Blog do UNASP

A importância do especialista no mercado da Engenharia Civil

Você, engenheiro, se vê atuando em outras áreas da Engenharia Civil? Pensa em trabalhar de outras formas que vão além das fundações?

Bem, o engenheiro civil é o responsável por projetar, gerenciar e executar grandes e pequenas obras dentro do seu gosto pessoal e das possibilidades do mercado. Toda a supervisão de cada etapa de uma construção deve passar pelo crivo do engenheiro.

É durante a graduação que o profissional é preparado para atuar desde o gerenciamento até a mão na massa. As aulas são focadas em eletricidade, hidráulica, acabamento, solo, saneamento etc.

Para o estudante que está pensando em fazer vestibular em engenharia civil — e até mesmo para quem já está cursando — é importante analisar o perfil, o mercado e as diferentes áreas que o engenheiro pode atuar. Por isso, antes de tudo é preciso se formar em uma graduação num instituto de renome.

O perfil profissional do Engenheiro Civil

O perfil do profissional de engenharia civil exigirá muita habilidade com números (lembre-se que um engenheiro calculista, por exemplo, precisa ir além do software ou da calculadora), facilidade com tecnologia, sabe lidar com pressão, proatividade, ser uma pessoa comunicativa. Isso porquê o engenheiro precisa lidar com diferentes equipes dentro de uma obra: do contratante aos operários. Sendo assim, um espírito de liderança é essencial para manter um projeto alinhado.

“Um leque de oportunidades para o Engenheiro”, será?

De fato, a Engenharia Civil é um dos ramos de engenharia que mais necessita de especialização devido a amplitude da profissão/ função. É ele quem vai cuidar desde o planejamento até a execução final de uma obra, independentemente do tamanho dela.

Por isso, é responsável por: fazer os projetos de construção e/ou reforma de estradas, casas, prédios e todo tipo de construção; avaliar obras em andamento em relação aos aspectos técnicos; calcular dimensões e material necessário para a obra; monitorar e verificar condições de segurança; seguir as leis de edificação e elaborar relatórios gerenciais; prestar consultoria no setor de construção civil; desenhar e criar fluxo de saneamento básico.

Para além da construção civil, o mercado de trabalho em engenharia civil permite que o profissional atue em cargos administrativos, como gestão de projetos e de pessoas. Em outras palavras, o engenheiro é um especialista versátil, o que acaba abrindo ainda mais o leque de oportunidades.

É por isso que uma pós-graduação pode ser tão útil a este profissional. As oportunidades aparecem de norte a sul. Muitas vagas, por exemplo, são oferecidas diretamente em empresas no exterior, ou multinacionais instaladas nas principais capitais do Brasil.  

Para isso, além do inglês fluente e um bom currículo, de preferência nesse mesmo idioma, o engenheiro civil deve estar preparado para lidar com uma cultura diferente (apesar de que, em questões técnicas, os cursos brasileiros são bem completos).

Atualmente, com as perspectivas positivas, o mercado de engenharia civil deve voltar a se consolidar entre os mais promissores no Brasil.

O mercado da Engenharia Civil

Além da construção em si, o engenheiro precisa ser um bom líder, saber gerenciar funções e tarefas, lidar com as tecnologias da informação, saindo da sua zona de conforto para áreas administrativas, da mesma forma que a inovação é a principal tendência do mercado de trabalho como um todo.

Todos os dias novas tecnologias aparecem, novos métodos são testados e os processos evoluem. Com isso, o engenheiro passa a trabalhar com ferramentas modernas, como drones, impressão 3D, tijolos inteligentes, sensores de análise para monitorar canteiros de obras. Se você está na graduação, ou mesmo quem já está no mercado há anos, pode adaptar sua atuação por meio de especializações.

Quem está começando a faculdade de Engenharia Civil tem um contato diferente com quem precisa se especializar e se capacitar, o que também é necessário para não ficar para trás.

É muito importante estar atento. Você pode ser um geotécnico ou um engenheiro calculista há anos e não saber todos os detalhes que envolvem o processo, mas lembre-se que muitas são as ofertas de estudos no mercado e muito pouco sobre a qualidade das mesmas.

O UNASP possui muitas especializações e MBAs a disposição para a área, o que pode lhe proporcionar networking, conceitos e outras possibilidades para que você se torne um especialista em uma área e assim, atender uma demanda muito alta do mercado.

Entre em www.unasp.br e busque em Pós-Graduação o melhor curso para a especialização que você deseja.

Boa sorte!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]