Blog do Unasp

Não me encaixei na equipe de trabalho. E agora, o que devo fazer?

O que fazer quando as regras de comportamento da empresa, estilo e perfil da equipe de trabalho não combinam com a sua personalidade? Descubra como contornar essa situação.

É comum estranharmos e até não gostarmos de situações e comportamentos que fogem daquilo que estamos acostumados, não é mesmo? Logo, na empresa não é diferente e muita gente acaba não se adaptando à equipe de trabalho por conta dessa falta de compatibilidade.

A equipe do RH não resolveu seus problemas com os benefícios? Você se sente pressionado pela equipe de trabalho? Acha que seus passos estão sendo vigiados a cada instante?

Tudo isso acontece quando você percebe que não se enquadra na cultura da empresa.

No entanto, precisamos lembrar que cada empresa possui a sua cultura, e é necessário aprender a lidar com ela.

Ou seja, quando fundada, alguns hábitos, estilos e comportamentos foram sendo criados com o passar do tempo e definindo o ritmo e perfil do negócio. E a isso denominamos como, cultura da empresa.

E então, quando começamos em nosso primeiro emprego ou mudamos de empresa, nos deparamos com realidades distintas dentro da equipe de trabalho.

Dessa forma, o perfil da empresa pode ser aquilo que buscávamos ou por outro lado, ser totalmente diferente do que pensamos.

Sendo assim, caso o perfil da empresa e da equipe de trabalho seja totalmente diferente dos seus gostos, da sua personalidade e comportamento, o que você deve fazer?

Equipe de trabalho, chata!

Conviver em sociedade não é fácil, quem dirá conviver com uma equipe de trabalho totalmente diferente de você. Além disso, todos temos o direito de gostar ou não de algo, de querer ou não se comportar de tal modo.

Porém, também é fundamental respeitar essas diferenças.

Ou seja, se você possui uma equipe de trabalho com um perfil totalmente diferente do seu e você respeita, mas não consegue trabalhar e se desenvolver; está na hora de resolver esse problema.

Analisar os perfis

A primeira coisa a se fazer quando começamos em uma empresa nova ou mudamos de equipe, é analisar o perfil de cada pessoa.

Não precisa ser a fundo, mas em uma breve conversa de introdução ou em uma realização de projeto, já é possível entender como elas trabalham e interagem uma com as outras.

Dessa forma, podemos ter uma noção de como será o convívio na equipe de trabalho.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Se adaptar

Depois de analisar, você precisará se adaptar, porque esse é seu emprego e precisa trabalhar com o que gosta e de maneira confortável para poder dar o melhor de si.

No entanto, para alguns, a fase de adaptação é a pior.

Isso significa que após a análise que fez da equipe de trabalho, você descobriu comportamentos e estilos diferentes ou até mesmo iguais aos teus, porém, você vai conviver com eles.

Ou seja, será necessário que haja uma harmonia. Mas e se você não se sentir bem e recusar o perfil e estilo da sua equipe de trabalho? Então, você precisa de ajuda.

Pedir ajudar

Não é vergonhoso pedir ajuda. Logo, procure o departamento de RH, um coaching da empresa ou converse com o superior.

É extremamente importante quando você reconhece que não está tendo compatibilidade com sua equipe de trabalho e busca ajuda.

Então, se você aceitou o desafio do emprego, analisou e tentou se adaptar a equipe de trabalho e não conseguiu, não precisa ficar sofrendo.

Ou seja, quando a adaptação ou a convivência vira “sacrifício”, entenda que a situação não é favorável nem para você e nem para a empresa.

Então, depois do pedido de ajuda, os responsáveis levantarão possibilidades para resolver o problema. Às vezes, a solução é despedir o colaborador e em outros casos, é só questão de mudar de função e as coisas começam a melhorar.

De qualquer forma, para cada pessoa e cada situação há uma solução que se aplique melhor.

Se encaixe na equipe de trabalho!

Portanto, se você está achando que não se encaixa na empresa e na equipe de trabalho, siga as dicas e busque o lugar perfeito para trabalhar da melhor maneira possível.

Por isso, para te ajudar na compreensão desse assunto e ter outras ideias do que pode ser feito, assista esse vídeo no canal do portal Exame.

Por fim, esperamos que você consiga se encaixar na sua função e aprenda a contornar os desafios cotidianos.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!