Blog do UNASP

O que é como funciona a área de gestão penitenciária?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Pouco conhecida, a área de gestão penitenciária tem crescido nos últimos anos e é extremamente necessária para melhorias e avanços no que diz respeito à segurança pública.

De certo você já deve ter ouvido falar que o sistema prisional brasileiro vive numa situação crítica há anos, não é mesmo? Além disso, você sabia o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo?

Ou seja, é preciso atenção redobrada e todo cuidado possível para uma boa gestão e controle dessas prisões. Afinal, são milhares de homens e mulheres, de diferentes idades, que atualmente compõe o cenário de presos nas cadeias do país. Gerenciar tudo requer preparo e estudo. 

É nesse cenário que alguns profissionais do setor público atuam, diretamente na gestão de presídios e encarando desafios diários. Alguns deles são: crise do sistema, greves, reincidência criminal, tipos de prisão e educação nas prisões.

Vamos falar mais sobre o assunto?

Gestão Penitenciária

A gestão penitenciária compreende a forma como os profissionais responsáveis pela prisão irão administrar e gerir o sistema, funções e processos. No entanto, a gestão só funciona quando os responsáveis entendem, compreendem e sabem o que fazer em cada situação.

Portanto, é necessário ter profissionais especializados e ligados às áreas de organizações públicas e administrativas de penitenciária. Que consequentemente, com os conhecimentos certos, serão capazes de promover a conscientização, avaliação e solução dos problemas do sistema prisional brasileiro.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária

O colapso que há anos se instalou no sistema penitenciário brasileiro mostra que há uma necessidade urgente de mudanças na forma de gestão. Esse universo penitenciário precisa de amparo não tem como opor-se ao fato que o Brasil já ultrapassou a casa dos 720 mil presos

Também é perceptível a ineficácia dos valores investidos na política pública de ressocialização, que se mostra ineficaz.

Portanto, pensando no atual cenário, o curso do Unasp em Política Criminal e Gestão Penitenciária se propõe a estudar as diversas dinâmicas existentes do sistema penitenciário brasileiro. Além disso, capacita os diversos profissionais e interessados em trabalhar nas mudanças de perspectivas de gestão em temas da área. Ou seja, temas que vão desde a gestão compartilhada até a própria intenção das parcerias público privadas destinadas à reforma do aparelho estatal prisional e de sua própria administração penal.

O MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária, tem por objetivo:

Proporcionar ao profissional que já está inserido na gestão prisional, bem como, aos demais interessados, o domínio dos instrumentos necessários para atuação imediata no planejamento da política criminal.

Além disso, desenvolver a aptidão para atuar na gestão penal, por meio do desenvolvimento do raciocínio crítico, analítico e lógico. Permitindo assim, eficientemente, exercer atividades correlatas nas esferas federais, estaduais, municipais e em parceria com a iniciativa privada.

Durante o curso o aluno irá se deparar com o estudo de diversas áreas com conteúdos teóricos e práticos relacionados à:

  • Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária;
  • Criminologia;
  • Administração Pública Gerencial;
  • Reintegração Social;
  • Criminalística e Investigação Criminal;
  • Gerenciamento de Crise;
  • Toxicologia;
  • Hotelaria – Gestão Estratégica e Organizacional Prisional;
  • Licitação e Compras Públicas;
  • Relações Humanas e Saúde no Trabalho;
  • Inteligência Penitenciária;
  • Sistemas Comparados e Arquitetura Prisional;
  • Gestão de Projetos no Setor Público;
  • Direitos Humanos e Ética;
  • Defesa Pessoal e Métodos de Contenção, dentre outras.

Dessa forma o MBA em Política Criminal e Gestão Penitenciária visa dar uma base concreta e eficaz para atuação na área, além de ser um tremendo diferencial na carreira.

O que achou do curso? Saiba mais sobre ele e venha para o Unasp!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também