Blog do Unasp

Como melhorar o rendimento acadêmico na pós-graduação?

Descubra como melhorar a sua rotina, rendimento e aprendizado na pós-graduação.

Quando precisamos lidar com a vida profissional parece que fica um pouco mais complicado manter um bom ritmo acadêmico em uma pós-graduação. As noites sem dormir estudando, as pausas no estágio ou trabalho para aprender algo rápido. Além do tempo investindo nas aulas, projetos e leituras. Parece que tudo fica mais intenso e complicado de lidar. Vida pessoal, carreira e trabalho.

E isso pode ser porque você tem que lidar com a vida adulta, ou só está cansado de tantos anos no mesmo pique, certo?

Embora não seja tão fácil continuar estudando, depois que você tem um emprego, lembre-se que um dos melhores investimentos em você mesmo é a educação.

A educação eleva seu valor de mercado, te deixando mais preparado para os desafios. Provavelmente você se descubra ainda mais sobre os seus sonhos e desejos e de quebra é algo que ninguém pode roubar. 

Então, por mais complicado que pareça é possível sim conseguir render bem na pós sem desanimar, e conciliar esse o seu cotidiano com seu enriquecimento acadêmico.

Por isso, pensando nesse cenário, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar durante o processo.

P.G.E. (priorizar, gerenciar e estudar)

Esta sigla precisa ser a sua amiga antes de qualquer coisa. P.G.E. significa nada mais, nada menos que: priorizar, gerenciar e estudar.

Entenda que toda uma vida está ocorrendo enquanto você também quer se desenvolver. E para que isso não se torne uma imensa bagunça você precisa priorizar o que realmente é importante. Depois, é necessário gerenciar o seu tempo escolhendo os melhores momentos para executar cada tarefa, inclusive os estudos.

E por fim, se joga nos livros com todo o foco possível no momento separado para isso. Igualmente em feriados e finais de semana, gerencie o tempo para lidar com as coisas que deseja e também com a sua pós-graduação.

Além disso, fazer um planejamento e ter um ambiente propício para o estudos irá te auxiliar muito a passar por este período. Inclusive, neste post aqui falamos um pouco sobre o tema voltado ao Enem e vestibulares, mas podem ser facilmente adaptados para a sua realidade.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Aplique no trabalho, discuta na pós-graduação

Trabalho e a pós pode ser um “casamento” interessante. Lembra na época de estágio quando você começou a aplicar alguns conhecimentos que conquistou na graduação? Aqui pode ser ainda melhor!

Os estudos podem proporcionar uma mente mais crítica e criativa, desenvolvendo algumas características positivas que podem ser aplicados no trabalho. Ofereça-se para resolver algum problema da empresa, por exemplo, ou alavancar um novo projeto benéfico. Igualmente, leve para a sala de aula discussões sobre as reais problemáticas vividas no trabalho. Posteriormente isso vai te ajudar a fixar o conteúdo.

Outra forma de otimizar seus estudos é consumir conteúdos que abordem os assuntos estudados em diversas plataformas e formatos durante o dia. Vale podcasts no trânsito, corrida, faxinando a casa, até vídeos e livros em momentos mais quietos do dia.

Amplie seu networking

A pós-graduação também é um ótimo momento para fazer amizades, renovar o círculo de influências e enriquecer a lista de contatos profissionais. Por isso, seja uma pessoa agradável, compartilhe conhecimento e dúvidas, peça ajuda aos colegas de turma em coisas acadêmicas e projetos pessoais, assim também como ofereça esse mesmo auxílio de forma sincera. Com toda certeza isso irá te ajudar a levar com mais leveza essa fase.

Faça um plano de leitura  

É comum que a pós-graduação te exija uma imensa quantidade de leituras que vão requerir tempo de qualidade para ler e compreender. Assim sendo, uma ótima ajuda é o plano de leitura. Organize as quantidades de páginas de cada leitura e separe momentos de leitura. Para te ajudar , aqui você pode calcular o seu tempo de leitura e já fazer a conta de quanto tempo para cada leitura vai precisa dedicar, tendo em vista um mês de leitura. Mas já dá um ótimo norte.

Para não desanimar

Para não desanimar no processo é importante ter claro em mente os seus objetivos de ter entrado nesta etapa que vai te enriquecer tanto. Além disto, sempre se lembre de tirar um momento para si, onde você possa ter um bom descanso de tudo aquilo que está absorvendo e vivendo. Respeite seus limites, saiba o momento de dizer não e buscar equilíbrio entre estudos, vida pessoal e trabalho.

E ai, pronto para conquistar essa pós-graduação?

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!