Blog do Unasp

Governo Federal disponibiliza gratuitamente acesso a eventos culturais e viagens interestaduais para estudantes.

Sabia que você pode viajar, visitar museus e outros eventos culturais pagando a metade do preço, ou melhor, talvez de graça? Se você é estudante e possuí uma renda familiar de até dois salários mínimos, saiba que já é possível garantir esse benefício!

O ID Jovem, também conhecido por Identidade de Jovem, é um documento no qual possibilita o acesso a jovens entre 15 e 29 anos pagando apenas meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, ele também pode conceder vagas gratuitas e/ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual, ou seja, de estado a estado, de acordo com o Decreto 8.537/2015. Ele também é destinado às pessoas pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único, esse serviço funciona com o uso de um documento virtual através da leitura do código QR.

Aqui no Unasp o Jonathan Belmiro, 20, aluno do primeiro ano de Publicidade e Propaganda já garantiu o dele. Ele possui o cadastro no ID Jovem desde julho deste ano. Ele explicou pra gente que foi necessário esperar um mês de cadastro para então começar a utilizar o aplicativo. O cadastro foi no final de junho e no final do mês seguinte seu cadastro já havia sido completado. “Foi um pouco complicado fazer o cadastro, porque alguns documentos são necessários para adquirir o ID Jovem. Mas valeu a pena pois já fui visitar meus pais em Minas Gerais e só paguei a taxa de embarque” Disse Jonathan.

Para viagens é preciso depender das vagas disponíveis nos transportes. Em cada ônibus possui cerca de duas vagas que tem 50% de desconto. Para comprar sua passagem, também é necessário que compre com um mês de antecedência, e vale lembrar que são muitos jovens que querem também comprar a mesma passagem que você deseja. Prevenir nunca é demais.

Para fazer o cadastro é necessário algumas condições:

  • Ter entre 15 e 29 anos
  • O benefício vale para não estudantes também
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
  • Procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade
  • Estar com o Cadastro atualizado
  • Tem que estar atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
  • A renda mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o seu NIS

Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Caso você não saiba a sua identificação você pode consultar o seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho, no aplicativo do ID Jovem ou clicando aqui. Para a emissão é preciso ter em mãos o NIS, impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. Em seguida acesse o ID Jovem pela internet, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utiliza-lo, imprima a imagem do cartão e apresente no momento que for solicitado o cartão do bilhete ou ingresso acompanhada de um documento oficial com foto.

Pelo celular, o usuário deverá ter em seu celular o aplicativo do ID Jovem, que está disponível para Androide, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Por este meio não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento que for solicitado o cartão do bilhete ou ingresso acompanhada de um documento oficial com foto.

Garanta já o seu! 😀

 

There are no comments

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.