Blog do UNASP

Não me encaixei na equipe de trabalho. E agora, o que devo fazer?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O que fazer quando as regras de comportamento da empresa, estilo e perfil da equipe de trabalho não combinam com a sua personalidade? Descubra como contornar essa situação.

É comum estranharmos e até não gostarmos de situações e comportamentos que fogem daquilo que estamos acostumados, não é mesmo? Logo, na empresa não é diferente e muita gente acaba não se adaptando à equipe de trabalho por conta dessa falta de compatibilidade.

A equipe do RH não resolveu seus problemas com os benefícios? Você se sente pressionado pela equipe de trabalho? Acha que seus passos estão sendo vigiados a cada instante?

Tudo isso acontece quando você percebe que não se enquadra na cultura da empresa.

No entanto, precisamos lembrar que cada empresa possui a sua cultura, e é necessário aprender a lidar com ela.

Ou seja, quando fundada, alguns hábitos, estilos e comportamentos foram sendo criados com o passar do tempo e definindo o ritmo e perfil do negócio. E a isso denominamos como, cultura da empresa.

E então, quando começamos em nosso primeiro emprego ou mudamos de empresa, nos deparamos com realidades distintas dentro da equipe de trabalho.

Dessa forma, o perfil da empresa pode ser aquilo que buscávamos ou por outro lado, ser totalmente diferente do que pensamos.

Sendo assim, caso o perfil da empresa e da equipe de trabalho seja totalmente diferente dos seus gostos, da sua personalidade e comportamento, o que você deve fazer?

Equipe de trabalho, chata!

Conviver em sociedade não é fácil, quem dirá conviver com uma equipe de trabalho totalmente diferente de você. Além disso, todos temos o direito de gostar ou não de algo, de querer ou não se comportar de tal modo.

Porém, também é fundamental respeitar essas diferenças.

Ou seja, se você possui uma equipe de trabalho com um perfil totalmente diferente do seu e você respeita, mas não consegue trabalhar e se desenvolver; está na hora de resolver esse problema.

Analisar os perfis

A primeira coisa a se fazer quando começamos em uma empresa nova ou mudamos de equipe, é analisar o perfil de cada pessoa.

Não precisa ser a fundo, mas em uma breve conversa de introdução ou em uma realização de projeto, já é possível entender como elas trabalham e interagem uma com as outras.

Dessa forma, podemos ter uma noção de como será o convívio na equipe de trabalho.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Se adaptar

Depois de analisar, você precisará se adaptar, porque esse é seu emprego e precisa trabalhar com o que gosta e de maneira confortável para poder dar o melhor de si.

No entanto, para alguns, a fase de adaptação é a pior.

Isso significa que após a análise que fez da equipe de trabalho, você descobriu comportamentos e estilos diferentes ou até mesmo iguais aos teus, porém, você vai conviver com eles.

Ou seja, será necessário que haja uma harmonia. Mas e se você não se sentir bem e recusar o perfil e estilo da sua equipe de trabalho? Então, você precisa de ajuda.

Pedir ajudar

Não é vergonhoso pedir ajuda. Logo, procure o departamento de RH, um coaching da empresa ou converse com o superior.

É extremamente importante quando você reconhece que não está tendo compatibilidade com sua equipe de trabalho e busca ajuda.

Então, se você aceitou o desafio do emprego, analisou e tentou se adaptar a equipe de trabalho e não conseguiu, não precisa ficar sofrendo.

Ou seja, quando a adaptação ou a convivência vira “sacrifício”, entenda que a situação não é favorável nem para você e nem para a empresa.

Então, depois do pedido de ajuda, os responsáveis levantarão possibilidades para resolver o problema. Às vezes, a solução é despedir o colaborador e em outros casos, é só questão de mudar de função e as coisas começam a melhorar.

De qualquer forma, para cada pessoa e cada situação há uma solução que se aplique melhor.

Se encaixe na equipe de trabalho!

Portanto, se você está achando que não se encaixa na empresa e na equipe de trabalho, siga as dicas e busque o lugar perfeito para trabalhar da melhor maneira possível.

Por isso, para te ajudar na compreensão desse assunto e ter outras ideias do que pode ser feito, assista esse vídeo no canal do portal Exame.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?time_continue=78&v=bIrNOYOiKvI”][vc_text_paragraph]Por fim, esperamos que você consiga se encaixar na sua função e aprenda a contornar os desafios cotidianos.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

• Empreendedorismo: 3 artigos inspiradores que você precisa ler

• 5 motivos para fazer um MBA de Gestão estratégica em negócios e empreendedorismo

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também