Blog do UNASP

Vencer é tudo? Losers, uma série sobre transformar a derrota em triunfo

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Em uma sociedade em que ganhar é tudo ou nada, como a derrota é encarada? Losers, uma série documental da Netflix, aborda o tema através da perspectiva de oito atletas que perderam em algum momento. Muitas lágrimas e lições resumem, às vezes perder é a melhor coisa que pode acontecer.

Em uma sociedade em que ganhar é tudo ou nada, como a derrota é encarada? Afinal, se um lado ganha o outro perde. Então, como seria contar a história do lado “menos interessante”, o lado perdedor? Será que existe algum benefício na derrota? A nova série da Netflix, Losers, aborda exatamente esse tema.

No esporte ganhar ou perder são duas realidades extremamente conflitantes. Todo profissional da área, seja o atleta, preparador físico ou treinador, precisam encarar a realidade da competição. No entanto, na maioria das vezes apenas o lado vencedor é colocado em evidência. É apenas sobre ganhar, ganhar e ganhar.

São os vencedores que recebem a glória, a valorização pelo seu esforço e o reconhecimento pelo grande público. E aí bate aquela dúvida, por que as histórias dos perdedores quase nunca são contadas? Losers é uma série documental que apresenta a história real de atletas que transformaram a tristeza da derrota em um grande triunfo. Tiraram o melhor das piores experiências.

Quem são os losers?

A série é separada em oito episódios, cada um deles com uma média de 20 a 40 minutos de duração. Em cada um dos episódios somos apresentados a uma história e à partir delas conhecemos um pouco mais sobre as derrotas, dramas e superação da equipe, treinadores e atletas. Em alguns casos a volta por cima aconteceu de maneira inesperada.

Um dos casos, por exemplo, é do ex-boxeador Michael Bentt, campeão dos pesos pesados que sofreu um terrível nocaute que resultou em um trauma cerebral que o obrigou a deixar as lutas. No entanto, após a sua recuperação ele seguiu o caminho mais inesperado, tornou-se estrela de Hollywood, atuando, produzindo e dirigindo filmes.

Outra história é sobre a inacreditável derrota da lenda do Curling Pat Ryan, no campeonato canadense de 1985. O resultado? Ryan usou a derrota para aperfeiçoar uma estratégia que mudou para sempre o esporte. Ah, mas eu não vou contar qual foi essa estratégia. Você vai precisar assistir a série! 😉 #semspoiler[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/4hFY6pDwTU4″ align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Perder é positivo?

Losers é uma série que trata de um tema muito delicado, que é, ser um perdedor. E todo nós passamos por uma derrota vez ou outra na vida, certo? Não precisamos estar necessariamente envolvidos com o esporte para perder em algo. Podemos ser derrotados na escola, nas nossas relações pessoais, no trabalho e até mesmo nas nossas aspirações. Por mais que nos esforcemos para dar o nosso melhor, cedo ou tarde caímos. E aí, o que fazer nessas horas?

Losers mostra que na vida todos nós vamos enfrentar um momento difícil, no entanto há maneiras de tirar o melhor dos nossos conflitos. Ou seja, o que é aparentemente uma tragédia pode ser um combustível poderoso que irá nos motivar a lutar por novas conquistas. E acima de tudo, não existem necessariamente perdedores. Existem pontos de vista, pontos de partida e aprendizados.

Lições que podemos aprender com a série

E para dar um gostinho dos episódios separei algumas das lições que mais me impactaram durante a série.

• O fracasso pode ser bom, se você encarar do jeito certo. Use-o como forma de motivação para você galgar os seus objetivos.

Por exemplo, não conseguiu passar no vestibular para o curso que você queria? Não desista! Use essa derrota para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, estude mais, se esforce mais. O resultado pode ser uma nota épica e a tão sonhada vaga na faculdade dos seus sonhos!

Vencer é, em boa parte, resultado de disciplina. Não adianta enfrentar as provas sem estar preparado. Portanto, nunca entre em um desafio sem saber o que você está fazendo.

• Nem sempre o mundo será justo, fato. Algumas vezes você sofrerá injustiças por conta da sua raça, crenças, estilo de vida e até mesmo por não fazer parte de um “grupo seleto”.

Infelizmente isso acontece com frequência. Nem sempre o melhor vence, por mais que você se esforce. Sem dúvida essa é uma situação desagradável, no entanto tire o melhor proveito disso. É preciso um bocado de garra, mas prove o quão bom você pode ser pelos seus próprios méritos. E se não der certo, bem, procure um lugar e pessoas que valorizem o seu esforço.

• Use o seu erro para encontrar uma solução. Isso mesmo! Quando erramos temos a propensão de ficarmos desanimados e cheios de remorso. Ah, e se eu tivesse feito diferente? Exatamente! E se você tivesse feito diferente? Use essa pergunta para encontrar uma solução ou lição para os seus erros.

Para concluir

Não foque tanto nos outros. Muitas vezes deixamos de perceber o nosso avanço porque estamos nos comparando às demais pessoas. Bem, nem sempre é possível chegar aos trinta sendo dono de uma empresa que fatura milhões. Apesar disso, você não é necessariamente um perdedor, certo?

Nossas histórias são diferentes. Por isso, acima de tudo, você precisa reconhecer o seu valor. Foque nos seus talentos e qualidades. Essa é a sua vida, a sua história, os seus sonhos, as suas derrotas. Saiba usá-los a seu favor.

E aí, você tem alguma história de derrota que te ensinou boas lições? Conta aí nos comentários! Vamos gostar de compartilhar experiências com vocês.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 13 filmes incríveis sobre mulheres reais para se inspirar

• 07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria

• The Bad Kids, documentário mostra o cotidiano de uma escola alternativa

• Filmes e documentários para estudar Filosofia e Sociologia para o Enem

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também