Blog do UNASP

Quarentena: 3 maneiras de melhorar a rotina no home office

Veja algumas práticas que podem te ajudar a manter uma rotina de trabalho mais tranquila durante a quarentena, adaptando-se ao home office.

Devido ao Coronavírus o isolamento social, que é prática de ficar afastado de outras pessoas, preferencialmente em casa, tem sido uma das melhores opções para diminuir a propagação do vírus. Por conta disso, muitas empresas liberaram os seus funcionários para trabalharem em casa. No entanto, nem todo mundo está acostumando ao formato e vez ou outra pode bater aquela dúvida: como criar uma rotina mais tranquila e produtiva no home office?

O home office, apesar de ainda não ser tão difundido, tem se tornando uma opção para muitos profissionais. Em um mercado cada vez mais dinâmico é possível perceber que esse formato, e agora pegou de vez durante a quarentena.

De fato, existem algumas profissões que são mais fáceis de adaptar-se ao trabalho em casa, mas com as práticas corretas e algumas dicas, é possível melhorar e manter a rotina de trabalho mais tranquila, seja qual for a sua profissão.

Pensando nisso, listamos 3 atitudes simples que geralmente passam despercebidas pelas pessoas, a fim de melhorar a rotina no home office.

3 maneiras de melhorar a rotina no home office

Você já sabe que para ter um melhor rendimento trabalhando de casa é necessário ter em mãos as ferramentas necessárias, bem como um lugar adequado. Portanto comece separando e organizando as suas ferramentas de trabalho em algum lugar da sua casa. Entretanto, não é só isso. Tudo o que você faz, pode interferir no seu rendimento. Se atente às dicas.

Cuidado com a alimentação imprópria

Está pensando que só porque está trabalhando de casa, vai poder comer o que quiser? Não mesmo! Manter uma alimentação saudável é vital. O corpo precisa de nutrientes e energia para continuar em atividade.

Então, mesmo em quarentena, evite comprar e comer alimentos ricos em calorias, como: bolachas, salgadinhos, chocolates e refrigerantes. Para aumentar o seu rendimento aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, para também ajudar a equilibrar a imunidade.

Além disso, não esqueça de beber água. Alimentação equilibrada e uma boa hidratação garantem um melhor rendimento. Como também evitam o ganho dos temidos quilos extras nesse período de restrição.

Encontre um espaço para confortável para trabalhar

Você já deve ter percebido que o local influencia diretamente na produtividade. Porém, muitos profissionais não tiveram tempo de preparar um espaço, dentro de casa, adequado para trabalha. No entanto, apesar das adaptações que estamos fazendo é preciso lembrar que o ambiente deve:

– ter boa iluminação;

– ser bem arejado;

– ser confortável e espaçoso;

– ser de fácil acesso ;

– ter boas ferramentas disponíveis.

Outro ponto importante é a postura. Caso esteja errada, podem aparecer dores na coluna, na cabeça e em outras partes do corpo. Além disso, a má postura pode provocar insuficiência respiratória pela pressão corporal contra o peito. É daí pra pior. Então, já viu né? Busque cadeiras ou assentos confortáveis. Ah, e faça alongamentos durante o dia.

Cuidado com o corpo e mente

Ficar o dia todo sentado é prejudicial a saúde e não vai fazer você resolver todos os problemas. Por isso, o mais importante é separar uma hora do dia para cuidar de si mesmo. 

Para ajudar o corpo é recomendado fazer alongamentos e exercícios físicos antes do trabalho e durante as pausas. Além do corpo, a mente também precisa estar saudável, o que é um desafio ainda maior em tempos de pandemia e quarentena.

Momentos de isolamento social são propícios para ansiedade e pensamentos negativos, como sentimentos de abandono, insatisfação e solidão. Sendo assim, não deixe de conversar com a família, estar em contato com os amigos via celular e se precisar de acompanhamento psicológico, entre em contato com seu terapeuta.

E aí, gostou? Essas dicas podem ajudar você a melhorar o trabalho home office. Então, que tal colocar em prática?

Até a próxima! 

Deixe um comentário

Veja também