Blog do UNASP

O livro “A Mágica da Arrumação”, virou série na Netflix!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O fenômeno literário “A Mágica da Arrumação” ganhou sua versão em série na Netflix. Acompanhe Marie Kondo no desafio de organizar a vida de oito famílias pra lá de bagunceiras!

Publicado no Brasil pela primeira vez em 2015 o livro “A Mágica da Arrumação” tornou-se um fenômeno mundial em pouco tempo. Isso porque a autora, Marie Kondo, apresentou uma nova maneira de gerenciar e organizar a tralha que acumulamos em casa.

O método, que ganhou o nome de Método KonMari, é inovador pois sugere uma maneira simples e sensível de organizar a vida. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ou esse tipo de fórmulas, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.

O método vai muito além de ter as coisas organizadas. Também sugere uma renovação da percepção afetiva que temos com os nossos objetos. Em suma, repensar aquilo que queremos carregar em nossas vidas.

Como funciona o método da Marie Kondo

A Marie acredita que é necessário fazer a arrumação toda de uma vez. Separando o trabalho não por cômodos da casa, e sim por categorias. A base dessas categorias, na ordem, são:

  • Roupas
  • Livros
  • Papel
  • Komono: que é cozinha, banheiro, garagem e itens variados
  • Objetos de valor sentimental

De acordo com Marie Kondo, devemos guardar apenas os objetos que nos fazem felizes. Isso porque cada objeto que temos, com o passar do tempo adquire um significado emocional. Alguns são mais importantes e significativos. Outros, em contrapartida, tornam-se indiferentes e até mesmo inutilizados. E são esses objetos que não devem ser guardados em casa. Pois a sua única função é atrapalhar a nossa rotina.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

A série na Netflix

Recém disponível na Netflix a série “Ordem na Casa”, apresenta em 8 episódios a transformação  de pessoas de diferentes estilos, que com a ajuda de Kondo aprenderam a organizar melhor as suas vidas. Em cada um dos episódios Marie Kondo faz uma visita à essas pessoas, conversa, identifica suas necessidades e ensina como melhorar suas vidas através da organização. Depois é hora de colocar a mão na massa!

O legal é que em cada episódio somos apresentados a um perfil diferente de pessoa e família. O que torna praticamente impossível não se identificar com pelo menos uma das histórias. Assim sendo, é bem provável que as lições de Marie Kondo para essas pessoas, também podem servir como lições para nós, espectadores.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/8_dXjRnFWE0″ align=”center”][vc_text_paragraph]

O que aprendemos com a série

1. Tenha com você só aquilo que te trás felicidade

Você já parou para analisar que os objetos à nossa volta precisam trazer felicidade? Não? Pois é, a gente também nunca tinha parado para fazer essa análise. E é exatamente isso que a Marie Kondo propõem. Uma análise de felicidade.

Ela diz que nós não precisamos da maioria das coisas que guardamos, mas mesmo assim mantemos por acharmos que é necessário. Só que o efeito disso é uma sobrecarga, não apenas de espaço, mas também psicológica.

2. Deixe as coisas visíveis

Essa é outra dica valiosa! Ao invés de empilhar as roupas, utensílios de cozinha, livros, papelada, etc. A melhor opção é deixar tudo visível. Quando socamos essas coisas nos armários e gavetas acabamos esquecendo o que temos e até mesmo não usando o que fica lá no fundo da montanha de bagunça (quem nunca?).

Por isso que a melhor maneira de usar tudo o que temos, e para ser mais organizado, é deixar à mostra. Assim, sabemos exatamente o que precisamos usar antes de comprar algo novo.

3. Faça de uma vez

Organizar a tralha de casa é como tirar um curativo, precisa ser feito de uma vez e não aos poucos. Isso porque se você fizer aos poucos a propensão é ir desanimando e desistindo do objetivo. Por isso, quando for começar a arrumação não pare até ter concluído cada cantinho da casa. Uma boa ideia é fazer esse projeto da Marie Kondo durante as férias, quando se tem um tempo livre. 

4. Arrume por categorias e não por lugares

Ao invés de organizar quarto por quarto, Kondo recomenda centrar a arrumação em categorias. Por exemplo, roupa, tirar todas do armário e arruma-las todas de uma vez. Papéis, livros, objetos aleatórios, também e por aí vai.

5. Comece com as coisas fáceis.

Não se estresse logo de cara. Comece a arrumação pelos itens mais fáceis. Ao deixar os mais difíceis para o final você poderá melhorar aos poucos a suas habilidades para tomar decisões, e assim conseguirá ter mais clareza das suas prioridades e até achará o serviço mais simples.

Coloque a série na sua lista

Se você gostou do livro e já aplica as técnicas da Marie Kondo vai lá na Netflix para assistir a série. Agora, se você ainda não leu, não tem problema também! Você vai aprender muita coisa acompanhando a Marie em seu trabalho de ajudar pessoas a alcançarem o sucesso da organização pessoal.

Assim, ao assistir a série, esperamos que você também possa se sentir motivado a repensar sobre a sua vida, aquilo que você tem e como organiza o seu espaço. Afinal, viver em um ambiente organizado é uma maneira de ser mais feliz, produtivo e de alcançar seus objetivos.

Bóra tentar? Partiu maratona da organização![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Financeiro: 10 aplicativos que vão te ajudar a organizar as finanças pessoais

• 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar a sua rotina de estudos

• Como organizar uma rotina de estudos fazendo um curso a distância

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também