Blog do Unasp

O novo acordo ortográfico já entrou em vigor no Brasil. Fique de olho!

Depois de um período de seis anos de transição, o acordo ortográfico assinado por países de língua portuguesa entrou oficialmente, em 2016, em vigor no Brasil.

Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa com a intenção de padronizar as regras ortográficas, e facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países de língua portuguesa ampliando, assim, a divulgação do idioma e literatura. O acordo era para ter entrado em vigor em 2013 no Brasil, mas após algumas polêmicas e críticas ficou firmado que entraria em vigor somente no dia 1º de Janeiro de 2016.

Ao todo, menos de 1% das palavras no Brasil vão mudar, mas as regras são muitas! Algumas palavras perderam o acento, outras se separaram ou se uniram. O alfabeto também ficou maior, agora além do K, temos o Y e o W. Portanto é importante ficar atento, pois já está sendo cobrado o novo acordo em documentos oficiais, provas, textos acadêmicos, livros, etc. 

É importante destacar que o acordo é meramente ortográfico, isso significa que se restringe à língua escrita, e que não irá afetar os aspectos da língua falada e muito menos os aspecto regionais de cada país que assinou o acordo.

E se você está em dúvida em relação as mudanças que ocorreram acesse o sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. Agora é estudar e ficar de olho nas mudanças.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.