Blog do Unasp

O que é gerenciar uma equipe de acordo com as competências?

Gerenciar não é uma tarefa simples, ainda mais quando se trata de uma equipe com diferentes atribuições. Descubra o que é gerenciar uma equipe de acordo com as competências de cada pessoa.

Você já deve saber que equipes motivadas entregam os melhores resultados, pois elas se comprometem verdadeiramente com o que deve ser feito no trabalho. No entanto, as pessoas são diferentes em suas competências e isso interfere na maneira de gerenciar cada uma delas. 

Realizar uma boa gestão de equipes é um dos grandes desafios das empresas atualmente, no Brasil e no mundo. Além disso, é importante saber que essa responsabilidade não está ligada apenas ao setor de recursos humanos de uma empresa. Ou seja, também são os líderes, gerentes e gestores de cada setor que precisam saber como organizar o time. Transmitindo o que desejam da forma correta, para assim atingir o desenvolvimento necessário e galgar o caminho do sucesso.

Competências, o que são?

As competências estão associadas às capacidades, conhecimentos e habilidades profissionais. Além disso, as empresas procuram profissionais bem preparados para lidar com as exigências do mercado de trabalho.

Ou seja, competência é saber utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. É todo o repertório acadêmico e profissional e transformando em soluções criativas à medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.

Podemos dizer que as competências englobam habilidades, atitudes, ações e adaptações no contexto inserido. Portanto, existem algumas competências que são mais valorizadas pelo mercado e são responsáveis pelo destaque de alguns profissionais.

Veja quais são algumas das competências mais comuns em uma equipe.

Liderança

Diferente do que algumas pessoas acreditam, a liderança não é uma habilidade exclusiva dos gestores. Ou seja, todo e qualquer tipo de indivíduo pode e deve desenvolver a sua liderança, para ter destaque no mercado de trabalho. 

Sendo assim, muitas equipes possuem pessoas com competência de liderança, além do gestor. Liderança é a capacidade de assumir riscos, responsabilizar-se por atitudes, comportamentos e tomar decisões coerentes.

Criatividade

Nem todo criativo está ligado a área de artes. Em todos os setores e profissões é possível encontrar pessoas criativas, inclusive no meio empresarial. Esta é considerada uma característica e uma competência de grande valor no mercado.

Isso porque a criatividade é responsável por bons insights e ideias inovadoras. Sendo assim, com criatividade, o profissional pensa fora da caixa, criando soluções inovadoras para lidar com os problemas do dia a dia e atender às necessidades da empresa.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Comunicação 

Possuir uma comunicação eficaz é essencial no mercado de trabalho. Ela é capaz de transformar e mudar a atitude das pessoas, sendo considerada uma das mais valiosas competências do profissional.

Além disso, as empresas sempre procuram profissionais que saibam expressar suas ideias com assertividade, de forma objetiva e transparente. Dessa forma, é comum que em uma equipe exista pessoas com esta competência. 

O que é gerenciar uma equipe pelas competências?

Gerir uma equipe onde todos possuem competências e atribuições parecidas parece fácil, mas não é. As competências citadas acima são algumas das mais valorizadas e presentes no mercado, mas como aproveitá-las?

Sabemos que todas elas contribuem para que a equipe e a empresa alcancem suas metas e objetivos em um curto espaço de tempo. E para para isso acontecer, o gestor precisa gerir o time de forma assertiva.

Isso quer dizer que é preciso conhecer a equipe, traçar objetivos claros e definir as funções de cada um. Dessa forma, todos podem contribuir para o bem maior.

MBA em Gestão de Pessoas por Competências

O curso de MBA em Gestão de Pessoas por Competências pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional interessados na área de gestão de pessoas, capacitando-os para as suas atividades.

Por isso, a missão deste curso é contribuir para a eficácia dos gestores de pessoas e assim promover o crescimento integral das organizações, envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Os principais objetivos do MBA em Gestão de Pessoas por Competências são:

  • Formar gestores de pessoas com capacidade para gerir pessoas sob a visão da gestão por competências e atuar como agentes de mudanças nas organizações;
  • Habilitar o gestor de pessoas por competências a conduzir sua área de maneira alinhada à estratégia do negócio;
  • Preparar o participante para ser capaz de estruturar seus conhecimentos, e desenvolver a habilidade de análise e reflexão crítica das diferentes áreas funcionais da organização, e sua interligação com a gestão de pessoas

Além disso, durante o curso o estudante vai se deparar com conteúdos programáticos, como:

  • Estudos Aplicados e Práticas Profissionais;
  • Liderança e Alcance de Resultados;
  • Fundamentos da Administração;
  • Gestão Estratégica de Pessoas por Competências;
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas por Competências;
  • Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração por Competências;
  • Aprendizagem e Educação Corporativa;
  • Legislação Trabalhista, Relações de Trabalho e Sindicais, dentre outros.

Dessa forma o MBA em Gestão de Pessoas por Competências torna-se uma boa opção de alavancar a sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!