afinal, um profissional da área de tecnologia precisa estar constantemente atualizado;

• Desenvolver trabalhos em equipe utilizando-se de princípios éticos e de cidadania, de relacionamento interpessoal, de raciocínio lógico e criatividade;

• Possuir os fundamentos teóricos da computação a fim de possibilitá-lo facilmente adaptar-se às novas tecnologias;

• Ser um agente transformador e influenciar o mercado regional onde atua, agregando novas tecnologias com uma visão humanística crítica do resultado destas transformações;

Conteúdos específicos

É muito importante saber o que você vai estudar. Assim, é possível ter uma ideia dos temas, assuntos e informações que fazem parte do curso. No curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas você encontrará as seguintes disciplinas:

• Arquitetura e Organização de Computadores;

• Lógica Computacional;

• Sistemas Operacionais;

• Algoritmos e Programação;

• Engenharia de Requisitos;

• Estrutura de Dados;

• Programação para Web;

• Segurança da Informação;

• Desenvolvimento para Dispositivos Móveis;

• Inovação Tecnológica e Empreendedorismo.

Essas são apenas algumas das disciplinas que são estudadas durante o curso. Existem diversas outras matérias que constituem a grade desse curso.

Lembrando que usamos a base da matriz curricular do curso oferecido aqui no Unasp. O que significa que pode haver uma variação de temas e matérias de uma instituição para a outra.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

A maioria das pessoas gostam de entender primeiro qual será a função realizada e em que áreas poderá atuar, antes de escolher o curso definitivamente. Você também é assim? Então, para dar uma ajudinha nós listamos as atividades que o profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estará apto a atuar após a formatura. São elas:

• Programação: que inclui o desenvolvimento de programas utilizando linguagens de programação de diferentes paradigmas e características. Tais como, linguagens orientadas a objetos, funcionais, procedimentais, concorrentes, lógicas, para execução em ambiente Internet, etc.

• Desenvolvimento de Sistemas de Software: análise e criação de projeto de sistemas pertencentes a diferentes classes. Assim como: software básico, ferramentas, sistemas de automação comercial, sistemas de tempo real, etc. Logo, o desenvolvimento de sistemas novos como a reengenharia e manutenção de sistemas existentes poderão ser abordados.

• Desenvolvimento de Sistemas de Informação: que inclui a análise e projeto de sistemas e aplicativos para apoiar a realização de tarefas pertencentes às diferentes áreas de aplicação.

• Projeto de Redes: o profissional irá trabalhar com a especificação, projeto, implementação e análise de desempenho de redes de computadores.

• Gerenciamento de Informática: planejamento, implantação, controle e acompanhamento de projetos variados.

Sua vez!

Depois de ter apresentado um pouco mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, acreditamos que você já conseguiu entender qual é a pegada do curso. Ah, mas se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!