Blog do Unasp

Vai morar longe de casa para fazer a faculdade? Veja só essas dicas.

Fazer uma faculdade implica em várias mudanças na vida. Essa é uma nova etapa de vida em que você conhecerá outras pessoas, terá novas experiências no âmbito profissional e acadêmico, e além dessas mudanças já esperadas em alguns casos mudar de cidade também vem no pacote.

Nem sempre a faculdade que você escolher vai ser na cidade onde você mora. E se por um lado mudar de casa pareça uma boa oportunidade para amadurecer e seja uma experiência cheia de perspectivas positivas, por outro lado também pode soar meio assustador no começo. Totalmente compreensível. O friozinho na barriga e um milhão de dúvidas sobre o futuro são inevitáveis. Mas calma, há maneiras de preparar-se para enfrentar essa mudança com mais calma.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de empacotar as tralhas e enfrentar essa nova etapa.

Informe-se sobre a cidade

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas é sempre bom lembrar que antes de mudar-se é importante reunir o máximo de informações sobre a cidade onde você vai morar. Existem muitas maneiras de fazer isso. As redes sociais são uma boa opção, mas você não pode ter vergonha. Entre em grupos, converse com os seus futuros colegas ou conhecidos que já moram na mesma cidade onde você vai estudar. Os veteranos são uma boa fonte de informações, por eles já conhecerem o ritmo da faculdade e a cidade eles podem dar uma mãozinha. 

Pesquise sobre a cidade além dos limites do campus da universidade. O Google pode te ajudar. Descubra sobre o clima da cidade, se faz mais calor do que frio, vice e versa, se é mais úmida ou seca. Essas informações ajudam bastante na hora de escolher o que levar na mala. Também descubra mais sobre a história da cidade, o estilo dos habitantes, pontos turísticos e lugares bacanas. Só não esqueça que também é importante saber onde estão localizados pontos como hospitais, postos de saúde, delegacia, postos de serviço público, supermercados, centro de comércio, entre outros. Outra informação importante é o custo de vida da cidade. Sabendo quando em média um habitante gasta por mês você pode ir preparando o financeiro.

Onde morar

Já conheceu a cidade? Então é hora de procurar um cantinho. Mas por onde começar? Talvez essa seja a maior preocupação, afinal essa escolha envolve uma porção de questões delicadas. Conviver com outras pessoas não é uma tarefa fácil e muitas vezes é um tiro no escuro, pode ser que dê tudo muito certo ou que dê tudo muito errado. Por isso antes de escolher onde morar analise bem o que você quer. Lembre-se, não tome a decisão por impulso só por desespero de achar que não vai ter onde morar. Decisões tomadas por impulso podem resultar em contratos longos com você morando em um lugar em que não se sente bem, ou ainda em uma república com pessoas que não tem nada a ver com o seu estilo. Então vai com calma, o ideal é não deixar tudo para última hora. Antes de mudar-se de vez para a cidade nova faça uma visita para conhecer casas, apartamentos e repúblicas. Converse com as pessoas e sinta o ambiente, só depois faça a sua escolha.

Analise as distâncias e rotas até a universidade

Nem sempre a faculdade fica em uma região central da cidade. É aconselhável conhecer o caminho de casa e até o campus da universidade para não correr o risco de ficar perdidão logo no primeiro dia de aula. Informe-se sobre os horários e tipos de transportes públicos disponíveis na cidade. Se há outras maneiras de se locomover como a bike, carona com alunos, etc. E reforçando, não esqueça de pedir ajuda. Vale todo mundo, os seu colegas veteranos de república, vizinhos, colegas da faculdade e até o moço da padaria, não importa. Sempre há pessoas legais por aí que podem dar uma mãozinha com informações.

Conheça a sua universidade

Conhecer o local que você vai estudar também é muito importante. Além do básico como a estrutura física, a biblioteca, áreas de vivências, laboratórios e salas, também é legal saber o que acontece dentro do campus. Quais são os eventos mais importantes do ano, os grupos de pesquisa (caso você esteja interessado em ingressar), os times de esportes, os eventos sociais, entre outros. Saber como é a vida dentro do campus é uma boa maneira de conhecer novas pessoas, envolver-se em projetos e aprender fora das aulas também.

Cuide de você

Não esqueça o mais importante, cuide-se! Agora que você está na faculdade a rotina vai ser mais intensa e por muitas vezes o risco de acabar descuidando da saúde física e mental é grande. Longe da família tudo fica ainda mais difícil, mas calma, não quero te desanimar não. Vai dar tudo certo e você vai crescer muito no âmbito pessoal. Só não esqueça de dormir direito, alimentar-se bem, praticar exercícios físicos, fazer amigos e levar uma vida com equilíbrio. Não esquece 🙂 <3

Aproveite

A última dica não é bem uma dica, é um lembrete. Lembre-se de aproveitar cada minuto dessa mudança para aprender coisas novas, para superar seus medos e crescer como pessoa. É muito bom quando saímos da zona de conforto e descobrimos que não dói, que na verdade faz bem, que nos faz amadurecer e que esse esforço todo terá resultados incríveis! Boa sorte!! 😀 

 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.