Blog do Unasp

Indústria 4.0: o que é e as suas influências no mercado

A quarta revolução industrial já chegou! Você sabe o que é a indústria 4.0 e como ela está mudando o mercado?  

Indústria 4.0, você sabe o que é isso? Por mais que você não a conheça por nome, ela ocupa um espaço grande em nossas vidas e semelhantemente nas empresas industriais. Além disso, ela é responsável também pelo nascimento de muitas das profissões que agora são ditas como “as do futuro”. Vamos conversar um pouco mais sobre o tema?

O que é indústria 4.0?

Igualmente conhecida como a quarta revolução industrial, esta é uma expressão que abriga todas as atualizações e avanços tecnológicos ocorridos na área da indústria. Já conhecemos as questões de automação, e a robótica não mais nos impressiona tanto. Contudo, a questão da indústria 4.0 é que além de executar, as máquinas passarão a pensar e comunicar-se entre si. 

Toda a ideia é que a questão da manufatura seja, além da substituição de mãos por máquinas, capaz de ter questões mais complexas resolvidas pela tecnologia da informação junto a automação. Como por exemplo as questões de virtualização, que permitem o monitoramento da empresa graças a sensores em toda a planta que reproduz virtualmente uma cópia inteligente da fábrica. Ou ainda a identificação e solução de problemas feitas pelos softwares. 

E, por se tratar de uma revolução, não está relacionado a algo pequeno, mas à uma grande mudança em escala mundial. Por essa razão ela demora para se consolidar por completo, mas podemos ver sua presença em alguns pontos principais: 

1. Big data

A quantidade imensa de dados que é coletada e armazenada diariamente na rede, é uma das características usadas para se referir ao avanço atual da tecnologia. Com toda essa informação, é possível para as máquinas “aprenderem” a trabalhar com mais eficiência. 

2. Internet das coisas

Também entendida como a comunicação entre as máquinas, é a forma que estas se integram sem a presença manual do Homem. Essa hiperconectividade auxilia na melhoria dos objetos ligados a uma mesma rede, e isto faz as máquinas trabalharem em mais de uma coisa ao mesmo tempo. 

3. Inteligência artificial 

A junção dos tópicos acima são essenciais para que haja a inteligência artificial. Ou seja, a máquina pensa e toma decisões sem a interferência humana. E isso faz fábrica dar seus primeiros passos na atualização e quarta revolução industrial. 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Influência no mercado 

Atualmente, qualquer empresa que queira crescer dentro do mercado precisa estar em contato com a tecnologia e a inovação. Ou seja, precisa fazer parte da indústria 4.0, e isto gera diversas mudanças no mercado, principalmente em relação ao funcionamento e existência de algumas áreas de atuação.

Para aqueles que gerem empresas, faz-se cada vez mais necessário possuir conhecimento ao menos para compreender todo esse novo universo. Igualmente, para os atuais trabalhadores ou futuros empregados, é preciso estar de olho no novo funcionamento das coisas e se adaptar a mesma. 

Como se beneficiar disso?

Como toda mudança, esta traz consequências boas e ruins, principalmente na questão dos empregos. Por um lado vemos a diminuição da contratação de certas mãos de obra que já não são mais essenciais, uma vez que a própria máquina pensa e executa. Todavia nasce a necessidade de especialistas nas áreas da tecnologia, afinal, apesar de conseguir pensar e executar sozinha, alguém precisa projetar e ensinar a máquina a fazer isso. 

Como dito em um poster anterior, o mercado da tecnologia está em um aquecimento constante e esta é a hora de você que se encaixa no perfil e gosta da área se jogar. E para você que não quer ficar para trás e precisa se atualizar, há também a oportunidade. Para ambas as formas, uma boa maneira de conquistar isso  é fazendo alguma especialização na área. Como um MBA, que costuma durar menos tempo que algumas pós-graduações, e te passa aquilo que precisa para compreender e executar. 

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!