Blog do UNASP

Conheça 13 dicas para otimizar o tempo e tornar sua rotina mais leve

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

iStock_000031045570_Large

Veja, nesse post, 13 dicas para otimizar o tempo e tornar o seu dia mais produtivo e organizado.

Todavia, é verdade que nem sempre sobra tempo. E isso não está fácil para ninguém. Mas será que não vale a pena tentar organizar um pouco as coisas, trabalhar melhor e viver bem? Saber otimizar o tempo proporciona uma rotina mais leve. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga desenvolver melhor as suas atividades e, de quebra, cuidar da saúde física e mental. Quer testar?

1. Durma pelo menos 7 horas por dia

giphy4

Começando as nossas dicas de como otimizar o tempo com o sono! Então, é aí que tudo começa. Assim, dormir mal – e pouco – não afeta somente a rotina de trabalho. Mas afeta também os relacionamentos. Uma pesquisa mostrou que os brasileiros estão dormindo 6h30min por noite, o que representa 1h30min a menos do que há 20 anos. E quanto deveríamos dormir? Apesar de a resposta padrão ser “8 horas”, especialistas ainda discutem esse número. Porém, vários estudos já mostraram que dormir 7 horas é a quantidade ideal de sono. No entanto, cuidado: dormir demais também é prejudicial. Por isso, tente manter um padrão, como dormir sempre no mesmo horário e não variar muito as horas de sono.

2. Tome café da manhã

giphy3

Entretanto, provavelmente, sua avó já te disse isso. E os seus pais também. Mas eles estavam certos. Um estudo da Universidade de Harvard mostra que a primeira refeição do dia é realmente benéfica à saúde. Além disso, homens que pulam o café da manhã têm 27% a mais de chance de desenvolver doenças cardíacas. Atualmente, 20% da população acaba por pular essa refeição. Por isso, não seja uma dessas pessoas. Acorde meia hora mais cedo e prepare seu café da manhã. Mas não esqueça que ele precisa ser saudável, pois é necessário que você escolha alimentos de diversos grupos de alimentos. Entre eles, torradas integrais, creme vegetal, sucos, frutas, iogurtes ou leite. São alimentos como esses que vão te dar energia e nutrientes essenciais.

3. Tire 30 minutos para ver seu e-mail

Você dormiu o suficiente e tomou um bom café da manhã. Muito bem. Então, é hora de planejar o seu dia! Por isso, para otimizar o tempo, antes de iniciar a jornada de trabalho, reserve uns minutos para ver seu e-mail, responder mensagens, ler notícias e dar aquela bisbilhotada nas redes sociais. Assim, quando você começar a fazer as atividades do trabalho, não vai ficar arrumando desculpas pra se distrair – e demorar muito mais tempo do que precisaria, certo?

4. Não passe calor

Pouca gente sabe, mas a Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho determina a temperatura do ambiente de trabalho. Se você é funcionário de uma empresa que exige muito do seu intelecto, como laboratório, escritório, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, saiba que a temperatura precisa é entre 20ºC e 23ºC. Já o ISO 9241 recomenda entre 20ºC e 24ºC no verão e 23ºC a 26ºC graus no inverno. Ou seja, você não precisa nem DEVE passar calor. Se a empresa não seguir essa norma, converse com o seu gestor e explique que isso está afetando o seu desempenho.

5. Fique menos tempo no Facebook

giphy2

Para otimizar o tempo, se você seguiu a dica número 3, vai lidar melhor com essa. Tente conversar com os seus amigos, marcar encontros e ver o que está acontecendo naqueles 30 minutos que você reservou… para isso. Além do mais, uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan mostrou que quanto mais as pessoas ficam no Facebook, mais infelizes elas se tornam. E o pior: ficam também mais solitárias. Ah! e tem mais uma coisa: outro estudo, este da Universidade de Columbia e da Universidade de Pittsburgh, apontou que quem passa mais tempo no Facebook tende a comer e gastar mais. Isso porque quanto mais a pessoa se sente bem e quer mostrar isso pros amigos, mais esbanja sem necessidade.

6. Não trabalhe mais do que você deve

Essa até a legislação brasileira defende! De acordo com ela, a jornada normal de trabalho é de oito horas diárias e de 44 horas semanais. Por dia, o funcionário pode fazer até duas horas extras se houver um acordo com a empresa. Caso não tenha um acordo, pode-se recusar. Ou seja: não trabalhe mais do que 10 horas diárias! A gente sabe que não funciona bem assim, mas a ideia é você otimizar o tempo e controlar o seu horário para não só trabalhar – mas viver também.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

7. Dê uma pausa para relaxar

Não deveria, mas é comum ficar estressado. Por isso, tente não descontar isso nos colegas de trabalho. Se a atividade estiver exigindo muito de você, ou se você não estiver conseguindo desenvolvê-la, faça uma pausa de 20 minutos. Levante da cadeira e saia da empresa. Procure um jardim ou uma praça. Observe a movimentação. Respire fundo. Também é válido levar um livro e ler um capítulo. O importante é sair um pouco daquela pressão. Quando você voltar para o trabalho, vai estar um pouco mais tranquilo – e bem menos estressado(a).

