Blog do UNASP

Entenda como funciona o mestrado em Promoção da Saúde

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe o que é Promoção da Saúde e como essa área pode ser muito interessante para os profissionais da saúde? Vamos conversar um pouco mais sobre o tema e explicar como funciona o mestrado na área.

Atualmente o mundo vive uma crise que se caracteriza, além de outros fatores, também pela desigualdade social. Nesta crise, a humanidade busca redirecionar o conhecimento e o desenvolvimento para rediscutir valores e princípios que façam frente ao predomínio da intolerância na convivência. Ao mesmo tempo há um debate que está sendo ampliando que busca ir contra o acirramento das desigualdades econômicas e sociais.

No campo da saúde, muitas das conquistas não apagam o debate sobre o imperativo ético do direito a viver com qualidade. O aumento da morbimortalidade por causas externas que tem atingido, principalmente, jovens e a população em idade produtiva. Além disso, acidentes de trânsito, conflitos, homicídios ou suicídios também entram na lista. Bem como o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis como causa de morte e o recrudescimento de antigas doenças com novas características.

Enfim, todo esse cenário configura em questões atuais de saúde da população. Para as quais o instrumental científico-tecnológico, por si só, não é suficiente para respondê-las, dada a sua complexidade.

Ainda mais no Brasil onde as desigualdades sociais tão profundas se refletem claramente na distribuição dos riscos.

Dessa forma, em vista do cenário, torna-se necessário entrar com algumas táticas para mudar a realidade da saúde. Portanto, é aí que entra a promoção da saúde. 

O que é Promoção da Saúde?

A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco. Como também às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no nosso País.

Visando, dessa forma, a criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade. Que defendam radicalmente a eqüidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas.

No nosso contexto social é perceptível a necessidade de ampliar a Promoção da Saúde. Afinal, a saúde é um direito de todos, no entanto ela ainda muito mal compreendida pela população.

Portanto, a Promoção da Saúde se refere às ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde. Dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida da pessoas. 

E quais são os objetivos da Promoção da Saúde?

  • Promover a qualidade de vida e saúde;
  • Reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde;
  • Favorecer a preservação do meio ambiente;
  • Prevenir doenças e agravos à saúde.

Porque promover a saúde?

A saúde é um conceito em construção, em movimento, dependendo de valores sociais, culturais, subjetivos e históricos.

Podemos dizer que é a busca de uma relação harmoniosa que nos permita viver com qualidade. Por isso que a Promoção da Saúde busca promover mais conhecimento e aceitação de nós mesmos.

Além disso, ela busca relações mais solidárias, tolerantes com os outros. Relações cidadãs com o Estado e relação de extremo respeito a natureza, em uma atitude de responsabilidade ecológica com a vida sobre a terra e com o futuro.

Estas relações significam construir saúde em seu sentido mais amplo. Radicalizar na luta contra as desigualdades e participar na construção de cidadania e da constituição de sujeitos.

Sujeitos que amam, sofrem, adoecem, buscam suas curas, necessitam de cuidados, lutam por seus direitos e desejos. Neste contexto, promover saúde se impõe pela complexidade dos problemas que caracterizam a realidade sanitária em que predominam as doenças crônicas não transmissíveis. A violência e as novas endemias.

Se impõe também pela potencialidade de estratégias que superam a cultura da medicalização que predomina no imaginário da sociedade; que não pode ser modificada por meio destes mesmos procedimentos médicos.

Promover a saúde significa também aceitar o imenso desafio de desencadear um processo amplo que inclui a articulação de parcerias, atuações intersetoriais e participação popular. Buscando dessa forma a otimização dos recursos disponíveis que garantam sua aplicação em políticas que respondam mais efetiva e integralmente às necessidades da sociedade.

A Promoção da Saúde também se responsabiliza no nível da legislação e execução com políticas que favoreçam a vida em todas suas dimensões. No entanto, sem que isso implique, necessariamente, no desenvolvimento de ações inéditas, mas no redirecionamento do enfoque das políticas públicas.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Porque se especializar na área de Promoção da Saúde?

Primeiramente pela razão de a área estar crescendo e necessitando de profissionais capacitados para atender as demandas. Além disso, ter uma especialização na área pode ser uma forma de alavancar a sua carreira. E um mestrado pode auxiliar nesse desenvolvimento.

Mestrado em Promoção da Saúde

Aqui no Unasp o nosso curso trata-se de um Mestrado Profissional, ou seja, está em consonância com as principais demandas tanto do mercado de trabalho como também do meio acadêmico. Ambos exigem um novo perfil profissional. Onde eles sejam capazes de trabalhar de forma eficiente, efetiva e adequada ao campo e com um alto nível de qualificação profissional.

Atualmente o profissional que atua de acordo com o referencial da Promoção da Saúde deve compreender a importância dos determinantes sociais no estilo de vida; saber mediar e desenvolver ações intersetoriais e interdisciplinares; reconhecer fragilidades e potencialidades de atuação em determinado contexto de saúde; trabalhar em equipe e construir estratégias inovadoras. Além disso desenvolver a escrita acadêmica e principalmente desenvolver estudos, técnicas e pesquisas que possam aprimorar o campo profissional onde atua.

Com a especialização o profissional poderá atuar em quais áreas?

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado onde o aluno obterá diploma na área. Com isso poderá seguir a carreira acadêmica, fazendo pesquisas e ministrando aulas no nível acadêmico, como também atuação profissional especializada. O Mestrado em Promoção da Saúde qualifica o aluno para atuar na gestão pública, privada ou terceiro setor.

Objetivos do mestrado profissional em Promoção da Saúde

1. Capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. Visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho;

2. Transferir conhecimento para a sociedade. Atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local;

3. Promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas. Visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados;

4. Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.”

Como funciona o mestrado?

O mestrado funciona com aulas e orientações individuais para atender os profissional que vêm de fora de São Paulo. Temos aulas concentradas aos aos domingos e em dois anos o aluno pode defender a sua tese.

No primeiro ano o aluno cursa disciplinas ao mesmo tempo que cria o projeto e no segundo ano qualifica e defende a dissertação.

O mestrado é interdisciplinar: com professores doutores de várias áreas e com projetos que visam a promoção da saúde e que facilitem o aluno a executar seu trabalho. Além disso, o aluno mantêm contato com outros programas e pesquisadores internacionais. Salienta-se a equipe de professores comprometidos juntamente com o apoio da instituição e parceiras com cursos de graduação, policlínica universitária dentre outros.

Gostou da área e tem interesse em especializar-se? Então, clique aqui para conhecer mais sobre o curso em Promoção da Saúde.

Até a próxima.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 3 motivos para fazer uma Pós-graduação em Saúde Pública

• Saúde do futuro: mais conectada e high-tech. Descubra o que vem por aí!

• 8 filmes que todo, atual ou futuro, profissional de saúde deve assistir

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também