Blog do UNASP

Qual é a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

As normas de segurança do trabalho visam proteger os trabalhadores, as empresas e consequentemente, a sociedade. Entenda a importância dessa área.

Você já deve ter visto, presenciado ou até mesmo estado no lugar de milhões de trabalhadores que trabalham em condições precárias. Falta de equipamentos adequados, atuação em áreas de risco e anulação de cuidados básicos; são alguns dos perrengues que muitas pessoas passam para poder sobreviver. E é nesse contexto que a segurança do trabalho se faz necessária. 

Embora seja uma realidade, não é certo e nem justo, que pessoas passem por situações de risco que possam lhe custar a vida (no contexto do trabalho). Por isso que entra em cena a segurança do trabalho, que trabalha em prol da promoção, prevenção e preservação da integridade física e saúde dos trabalhadores.

Surgimento da segurança do trabalho

A revolução industrial foi o ponta pé inicial para o surgimento das indústrias, fábricas e espaços de trabalho duro e sem qualquer segurança. Além disso, o trabalho se tornou mais perigoso e acidentes eram cada vez mais comuns. Então, como medida de prevenção, algumas iniciativas públicas e privadas criaram mecanismos para resguardar os trabalhadores dos males.

Já no Brasil, a segurança do trabalho enquanto prática legal, iniciou de forma oficial a partir de 1921, quando foi criada a inspeção do trabalho. Foi lá na década de 30, na era Vargas, que foi instruído o Departamento Nacional do Trabalho. Dentre das várias atribuições também tinha a defesa de condições adequadas para os trabalhadores urbanos e rurais.

Crescimento exponencial 

Na mesma velocidade que as inovações tecnológicas e as descobertas do bem-estar vão crescendo, cresce também a consciência sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho. Ou seja, o mundo está entendendo o quão imprescindível é essa área. Além de como ela influencia a produtividade e as relações entre as pessoas.

Se pararmos para analisar, ainda há muitos dados que apontam sobre os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho. Daí que surge a importância da área de segurança do trabalho. O que torna o mercado mais aberto à valorização da qualidade de vida no ambiente laboral. Tornando-se uma boa oportunidade para os profissionais da área. 

Sendo assim, a consciência sobre a importância da qualidade de vida no trabalho, tornou a formação de profissionais especialistas neste segmento imprescindível. Então, aqui entram, não apenas a segurança em si como também a prevenção de riscos de acidentes; a boa relação com o meio ambiente; a redução de doenças laborais e muito mais.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Importância da segurança do trabalho

As normas da segurança do trabalho foram criadas para preservar a vida. Por isso que toda a normativa envolvendo a segurança do trabalho, investimentos, comissões e demais ações, são para garantir a integridade física e mental do trabalhador.

Além disso, é importante entender que os impactos gerados pela implementação das técnicas de segurança do trabalho, alcançam a todos, mesmo que indiretamente.

Por exemplo, uma sociedade que possui um número excessivo de acidentes de trabalho tem uma série de consequências negativas. Dentre elas, menos leitos disponíveis nos hospitais, maior concessão de benefícios previdenciários e redução da população economicamente ativa. Além da queda na produção das empresas, entre outros.

Dessa forma, a importância da segurança do trabalho para a sociedade é tão intrínseca quanto a sua importância para o trabalhador e para a empresa. Ou seja, a valorização e a eficácia da legislação trabalhista dependem de uma sociedade ativa e consciente de seus direitos e deveres. Assim, o desenvolvimento dessa sociedade evolui a partir do cumprimento das normas, inclusive aquelas referentes à segurança do trabalho.

Pós em Engenharia de Segurança do Trabalho

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é uma especialização de modalidade tipo lato sensu, ou seja, está voltada para as áreas técnicas. Assim, é explorado mais o conhecimento prático, sendo extremamente voltado ao que o mercado de trabalho procura e exige. 

De forma geral o curso tem como objetivo formar profissionais especializados, fornecendo uma visão sistêmica e integrada das áreas do conhecimento relacionadas à segurança, medicina e higiene do trabalho.

Além disso, também é objetivo do cursos formar profissionais com alto desempenho na prevenção de danos à pessoa. Além de danos à propriedade, danos à imagem corporativa e danos ao meio ambiente intramuros e extramuros da empresa.

Algumas disciplina presentes no curso são:

  • Proteção ao Meio Ambiente;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Prevenção e Controle dos Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações;
  • Proteção Contra Incêndios e Explosões;
  • O Ambiente e as Doenças do Trabalho;
  • Ergonomia;
  • Higiene do Trabalho;
  • Qualidade Total e Controle Estatístico de Processos;
  • Segurança em Transportes e Planificação de Emergências, dentre outras.

Formados, os profissionais devem entender dos processos em todas as áreas abordadas durante o curso. Por exemplo, desde o trabalho manual até os de complexidade tecnológica para poderem fazer com que essa preocupação de segurança evolua em todos os segmentos.

Portanto, eles devem saber diagnosticar problemas, prever e mensurar os riscos. Além disso, é responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho avaliar os resultados das mudanças de processos. E também, implementar  mudanças necessárias para garantir a qualidade de vida do trabalhador.

O Curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, é um tremendo diferencial para o profissional engenheiro O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como a pós-graduação pode reposicionar você no mercado de trabalho

• Queimaduras: conheça essa área da Pós em Enfermagem e Dermatologia

• Como funciona a área de Treinamento Físico Personalizado?

• O mercado de trabalho possui preconceito com o diploma EAD?[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também