Blog do Unasp

Não tenho mais idade para estudar. Será mesmo?

Quem foi que disse que existe idade para estudar? O Ensino a Distância (EaD) veio para facilitar a vida das pessoas que não podem sair de casa ou não têm tempo para se dedicar a um curso presencial. Veja essas dicas para começar os estudos de onde você estiver.

Comumente, os jovens buscam por esse tipo de aprendizagem, mas pouco se fala sobre os idosos que também querem aprender. Geralmente é um grupo excluído socialmente, mas que igualmente aos jovens pode se beneficiar dos recursos do Ensino a Distância. Por isso preparamos 7 dicas para você que pensa que o tempo é seu pior inimigo quando o assunto é estudar.

1. Voltar à ativa:

Uma pessoa que trabalhou a vida inteira e já está aposentada, por exemplo, pode voltar a estudar com o EaD, seja aprendendo um idioma ou qualquer outro curso da preferência. Essa é uma das vantagens de EaD para idosos, muito importante para o desenvolvimento pessoal desse grupo que deseja permanecer ativo, se auto afirmar e se sentir capaz de continuar aprendendo.

2. Cuidar da saúde mental:

Uma das vantagens de EaD para idosos é o fato de auxiliar no fortalecimento dos processos cognitivos, ou seja, melhorar as atividades cerebrais quando os alunos resolvem exercícios, leem textos das aulas e os interpretam, o cérebro adora desafios.

3. Acesso a novas tecnologias e inclusão digital:

Quando os idosos utilizam as plataformas de estudo como internet, vídeos, chat, e-mail etc., eles ficam mais próximos da tecnologia, o que ensejará maior acolhimento dessas pessoas e o sentimento de pertencer à nossa sociedade digital.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4. Cursos de baixo custo:

Fazer um curso online pode ser uma das vantagens de EaD para idosos por conta de custos baixos. Estamos falando de um grupo que geralmente não está ativo economicamente e, às vezes, com apenas uma única fonte de renda, por isso, pode ser uma saída, já que no ensino online se economiza em transporte, taxas, materiais físicos etc.

5. Atualizar-se e reingressar no mercado de trabalho:

Entre as vantagens de EaD para idosos disponíveis existe aquela para quem quer se recolocar no mercado de trabalho e, por meio de um curso online, aprimorar-se.

6. Facilidade de acesso:

Tendo acesso apenas à internet, uma pessoa já consegue iniciar suas aulas normalmente. Para idosos, que às vezes preocupam a família saindo sozinhos, o EaD pode ser uma facilidade e solução.

7. Satisfação por se tornar independente:

Idosos que se sintam muito dependentes de outras pessoas, podem se sentir independentes ao iniciar um novo curso online.  Dedicar-se a uma atividade de aprendizagem pode trazer mais segurança e felicidade de trilhar seu próprio caminho sem precisar da ajuda de outras pessoas.  A autonomia faz bem para qualquer pessoa independente da idade.

Essas foram algumas vantagens de EaD para idosos, e, acima de tudo, é interessante observar que esse grupo deveria ter mais inclusão na sociedade.  Você conhece outros benefícios? Compartilhe seu comentário aqui em baixo! Até a próxima.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!