Blog do UNASP

Novembro Azul: a importância de cuidar da saúde masculina.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens a partir dos 45 anos. É por isso que existe a campanha Novembro Azul. Com a finalidade de falar sobre a doença, a prevenção e o tratamento. E aí, vamos conversar?

Provavelmente você já deve ter reparado que no mês de novembro, geralmente nas capitais, os departamentos como repartições públicas, hotéis, grandes prédios e monumentos ficam iluminados de azul no período da noite. Também é comum ver cartazes, panfletos e publicações nas redes sociais levantando a bandeira da campanha contra o câncer de próstata.

Novembro é um mês reservado para o diálogo, para chamar a atenção da pessoas e mobilizar a sociedade em torno de um problema, que na maioria das vezes é ignorado. Esse é o principal objetivo da campanha Novembro Azul. Que visa alertar sobre a necessidade dos homens também cuidarem da sua saúde, especialmente, realizando exames de prevenção e diagnóstico de câncer de próstata, que sempre foi um tabu.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tipo de câncer comum entre os homens, especialmente após os 45 anos de idade. Essa é uma doença silenciosa e a segunda mais comum entre os brasileiros. As causas ainda estão sendo estudadas e os sintomas podem variar. No entanto, alguns sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, podem se manifestar e indicar que algo está errado.

O tratamento pode ser feito com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. Mas, independente do tratamento, o importante é realizar o diagnóstico precoce da doença, porque assim, as chances de cura são maiores, de acordo com o blog Tua Saúde.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Sintomas

Por ser um tipo de câncer silencioso e que pode demorar para se manifestar, os sintomas geralmente são sentidos e observados quando a doença já está numa fase mais avançada. São eles:

• Dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas;

• Dor ou ardor ao urinar;

• Vontade frequente de urinar, acordando de noite para urinar;

• Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;

• Urina escura devido à presença de sangue;

• Dor ao ejacular e sêmen escurecido.

Causas e prevenção

Ainda se estuda o que pode causar o câncer de próstata, pois na verdade não existe uma causa específica para o desenvolvimento da doença. Porém alguns fatores podem aumentar o risco:

• Consumo de alimentos ricos em gorduras;

• Disfunção hormonal;

• Uso de fertilizantes;

• Ambiente poluído.

Ou seja, essas são algumas causas suspeitas apontadas por estudos com intuito de descobrir o que pode causar este tipo de câncer. Seja como for, a melhor maneira de tratar a doença ainda é a prevenção.

Para prevenir, a princípio deve-se evitar as causas que acabamos de listar. Então se você é homem e passou dos 45 anos, procure um médico Urologista pelo menos uma vez ao ano para realizar exames de rotina e prevenção da doença, combinado?

Tratamento

Em boa parte dos casos o câncer de próstata tem cura, mas é preciso realizar o acompanhamento e tratamento correto. Clínicas e médicos particulares realizam procedimentos e tratamentos, mas você também pode optar pelo tratamento gratuito em hospitais como o INCA.

Esses são os procedimentos de tratamento:

• Cirurgia: é feita a remoção da próstata e em alguns casos das ínguas da virilha;

• Radioterapia: geralmente ela é usada quando o tumor ainda não atingiu outros órgãos ou atingiu apenas os órgãos mais próximos;

• Quimioterapia: o tratamento é feito com a remédios na veia ou através de comprimidos.

É importante saber que essa é um doença que mata, e se não for diagnosticada e tratada acaba se espalhando para outros órgãos e pode ser fatal. Não deixe de procurar um especialista.

Sobre a campanha Novembro Azul

Iniciado em 2003 na Austrália por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o movimento também se espalhou pelo mundo afora chegando ao Brasil. Dessa forma, com a iniciativa do Instituto Lado a Lado, a campanha insiste em quebrar o preconceito que a maioria dos homens possui em relação ao exame.

Por isso que nessa época do ano, mais que nos outros meses, a comunidade junto aos hospitais, igrejas, instituições de ensino e organizações civis, se unem realizando diferentes ações que estimulam os homens a cuidarem da saúde.

Atividades como panfletagem, rodas de conversas, debates, vídeos, depoimentos e trocas de experiências são um dos muitos meios utilizados para alcançar esse público, no intuito de esclarecer dúvidas, demonstrar apoio e promover mais qualidade de vida para todos.

Que tal você também participar? E não importa se você é mulher ou homem fora da faixa de risco, é provável que você conheça algum homem acima de 45 anos (pai, parentes e amigos) que precisam seu apoio. Converse com eles sobre a campanha. Marque-os em alguma publicação nas redes sociais ou mande esse post para eles darem uma lida sobre o tema.

O Unasp apoia o Novembro Azul, e você?

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Setembro Amarelo: precisamos falar sobre a prevenção ao suicídio.

• Outubro Rosa: vamos conversar sobre a prevenção do câncer de mama?

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também