Blog do Unasp

Novo curso de PP do campus Hortolândia está a todo vapor!!

5X2A4947_capa

O curso de Publicidade e Propaganda (PP) é a mais recente graduação do Unasp, campus Hortolândia. Criado, a partir da referência do campus Engenheiro Coelho – onde o curso existe há 15 anos – a turma conta com 37 alunos.

Embora recente, a graduação começou a todo vapor. Desde o primeiro semestre, o estudante tem a sua disposição uma agência-escola, o que seria obrigatório apenas a partir do terceiro ano. Isso permite que ele tenha contato com a prática profissional logo nos primeiros meses da faculdade. Ainda há o estúdio de fotografia e o estúdio de áudio, nos quais os alunos também poderão ter acesso.

Um dos diferenciais é que as aulas são ministradas em um ambiente adaptado ao trabalho criativo em grupo, que recebeu o nome de Núcleo de Atividade Aplicada. O coordenador, Luís Henrique dos Santos, acrescenta que uma das propostas de destaque é que, todos os meses, haverá uma semana dedicada para alguma atividade prática, como por exemplo, visitas a agências renomadas, festivais e exposições de publicidade. Além de oficinas de fotografia, comunicação digital e criação publicitária.

O curso ainda pretende ampliar sua estrutura ao longo do tempo. Segundo Santos, os desafios estão em implementar o estúdio de produção de vídeo e o laboratório de Mac’s. Ele também adianta que a estruturação do programa de estágios irá envolver uma rede de agência de propaganda e empresas de grande porte na região metropolitana de Campinas (RMC).

O aspecto geográfico também é um ponto forte. O fato do Unasp-HT estar localizado na RMC, favorece o estudante não só pelos estágios, mas também em sua carreira pós faculdade. O PIB da região é um dos que mais crescem no Brasil. São mais de 3 milhões de habitantes. Além disso, atrai indústrias de diversos segmentos, o que aumenta a demanda por profissionais na área de comunicação. “O publicitário formado pode assumir funções em inúmeros negócios satélites dessas empresas, como as próprias agências, produtoras de vídeo e de internet, editoras, redes de TV e rádio, entre outras. Estar envolvido com comunicação profissional nesse momento e nessa região, é estar no momento certo, no lugar certo”, afirma o coordenador.

A gaúcha Daiele Kattwinkel, 19, chegou empolgada no Unasp-HT para cursar Publicidade e Propaganda. “Sempre quis fazer essa faculdade e o fato do meu pai já ter estudado aqui me motivou bastante a escolher este campus. Estou contente também porque os professores são bons e nos dão apoio”, declara a estudante.

Para Sara Lopes, 19, a história foi um pouco diferente. Ela cursava Sistemas de Informação e resolveu trocar para PP. Segundo a estudante, o contato com o departamento de Comunicação Corporativa, da própria instituição, fez com que ela descobrisse sua verdadeira vocação. “Comecei a me interessar pela área de comunicação e percebi que era disso que gostava. Quando soube que o campus iria oferecer este curso, avaliei a proposta de ensino e resolvi mudar de profissão”, conta Sara.

O Núcleo de Comunicação Corporativa também é um dos departamentos de apoio para a nova graduação. A diretora do setor, Dianny Aguilar – que também é coordenadora adjunta do curso – explica que é uma oportunidade a mais para o aluno. Ela diz que, quando o estudante se envolve de maneira prática com a profissão ao longo da faculdade, ele sai mais preparado para o mercado de trabalho.

Outro ponto importante a ser avaliado em um curso é o corpo docente. No Unasp-HT isso é algo positivo. De acordo com o coordenador, os professores possuem titulação e experiência na área. E, além disso, contam com o compartilhamento dos docentes do campus Engenheiro Coelho, que atuam há alguns anos nessa área acadêmica.
Escrito por Suzaeny Lima

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.