Blog do UNASP

10 ideias para tornar o natal desse ano mais solidário

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Vamos fazer juntos um Natal mais solidário? Veja nesse post algumas sugestões para espalhar amor e bons sentimentos para quem mais precisa.

Falta menos de um mês para o Natal. E o espírito do final de ano já começa a tomar conta das pessoas, comércio e cidades ao redor do mundo. Que delícia! Particularmente essa é uma das minhas épocas favoritas do ano! Gosto das músicas, cores, sabores e de ver a vontade de muitas pessoas de tornar as festas de final de ano em um momento de amor e paz. Você já parou para pensar nisso? Em como esse período ganha muito mais importância quando olhamos para o nosso próximo? Quando tornamos o Natal em solidário, quando decidimos doar um pouco de nós para a pessoa ao nosso lado?

Como cristã o Natal para mim não se resume apenas em panetone, presentes e confraternizações. Para mim essa época serve como recordação do nascimento de Jesus. De como ele veio até o mundo para se doar por nós. Tudo isso por amor. E lá no final das contas o que Ele mais deseja é que o amor perdure entre os seus filhos. Por isso mesmo que eu acredito que a melhor maneira de comemorar o de Natal é através de ações de amor, de carinho e ajuda ao próximo.

Não importa a sua crença

Bem sei que nem todas as pessoas possuem a mesma crença que a minha. E isso não tem problema algum! Há pessoas que não comemoram o Natal, que não acreditam na vinda do Messias e que possuem outras filosofias de vida. Sinceramente, meu caro leitor, isso não nos torna inimigos ou distantes um do outro.

Você não precisa acreditar no que eu acredito, o amor é uma língua universal, um ideal que todas as religiões e pessoas devem buscar. Então, ajudar o próximo não é algo exclusivo de cristãos. E mesmo que você não acredite ou comemore o Natal, ainda assim dá para tornar esse período do ano mais solidário. Quer ver como?

Para te ajudar a tornar o mês de dezembro, em um mês ainda mais especial, separamos algumas sugestões e ideias que são puro “amorzinho.”  São ideias de ações muito simples que vão tornar o seu Natal e de outras pessoas em uma comemoração realmente relevante. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

1. Faça um bazar solidário para arrecadar fundos

Que tal reunir os amigos para fazer um bazar solidário? Cada um doa algum artigo (ainda em bom estado) e juntos vocês podem fazer um bazar na escola, faculdade, bairro, etc. Vocês vendem os produtos e com o dinheiro das vendas vocês podem investir em um projeto social. Ou também podem comprar cestas básicas e brinquedos para distribuir em comunidades carentes.

2. Visite um asilo

A maioria das cidades, grandes ou pequenas, possuem uma casa de repouso para idosos. E apesar dos cuidados por parte dos funcionários, muitos deles sentem falta da família e sentem-se solitários. Que tal, então, adotar um vovó ou uma vovô nesse final de ano? Ser solidário não significa apenas doar dinheiro ou bens materiais, mas também dedicar um tempo da sua vida para outra pessoa.

Busque informações sobre o asilo da sua cidade, vá até lá e mostre o seu interesse para a diretoria do local em passar um tempo com os idosos. A maioria dos senhores e senhoras desses lugares só querem alguém para conversar, abraçar ou jogar uma partida de dominó. É simples, mas muito importante!

3. Apadrinhe uma cartinha dos correios

Você sabia que nessa época do ano as agências de correio disponibilizam cartinhas de crianças que enviaram o seu pedido para o Papai Noel? Mas como já sabemos o Papai Noel não existe, mas esse é só um pequeno detalhe para os pequenos. Muitos deles ainda imaginavam e acreditam que podem ganhar algo do bom velhinho.

A maioria das crianças que escrevem as cartas são carentes e muito provavelmente não receberão nenhum presente no Natal. Aí que entra você! Ao passar na agência do correio da sua cidade lembre-se de retirar uma cartinha. Lá você vai encontrar a história da criança e o seu desejo de Natal. Então, é só comprar o presente e entregar direto no correio que eles se certificam de que o pacote chegará são e salvo até as mãos do pequeno. Quer maneira mais mágica de ser solidário?

4. Faça uma ceia conjunta

Uma das tradições natalina é a ceia da noite de Natal. Esse é o momento de reunir a família em volta da mesa para juntos desfrutarem de uma refeição saborosa. No entanto, há muitas pessoas que não possuem a mesma sorte.

É bem provável que haja pessoas próximas a você que não estão perto da família ou que não possuem a mesma sorte de ter uma mesa farta de alimentos. Que tal fazer um junta panela com todo mundo? Convide pessoas para a sua ceia. Família não significa apenas pessoas que compartilham o mesmo sangue, todos nós fazemos parte da mesma família, todos somos irmãos.

5. Seja parceiro de uma instituição de caridade

No Natal muitas instituições organizam campanhas solidárias para arrecadar itens como brinquedos, roupas e alimentos para pessoas carentes. Em outras é possível fazer uma doação em dinheiro ou trabalhar com voluntário. Pesquise, se informe e descubra ONGs e instituições que precisam do seu apoio nesse Natal.

6. Doe o seu cabelo para fazer perucas

Se você está pensando em mudar o visual, que tal unir o útil ao agradável? Na hora de cortar o cabelo informe ao cabeleireiro que você pretende fazer uma doação. Dessa forma, ele irá prender o seu cabelo com um elástico e irá reservar para você poder doar posteriormente. E não se preocupe, as ONGs aceitam cabelos com química, tintura e até grisalhos.

Com o seu cabelo ONGs irão fazer perucas para meninas e mulheres com câncer ou que perderam os cabelos em acidentes graves. Você pode enviar as suas madeixas pelo correio, confira aqui uma lista de ONGs que recebem as doações.

7. Participe do Mutirão de Natal

Aqui no Unasp todos os anos os alunos e comunidade se unem em prol de uma boa causa, o Mutirão de Natal. O projeto é coordenado pela Ação Solidária Adventista (ASA) e pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) que tem o objetivo de ajudar os mais necessitados com o necessário para a subsistência de cada ser humano. Através de recolta de alimentos e recursos financeiros, mai de 300 famílias serão assistidas por dois núcleos da região do Unasp.

Se você tiver interesse em contribuir com o Mutirão de Natal é só procurar a Igreja ou a ADRA do Unasp em Engenheiro Coelho e fazer sua doação. Como também se inscrever como voluntário nas campanhas de arrecadação que acontecerão até o final deste ano, nos dias 10 de novembro e 08 de dezembro. Para mais informações clique aqui.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Saiba como o trabalho voluntário pode dar um “UP” na sua carreira

• Colabore com causas sociais sem sair de casa. Seja um voluntário online!

• 4 lições que aprendemos com o filme “Libertos – O preço da vida”

• 30 resoluções de ano novo que você precisa experimentar

 [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também