Blog do UNASP

Métodos de aprendizagem que podem ajudar seu filho

A maneira que o seu filho aprende tem tudo a ver com os métodos de aprendizagem que são desenvolvidos na escola. Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o que acontece em sala de aula, leia o texto a seguir.

Para os pais, na hora de escolher a escola do filho, é muito importante compreender o que a instituição de ensino oferece.  Além disso, os métodos de aprendizagem têm se tornado prioridade número um no momento da decisão.

Métodos de aprendizagem são os conjuntos de ações e abordagens que garantem ao aluno poder aprender o conteúdo de forma efetiva. Ou seja, sem precisar decorar quando estudar para uma prova ou não conseguir absorver a teoria.

No entanto, é o professor o grande responsável por aplicar as metodologias em sala de aula e proporcionar ao seu estudante uma experiência de aprendizagem significativa.

Confira a lista de alguns métodos utilizados pelo professor:

  • Trabalho independente: tarefa que desenvolve a autonomia do estudante, no qual ele pode usar as mais diversas fontes de conhecimento. Neste caso se encaixam projetos práticos, seminários, pesquisas etc;
  • Tarefas especiais: atividades que desenvolvam tanto o aprendizado como a diversão, como desenhos para colorir, fantoches etc;
  • Apresentação do professor: este é o método mais tradicional, ou seja, o educador apresenta o conteúdo ao aluno, que assiste à aula de forma passiva. No entanto, a estratégia para este método pode ser diferenciada, como a utilização de ilustrações, vídeos e outros;
  • Elaboração conjunta: interação direta entre aluno e professor, isto é, momento em que ambos trocam vivências para que seja possível identificar dificuldades de aprendizagem, interesse em determinado conteúdo, etc.
  • Atividade em turma: uma das mais comuns, ela proporciona o desenvolvimento do convívio e da coletividade entre os estudantes.

Mas como os pais podem aproveitar esses métodos de aprendizagem também? Veja agora a lista de práticas que separamos para que você compreenda melhor como funciona o aprendizado do seu filho.

As práticas de aprendizagem que podem ajudar o seu filho

Aprendizagem por desafios

Testar o conhecimento do estudante através de jogos e questões de compreensão aprofundada pode incentivar o raciocínio lógico e preparar a mente para situações de pressão.

Dessa forma, o método trabalha muito mais o ensino prático do que o teórico.

Aprendizagem através de jogos

A utilização de jogos nas metodologias de ensino têm proporcionado ótimos resultados para o aprendizado. Além disso,  ao desenvolver a memória, a criatividade e o raciocínio, eles também trabalham o protagonismo, a autonomia e a paciência.

Conheça alguns jogos que ajudam no processo de aprendizagem aqui.

Aprendizagem por experimentação

Neste caso, as práticas pedagógicas funcionam a partir da prática real. Ou seja, a famosa “mão na massa”, que se aplica através da resolução de problemas, construção de ideias e testes em soluções realistas que envolvam tanto situações lógicas quanto sociais.

Autoexplicação

A autoexplicação pode ser muito utilizada em abordagens mais teóricas. Portanto, é uma ótima forma para que o aluno domine as informações antes de uma prova ou teste de conhecimento.

A técnica consiste em ler e reler o conteúdo e, logo em seguida, explicar a si mesmo, conforme a própria interpretação.

Interrogação elaborativa

Alguns estudantes se utilizam desse formato quando precisam estudar para grandes concursos ou vestibulares. No entanto, é preciso compreender que a técnica consiste na habilidade de fazer perguntas certeiras em relação ao conteúdo estudado.

O primeiro passo é estudar, o segundo é questionar. Assim, o aluno poderá se utilizar de suas dúvidas para absorver o que leu/assistiu. 

Atividades em times

O objetivo desse formato é promover a integração de ideias e a construção de soluções eficazes. Dessa forma, cada ideia individual se torna parte de uma resolução geral.

Além disso, trabalhar em equipe não é tarefa fácil. Sendo assim, é possível desenvolver capacidades como empatia, respeito e resiliência, que são fundamentais para se conviver em sociedade.

Problemas

Sendo situações hipotéticas ou reais, a aprendizagem por resolução de problemas incentiva o estudante a investigar, refletir e ponderar possíveis soluções para o caso.

Aqui, o professor se torna mediador e oferece apenas o suporte necessário, sem interferir demais. 

É importante estar por dentro do aprendizado do seu filho!

Se você quer ter segurança na hora de matricular o seu filho em uma escola, é preciso conhecer os métodos que serão mais eficazes e o ajudarão a ter um bom desempenho acadêmico.

Dessa forma, você saberá exatamente o que ele aprende e como aprende.

Para isso, se mantenha atualizado e pesquise muito sobre o que melhor se encaixa para vocês. 😊

Quer conhecer os métodos de aprendizagem do Colégio UNASP? Acesse agora o nosso Projeto Pedagógico 2022.

Deixe um comentário

Veja também