Blog do UNASP

Indústria 4.0: o que é e as suas influências no mercado

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A quarta revolução industrial já chegou! Você sabe o que é a indústria 4.0 e como ela está mudando o mercado?  

Indústria 4.0, você sabe o que é isso? Por mais que você não a conheça por nome, ela ocupa um espaço grande em nossas vidas e semelhantemente nas empresas industriais. Além disso, ela é responsável também pelo nascimento de muitas das profissões que agora são ditas como “as do futuro”. Vamos conversar um pouco mais sobre o tema?

O que é indústria 4.0?

Igualmente conhecida como a quarta revolução industrial, esta é uma expressão que abriga todas as atualizações e avanços tecnológicos ocorridos na área da indústria. Já conhecemos as questões de automação, e a robótica não mais nos impressiona tanto. Contudo, a questão da indústria 4.0 é que além de executar, as máquinas passarão a pensar e comunicar-se entre si. 

Toda a ideia é que a questão da manufatura seja, além da substituição de mãos por máquinas, capaz de ter questões mais complexas resolvidas pela tecnologia da informação junto a automação. Como por exemplo as questões de virtualização, que permitem o monitoramento da empresa graças a sensores em toda a planta que reproduz virtualmente uma cópia inteligente da fábrica. Ou ainda a identificação e solução de problemas feitas pelos softwares. 

E, por se tratar de uma revolução, não está relacionado a algo pequeno, mas à uma grande mudança em escala mundial. Por essa razão ela demora para se consolidar por completo, mas podemos ver sua presença em alguns pontos principais: 

1. Big data

A quantidade imensa de dados que é coletada e armazenada diariamente na rede, é uma das características usadas para se referir ao avanço atual da tecnologia. Com toda essa informação, é possível para as máquinas “aprenderem” a trabalhar com mais eficiência. 

2. Internet das coisas

Também entendida como a comunicação entre as máquinas, é a forma que estas se integram sem a presença manual do Homem. Essa hiperconectividade auxilia na melhoria dos objetos ligados a uma mesma rede, e isto faz as máquinas trabalharem em mais de uma coisa ao mesmo tempo. 

3. Inteligência artificial 

A junção dos tópicos acima são essenciais para que haja a inteligência artificial. Ou seja, a máquina pensa e toma decisões sem a interferência humana. E isso faz fábrica dar seus primeiros passos na atualização e quarta revolução industrial. 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Influência no mercado 

Atualmente, qualquer empresa que queira crescer dentro do mercado precisa estar em contato com a tecnologia e a inovação. Ou seja, precisa fazer parte da indústria 4.0, e isto gera diversas mudanças no mercado, principalmente em relação ao funcionamento e existência de algumas áreas de atuação.

Para aqueles que gerem empresas, faz-se cada vez mais necessário possuir conhecimento ao menos para compreender todo esse novo universo. Igualmente, para os atuais trabalhadores ou futuros empregados, é preciso estar de olho no novo funcionamento das coisas e se adaptar a mesma. 

Como se beneficiar disso?

Como toda mudança, esta traz consequências boas e ruins, principalmente na questão dos empregos. Por um lado vemos a diminuição da contratação de certas mãos de obra que já não são mais essenciais, uma vez que a própria máquina pensa e executa. Todavia nasce a necessidade de especialistas nas áreas da tecnologia, afinal, apesar de conseguir pensar e executar sozinha, alguém precisa projetar e ensinar a máquina a fazer isso. 

Como dito em um poster anterior, o mercado da tecnologia está em um aquecimento constante e esta é a hora de você que se encaixa no perfil e gosta da área se jogar. E para você que não quer ficar para trás e precisa se atualizar, há também a oportunidade. Para ambas as formas, uma boa maneira de conquistar isso  é fazendo alguma especialização na área. Como um MBA, que costuma durar menos tempo que algumas pós-graduações, e te passa aquilo que precisa para compreender e executar. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também