Blog do UNASP

Mestrado sanduíche: entenda mais sobre essa modalidade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O mestrado sanduíche é uma incrível oportunidade para o campo profissional e também pessoal. Entenda mais sobre a modalidade e quais as oportunidades que ela oferece.

Já pensou em fazer mestrado ou doutorado em outro país? O desenvolvimento da pesquisa em outro campo além do país de origem é uma possibilidade cada vez mais real. Há um termo utilizado para descrever as pós-graduações stricto sensu que ocorrem em dois países durante o período, E este é conhecido por mestrado sanduíche, fazendo referência às camadas dessa comida. E, caso você não saiba o que é ou queira mais informações sobre porquê e como fazer, hoje a gente vai conversar um pouco mais sobre essa modalidade que acrescenta muito ao pesquisador acadêmico.

O que é o mestrado sanduíche?

Primeiramente, precisamos esclarecer o que define essa forma de mestrado. Diferente de um intercâmbio onde você vai cursar por inteiro a pós, na modalidade sanduíche essa ocorre no país de origem e em outro. Podendo ora desenvolver a pesquisa neste segundo país, ou apenas cursar algumas matérias. Porém, a ideia do sanduíche vem de que esse intercâmbio funciona como um recheio. Uma vez que o início e o fim do mestrado ocorre no país de origem.

Contudo, o caso da pesquisa de campo ocorrer em outro país costuma ser mais comum para os doutorandos. Isso pela necessidade de material para a construção da tese, além de possuírem uma maturidade em relação a pesquisa um pouco maior. Todavia, para os mestrandos ainda assim há semelhantemente uma possibilidade. Ressalta-se que algumas instituições possuem vínculo com outras do exterior, o que permite não apenas cursar matérias como algumas que possam eliminar outras aqui no Brasil.   
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por quê fazer?

Uma experiência no exterior é extremamente agregadora ao currículo. O intercâmbio auxilia no crescimento não somente pessoal como profissional. A fluência em uma nova língua é um outro ponto de enriquecimento não apenas profissional. Isso porque o intercâmbio, ou seja morar um período fora, é uma das melhores formas de ganhar fluência em um idioma. Fora isto, o crescimento do networking e o contato com diferentes formas de aprendizado e ensino possibilitam o crescimento e expansão da mentalidade. 

 

Dicas para fazer um mestrado sanduíche

Para alcançar essa possibilidade existem alguns passos essenciais  que devem ser tomados. Primeiramente, é necessário se inscrever e passar na seleção. No Brasil, a maior parte dos benefícios como bolsas de estudo, são oferecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Porém, o mestrado sanduíche pode igualmente ser oferecido por outras diversas instituições de ensino. Posteriormente, será necessário comprovar que conhece a língua do país de origem. 

Por outro lado, caso não seja possível uma bolsa, terá que se preparar financeiramente para arcar com os custos de moradia e, em alguns casos, de mensalidade da instituição onde irá estudar. Para conquistar a bolsa, além de outros fatores, é essencial que exista uma boa justificativa para que a sua pesquisa seja desenvolvida fora do país. Vale ressaltar que em média o tempo de duração do mestrado sanduíche é de 12 meses. 

 

Se interessou? Então não deixe de conferir os editais e se possui o que é requerido. Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também