Blog do Unasp

Não tenho dinheiro, mas quero fazer faculdade. E agora?

Você está pensando em começar a faculdade, mas não tem dinheiro para pagar os estudos? Confira algumas alternativas que podem te ajudar a realizar esse sonho.

Antes de mais nada é importante que você saiba que não está sozinho nessa. Nós sabemos que bancar uma faculdade não é algo barato e nem todos estudantes possuem os recursos necessários para isso. A graduação é um investimento a longo prazo e, portanto, requer planejamento. E na maioria das vezes os alunos não podem arcar com todas as despesas sozinhos. Por vezes precisando de uma ajuda extra.

Essa é a realidade de muitos brasileiros que sonham em fazer uma faculdade. No entanto, que infelizmente não conseguem pagar. Isso porque na maioria as vezes o dinheiro que recebem do trabalho só dá para pagar as despesas da casa.

E aí, você se encontra encontra nessa situação também? Pois é! Não tá fácil não.

No entanto, esse não deve ser um motivo para você desistir da faculdade. Até porque existem algumas alternativas que podem te ajudar a realizar esse sonho. Quer ver?

1. Planejamento Financeiro

Se você mora com os seus pais, divide aluguel ou até mesmo mora sozinho, considere fazer um planejamento financeiro para se organizar melhor. Não há uma regra ou situação específica para começar o seu. Na verdade, o quanto antes você fizer isso, melhor!

Cortar gastos e despesas desnecessárias; fazer economia de energia e outros recursos por exemplo; realizar tarefas que atualmente você paga por elas, como lavanderia, marmita, dentre outros. Tudo isso, são ações, que podem parecer pequenas, mas que no final fazem muita diferença no seu bolso.  É claro que nem sempre essas alternativas são possíveis, especialmente considerando o atual contexto econômico do país. No entanto, tente ao máximo cortar os seus gastos.

Encontre alternativas criativas para economizar!

2. Promoção no Trabalho

Se você já possui um emprego, imaginamos que o dinheiro recebido do salário seja planejado para a realização de uma faculdade, certo? Se não, é legal você começar a colocar esse investimento no papel. Apertar aqui e acolá para poder conseguir pagar as mensalidades.

No entanto, se o seu dinheiro não está dando para pagar a faculdade, que tal conversar com a diretoria do lugar onde você trabalha? Se a empresa for na área em que você quer estudar, melhor ainda. Você pode tentar pedir um aumento e combinar a colocação do aprendizado em prática. Já imaginou ir aplicando o que aprende na faculdade no seu trabalho? É quase um sonho!

Além disso, o lugar em que você trabalha vai sair ganhando também. Tudo é questão de diálogo. E se por acaso não der certo e você tiver um outro trabalho em vista, que pague mais, considere também essa opção.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Bolsas de Estudo

Atualmente existem muitas oportunidades para conseguir bolsas de estudos, o que facilita e muito a entrada na faculdade. Algumas delas são até 100% de gratuidade. Já pensou nisso? Você pode conseguir pagar a sua faculdade sem tirar um centavo do bolso. Interessante né? Olha só essas opções:

SiSU

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Sistema de Seleção Unificada, ou para simplificar, somente SiSU. Esse programa foi criado pelo Governo Federal com o intuito de selecionar candidatos que participaram do Enem, e que alcançaram uma determinada pontuação. E dessa forma os alocarem em universidades federais e estaduais.

Ou seja, esse é um programa que visa a democratização e o acesso gratuito de estudantes em instituições públicas de ensino superior no Brasil. O Sisu facilita e organiza a entrada dos alunos nessas instituições, descartando a necessidade de fazer o vestibular. No entanto é importante ressaltar, as vagas são destinadas exclusivamente para aqueles que prestaram o Enem e que se inscreveram no SiSU.

Para saber mais sobre o SiSU, clique aqui e veja o post especial sobre esse programa de bolsa.

ProUNI

Já o ProUni é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsa de estudo em universidades particulares.

Basicamente o ProUni também usa a nota do Enem para selecionar estudantes de todo o país para a concessão de bolsas de estudos. São duas inscrições por ano e a participação no ProUni é gratuita. E o legal é que são várias opções de bolsas para cursos de graduação em todas as regiões do Brasil.

Para saber mais sobre o ProUni, clique aqui e veja o post especial sobre esse programa de bolsa.

Bolsa UNASP

O Unasp oferece bolsas acadêmicas a partir do Prouni. O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

Há dois tipos de bolsas: integral (100% da mensalidade) e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é exclusiva para estudantes com uma renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Porém é sempre bom ficar de olho nas especificações publicadas lá no site do Prouni.

Os departamentos de Filantropia de cada campus também oferecem bolsas de estudo, mas é preciso alguns requisitos. Para saber com detalhes, clique aqui.

Não desista do seu sonho de cursar uma Faculdade!

Sabemos como é difícil estudar, conciliar o trabalho, afazeres e família.  Por isso, nosso objetivo com esse post, é ajudar você e motivá-lo a perseguir os seus objetivos.

Não desista do seu sonho de cursar uma faculdade.

Ah, e qualquer coisa é só falar com a gente, logo abaixo nos comentários.

Bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!