Blog do UNASP

Liderança é um talento natural ou pode ser desenvolvido?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

É possível aprender a liderar? O que é ser um bom líder? Veja alguns benefícios da liderança, não apenas para a sua carreira, como também para a vida pessoal. 

Imagine uma empresa, agora imagine que posteriormente os funcionários comecem a fazer o que bem entendem. Os prazos não existem, não há delimitação de funções, nem definição de projetos e metas que precisam ser alcançadas. Pense que neste lugar, talvez por conta da desorganização gerada, a cada dia as pessoas passam a ficar desmotivadas, já que não existe “algo” ou “alguém” que os puxe para além da sua zona de conforto. Em suma, falta liderança.

E assim, pouco a pouco, os funcionários perdem a sede e motivação, ora de produzir algo necessário e que despertaria o ânimo novamente, outrora de até mesmo chegar ao local de trabalho. Conseguiu imaginar esse caos? E os rostos das pessoas após tanto tempo nisso? Bagunçado e desmotivador, não é mesmo? É assim, ou ao menos parecido, que um lugar sem um líder se parece.

Você sabe o que é liderança?

Liderar, liderança e líder são palavras muito comuns atualmente. Todos os dias temos contato com alguma delas, talvez por necessidade do mercado, ou quem sabe das pessoas quererem possuir este adjetivo. Em contraste, muitas pessoas não compreendem o que realmente é liderar e o “porquê” ou como essa qualidade é importante e pode auxiliar na vida em geral, principalmente na carreira.

Mas afinal, o que realmente ser um líder? É possível aprender a liderar?

O que é liderança?

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, “líder” é ser o “chefe” e/ou aquele que influencia e coordena as pessoas. Olhando para a palavra em outras traduções linguísticas podemos ver alguns significados como “condutor”, por exemplo.

Tendo isto em vista, o líder nada mais e do que aquele que possui o poder de comandar e conduzir algo, entendendo e influenciando pessoas, motivando-as a seguir em direção a um objetivo. E liderança é todo este ato de ser o condutor de positivas mentalidades e comportamentos que gerem algum resultado.

Há 3 categorias de líder:

  • Autoritário: Aquele que decide por conta própria e apresenta ao grupo já para a execução;
  • Democrático: Aqui o líder abre as ideias para discussões com o grupo, permitindo que sejam decididas as tarefas e membros que irão executar. Neste passo ele está na posição de mediador e observador das decisões tomadas em conjunto;
  • Liberal: Este tipo de líder participa de forma muito mínima nas discussões e decisões.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por quê aprender a liderar?

Pensando no sentido mercadológico e organizacional, liderança pode ser um ponto chave para alavancar o profissional e elevar seu valor de mercado em comparação aos outros. Umas vez que, como líder, será responsável e capaz de gerar um bom ambiente de trabalho saudável e organizado, auxiliar no momento de traçar os caminhos para as metas serem atingidas, garantir bons resultados, satisfação e empenho. Que empresa não gostaria de contratar alguém que proporcionasse isso?


Entretanto, caso haja em sua mente que a imagem de um líder seria aquele homem com terno e gravata, o executivo, gostaria de te mostrar que essa é uma habilidade que vai além de gênero, condição social e vestimenta. A própria palavra “líder”, por exemplo,  é um substantivo feminino e masculino, de acordo com o dicionário. Podemos ver na história que houve e que está sendo escrita atualmente, grandes líderes como: Nelson Mandela, Oprah Winfrey, Katharine Graham, Abraham Lincoln, Margaret Thatcher, Mahatma Gandhi, e a imensa lista continua, na qual também pode conter você.

É possível desenvolver liderança?

É importante relembrar que o ser humano é capaz de aderir e aprender para si diversas características, das quais liderança não estaria de fora. Bem verdade que essa característica pode surgir de forma natural, como os tão conhecidos “líderes natos”, mas também pode ser adquirida através de estudos e aplicação de técnicas. Atualmente já existem diversos cursos, pós-graduações e MBAs que trabalham a gestão de pessoas, projetos e a liderança.

Como, por exemplo, os oferecidos pelo Unasp, através de cursos sobre o assunto quando o aluno ainda está na graduação (independentemente da área de estudo), e também para  você que quer se especializar e alavancar sua posição mercadológica, em forma de MBA. Para saber mais clique aqui.   

Portanto, para concluir, é importante reforçar que liderar não se trata de chefiar apenas, mas de gerir e influenciar. Um líder conduz e motiva pessoas. Um ótimo líder desperta nos outros a vontade de fazer a diferença, além de trazer resultados.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também