Blog do UNASP

O que é gerenciar uma equipe de acordo com as competências?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Gerenciar não é uma tarefa simples, ainda mais quando se trata de uma equipe com diferentes atribuições. Descubra o que é gerenciar uma equipe de acordo com as competências de cada pessoa.

Você já deve saber que equipes motivadas entregam os melhores resultados, pois elas se comprometem verdadeiramente com o que deve ser feito no trabalho. No entanto, as pessoas são diferentes em suas competências e isso interfere na maneira de gerenciar cada uma delas. 

Realizar uma boa gestão de equipes é um dos grandes desafios das empresas atualmente, no Brasil e no mundo. Além disso, é importante saber que essa responsabilidade não está ligada apenas ao setor de recursos humanos de uma empresa. Ou seja, também são os líderes, gerentes e gestores de cada setor que precisam saber como organizar o time. Transmitindo o que desejam da forma correta, para assim atingir o desenvolvimento necessário e galgar o caminho do sucesso.

Competências, o que são?

As competências estão associadas às capacidades, conhecimentos e habilidades profissionais. Além disso, as empresas procuram profissionais bem preparados para lidar com as exigências do mercado de trabalho.

Ou seja, competência é saber utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. É todo o repertório acadêmico e profissional e transformando em soluções criativas à medida em que aumenta a diversidade de situações vivenciadas.

Podemos dizer que as competências englobam habilidades, atitudes, ações e adaptações no contexto inserido. Portanto, existem algumas competências que são mais valorizadas pelo mercado e são responsáveis pelo destaque de alguns profissionais.

Veja quais são algumas das competências mais comuns em uma equipe.

Liderança

Diferente do que algumas pessoas acreditam, a liderança não é uma habilidade exclusiva dos gestores. Ou seja, todo e qualquer tipo de indivíduo pode e deve desenvolver a sua liderança, para ter destaque no mercado de trabalho. 

Sendo assim, muitas equipes possuem pessoas com competência de liderança, além do gestor. Liderança é a capacidade de assumir riscos, responsabilizar-se por atitudes, comportamentos e tomar decisões coerentes.

Criatividade

Nem todo criativo está ligado a área de artes. Em todos os setores e profissões é possível encontrar pessoas criativas, inclusive no meio empresarial. Esta é considerada uma característica e uma competência de grande valor no mercado.

Isso porque a criatividade é responsável por bons insights e ideias inovadoras. Sendo assim, com criatividade, o profissional pensa fora da caixa, criando soluções inovadoras para lidar com os problemas do dia a dia e atender às necessidades da empresa.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Comunicação 

Possuir uma comunicação eficaz é essencial no mercado de trabalho. Ela é capaz de transformar e mudar a atitude das pessoas, sendo considerada uma das mais valiosas competências do profissional.

Além disso, as empresas sempre procuram profissionais que saibam expressar suas ideias com assertividade, de forma objetiva e transparente. Dessa forma, é comum que em uma equipe exista pessoas com esta competência. 

O que é gerenciar uma equipe pelas competências?

Gerir uma equipe onde todos possuem competências e atribuições parecidas parece fácil, mas não é. As competências citadas acima são algumas das mais valorizadas e presentes no mercado, mas como aproveitá-las?

Sabemos que todas elas contribuem para que a equipe e a empresa alcancem suas metas e objetivos em um curto espaço de tempo. E para para isso acontecer, o gestor precisa gerir o time de forma assertiva.

Isso quer dizer que é preciso conhecer a equipe, traçar objetivos claros e definir as funções de cada um. Dessa forma, todos podem contribuir para o bem maior.

MBA em Gestão de Pessoas por Competências

O curso de MBA em Gestão de Pessoas por Competências pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional interessados na área de gestão de pessoas, capacitando-os para as suas atividades.

Por isso, a missão deste curso é contribuir para a eficácia dos gestores de pessoas e assim promover o crescimento integral das organizações, envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Os principais objetivos do MBA em Gestão de Pessoas por Competências são:

  • Formar gestores de pessoas com capacidade para gerir pessoas sob a visão da gestão por competências e atuar como agentes de mudanças nas organizações;
  • Habilitar o gestor de pessoas por competências a conduzir sua área de maneira alinhada à estratégia do negócio;
  • Preparar o participante para ser capaz de estruturar seus conhecimentos, e desenvolver a habilidade de análise e reflexão crítica das diferentes áreas funcionais da organização, e sua interligação com a gestão de pessoas

Além disso, durante o curso o estudante vai se deparar com conteúdos programáticos, como:

  • Estudos Aplicados e Práticas Profissionais;
  • Liderança e Alcance de Resultados;
  • Fundamentos da Administração;
  • Gestão Estratégica de Pessoas por Competências;
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas por Competências;
  • Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração por Competências;
  • Aprendizagem e Educação Corporativa;
  • Legislação Trabalhista, Relações de Trabalho e Sindicais, dentre outros.

Dessa forma o MBA em Gestão de Pessoas por Competências torna-se uma boa opção de alavancar a sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como a pós-graduação pode reposicionar você no mercado de trabalho

• Queimaduras: conheça essa área da Pós em Enfermagem e Dermatologia

• Como funciona a área de Treinamento Físico Personalizado?

• 3 motivos para fazer uma Pós-graduação em Saúde Pública[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também