Blog do UNASP

Ligação para o centro de prevenção ao suicídio, veja como fazer

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Muitas vezes falar pode salvar a sua vida e aliviar o fardo. Entenda como funciona a ligação para o CVV. 

Falar pode curar. Durante o setembro amarelo a gente costuma dar um enfoque especial na causa da prevenção ao suicídio e entendimento das doenças emocionais. E um dos ponto que recebeu foco foi o “Centro de Valorização da Vida”, mais conhecido como CVV. Isto porque este funciona semelhantemente a um pronto-socorro para as questões da alma. Ou seja, é possível conseguir ajudar a aliviar as dores “do coração”, e até mesmo evitar um suicídio, em qualquer horário, dia e momento. E hoje a gente vai falar um pouco sobre como funciona a ligação para o mesmo. 

O que é o CVV? 

O CVV é uma organização sem fins lucrativos, filantrópica, que presta serviço e apoio emocional através de voluntários, de forma gratuita e com total sigilo. Além disso, atua também como prevenção ao suicídio. Apesar de a temática ser mais difundida atualmente, o Centro de Valorização da Vida existe desde de 1962, fundada em São Paulo, e reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 1973. 

Os atendimentos são realizados através do número 188 que fica disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia. Todavia, para aqueles que preferem escrever, o CVV conta hoje com o chat e email. Fora isto, é igualmente possível receber esse apoio pessoalmente em algum dos postos de atendimento que funcionam em horário comercial. Basta entrar no site (aqui) para obter todas as informações citadas anteriormente e também a localização do posto em seu estado.  [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A ligação é feita de forma simples e rápida. Basta discar 188 de qualquer telefone e esperar pelo atendimento de um voluntário. Como mencionado acima, o atendimento é gratuito.

Isso mesmo! Você pode ligar de qualquer lugar do Brasil a qualquer hora e passar quanto tempo precisar na linha que não será cobrado nem uma mínima tarifa por isso.

Você pode estar se perguntando se desabafar com um estranho durante uma ligação seria seguro. E a gente responde que sim! Os voluntário e todo o Centro de Valorização da Vida são preparados para fazerem este atendimento de forma sigilosa e acolhedora. Ou seja, pode soltar o verbo sem medo que ninguém vai revelar nadica do que você disser. Acredite, está seguro! 

“Posso ligar apenas quando pensar em cometer suicídio?”

Não. A ligação para o Centro de Valorização da Vida pode ocorrer por diversos motivos. Se você estiver angustiado por algo, pode ligar. Se acabou de perder um ente querido ou quem sabe aquele animalzinho tão amado de estimação, pode ligar também.

Se está com pensamentos negativos, insegurança, confusão, medo de algo, ansioso… enfim, por diversos motivos. Inclusive, se você estiver se sentindo feliz por algo e quiser compartilhar, é só discar. O 188 é para qualquer um que queira e precise conversar sem medo de ser julgado pelo ouvinte. 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também