8. Não faça interjornada

Outra dica importante para você otimizar o tempo. De acordo com o artigo 66 da CLT, entre duas jornadas de trabalho deve ter um intervalo mínimo de 11 horas consecutivas para descanso. Ou seja, se você saiu da empresa às 21h, só poderá começar a trabalhar às 8h da manhã seguinte. Esse é um direito seu!

9. Tome muita água

Segundo especialistas, a situação de sede já representa um início de desidratação. Então não chegue a esse ponto. Ao acordar, já beba um copo de água, afinal, você ficou um tempão sem ingerir líquido. Aquela história de que uma pessoa deve beber dois litros de água por dia é mito! As pessoas têm corpos diferentes e apresentam necessidades diferentes. Para saber quanto você deve beber por dia, é só multiplicar o seu peso por 35 (isso significa que é necessário ingerir 35 ml de líquidos para cada quilo de peso).

10. Encontre uma atividade física que te anime

Você sabe que é importante fazer exercícios físicos. Mas não é porque você não gosta de academia que tem que deixar de fazer atividade física. Pense nas coisas que você gosta. Curte correr? Andar de bicicleta? Andar de patins? Jogar tênis ou vôlei? Eleja três delas para testar. Então, crie uma rotina e tente descobrir qual te empolga mais. Depois disso, é só separar três dias da semana e fazer uma horinha dessa atividade que te satisfaz. Simples, né? Assim, o seu humor vai melhorar e aqueles quilinhos indesejados nunca vão aparecer. Claro que o ideal é ter um acompanhamento médico.

11. Leia um livro por mês

giphy

Não importa o gênero ou escritor. Muito menos o tamanho. O mais importante é que você leia! Isso vai te ajudar nas pequenas tarefas diárias. Vai te ajudar a conversar melhor com os amigos. Vai melhorar o seu vocabulário. Só tem coisas boas pra acrescentar na sua vida. Deixe 15 minutos por dia para isso. Aproveite o tempo no ônibus ou no metrô. Se você for um usuário de carro, leia antes de dormir – além de te ajudar a relaxar, vai melhorar o seu sono. Leia livro impresso ou livro digital. Porém leia!

Como uma instituição cristã, Adventista do Sétimo Dia, em que os princípios se baseiam nas instruções de Deus – para que possamos também ter uma vida repleta de saúde, prosperidade e muitas outras bênçãos – aconselhamos mais esses dois tópicos:

12. Alimentação saudável

giphy5

Aderir a uma alimentação saudável também é essencial para que o rendimento do dia a dia seja bem produtivo. E também contribui para otimizar o tempo. Por isso, evitar carnes vermelhas, salgadinhos e refrigerantes, por exemplo, já pode fazer uma grande diferença. Ellen White aconselha que “os que comem e trabalham com intemperança e irracionalidade, falam e agem irracionalmente. Um homem intemperante não pode ser um homem paciente. Não é necessário ingerir bebidas alcoólicas para ser intemperante. (…)do comer intemperante, do comer com demasiada frequência, do comer demais e alimentos ricos e não saudáveis, destrói a saudável ação dos órgãos digestivos, afeta o cérebro, perverte o juízo, impedindo o pensamento e a ação racionais, calmos, saudáveis”. Ellen G. White – Tesimonies for the Church 1: 618,619 (1867).

13. Comunhão com Deus

giphy6

Uma comunhão diária com Deus é fundamental para que todos os tópicos à cima, e muito mais, sejam realizados com sucesso. “Para alcançar a mais elevada norma de consecuções morais e intelectuais, é necessário sabedoria e força de Deus, e observar estrita temperança em todos os hábitos da vida”. Ellen G. White – The Review and Herald, 25 de Janeiro de 188.

Portanto, tente se esforçar para colocar em prática todos esses conselhos e você verá que sua vida terá um rendimento muito melhor em todos os aspectos.

Se você gostou dessas 13 dicas de como otimizar o tempo para ter uma rotina mais leve, continue acompanhando o nosso blog. Aqui, você vai encontrar diversos assuntos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Fonte: Brasil Post

 

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também