Blog do UNASP

Língua Portuguesa: principais temas que caem no vestibular e Enem

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Língua Portuguesa é uma matéria importantíssima nos vestibulares. Por isso, saber os assuntos que podem ser citados nas provas é fundamental. Veja quais são os temas que caem nas provas com mais frequência. 

Se você acha que está livre de estudar com afinco a Língua Portuguesa, só porque ela é a sua língua nativa, você está muito enganado! Afinal, saber o coloquial e como se comunicar através de um idioma, não significa que você saiba todas as regras gramáticas e forma de usá-lo. Daí surge a necessidade de estudar, mesmo sendo um idioma muito familiar, como por exemplo a nossa Língua Portuguesa. Até porque, provavelmente você já deve saber, que essa matéria tem um peso enorme nos vestibulares e também no Enem. Portanto, estude!

Mesmo que pareça difícil, e sim é um idioma complicado, ainda é possível conseguir um bom resultado e ter um desempenho incrível. Mas para isso acontecer é preciso estudar bastante e conhecer ao máximo os temas que podem cair na prova.

Portanto, para dar aquela ajudinha básica, listamos alguns dos assuntos que geralmente caem nas provas. Já falamos aqui (em outro post) de forma geral quais são alguns dos temas mais comuns em vestibulares quando pensamos em Língua Portuguesa, lembra? Se não lembra, a gente reforça logo a seguir. É só continuar lendo esse post. 😉

Língua Portuguesa

Gramática:

  • Concordância nominal e verbal;
  • Conjugação e uso dos tempos e modos verbais;
  • Elementos de coesão; relações entre orações;
  • Emprego de pronomes relativos;
  • Emprego e valor semântico de elementos coesivos (sobretudo pronomes e conjunções);
  • Figuras de linguagem;
  • Mecanismos de seleção de combinação de palavras;
  • Regência verbal;
  • Semântica: o significado das palavras em contexto;
  • Termos essenciais da oração: sujeito e predicado.

Interpretação de texto:

  • Descrição de fatos linguísticos em contexto, sua função para construir sentidos e efeitos de sentido;
  • Interpretação textual;
  • Leitura silenciosa e interpretativa;
  • Paráfrase ou tradução de sentido;
  • Relações entre textos (verbais e visuais, temáticos e figurativos).

Literatura:

  • Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, João CAbral de Melo Neto, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
  • Realismo: Eça de Queirós e Machado de Assis.
  • Romantismo: Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Almeida Garrett.

No entanto, também é possível aprofundar ainda mais estas áreas. A seguir, listamos 4 temas abrangentes em Matemática para você estudar praticar. Veja só![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Interpretação de textos

Você é bom nisso? As questões com interpretação de textos estão presentes em todas as áreas do conhecimento na prova do Enem e em outros vestibulares.

Muitas vezes, o próprio enunciado de uma questão possui a informação necessária para você respondê-la. Outras vezes, o entendimento de gráficos, infográficos e figuras, em geral, também são fundamentais para a resposta.

Por isso, saiba que a interpretação também se dá não pelo que se lê, mas também pelo que se vê. Então, saiba mais sobre a interpretação de textos não verbais e a interpretação de gráficos. A compreensão e interpretação da linguagem não literal é muito importante.

Variação Linguística

A Linguística é o estudo da Linguagem como ciência, estando ou não relacionada à norma culta da Língua Portuguesa. O Português do Brasil é um idioma rico em variedades. Vocabulários específicos e variantes linguísticas existem em cada grupo social e Estado do Brasil.

Sendo assim, a linguagem oral tem inúmeras variações em relação à norma culta da Língua Portuguesa. Ou seja, elas fazem com que o discurso seja adequado a um público específico, e são um assunto importante para o Enem. Dentro de linguística, também estão os assuntos de morfologia, sintaxe e semântica.

Estrutura Textual e Análise de Discurso

A análise do discurso visa a compreender a estrutura textual e a partir disso entender a construção do texto. Dessa foram, isso é frequentemente cobrado no Enem e é importante entender diferentes tipos textuais bem como o contexto político-social no qual o texto foi desenvolvido.

Gêneros textuais

Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura. Elas variam de acordo com a função social do texto. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo tem a função de convencer sobre um posicionamento. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Então, estar atento ao enunciado e objetivo da pergunta é necessário!

Alguns desses tópicos foram retirados do site Geekie Games.

Gostou das dicas?

Se você estava na dúvida sobre quais assuntos estudar na disciplina de Língua Portuguesa, agora já sabe. Isso significa que a partir de desse momento, fica a seu critério se preparar melhor ou não para a prova que pode mudar seu destino e planos.

Ou seja, mesmo que você não goste, tire um tempo para estudar e busque aprender para que tenha um bom rendimento e desempenho no vestibular. Por isso, uma dica é montar grupos de estudos; também peça ajuda aos professores para se preparar da melhor forma.

Então, se você já fez algum vestibular, conte aqui nos comentários como estava a parte da prova na disciplina de Língua Portuguesa. O que você achou? Caiu algum dos temas citados no post?

Bons e estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Matemática: quais são os principais temas que caem no vestibular e Enem

• Química: quais são os principais temas que caem no vestibular e Enem

• História: quais são os principais temas que caem no vestibular?

• Vestibular: quais são as melhores estratégias para fazer a prova?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também