Blog do UNASP

O que é ser freelancer, e como se tornar um na faculdade?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O freelancer, ou freela, como é conhecido no Brasil, é um profissional autônomo que pode conseguir trabalho em diferentes empresas. A atividade é uma tendência nas áreas de comunicação, marketing e  publicidade.

SONY DSC

Com exceções, umas das principais características do trabalho como freelancer é a possibilidade de você fazer o seu próprio horário de trabalho. Essa flexibilidade permite um engajamento maior em tarefas que demandam uma atenção especial e uma visão abrangente do negócio do cliente.

Além do mais, por ter noção do mercado de maneira geral, o profissional acaba sendo solicitado continuamente por diferentes organizações.

Mas, o que é ser um freelancer?

O freelancer, ou freela, como é conhecido no Brasil, é um profissional autônomo que pode conseguir trabalho em diferentes empresas. A atividade é uma tendência nas áreas de comunicação, marketing e  publicidade.

Desse modo, como o mercado de freelas cresceu bastante, nos últimos anos, muitas pessoas têm aderido à prática. Masmo assim, o freelancer surgiu há muito tempo. A sua origem remonta dos tempos medievais.

Sendo assim, naquela época, quando um cavaleiro mercenário tinha a sua própria lança e era livre, ele recebia o nome de free lancer, ou seja, lança livre. Daí em diante, surgiu o significado de freelancer. Mas, com o passar do tempo, a atividade se profissionalizou.

Por isso, hoje em dia, existem até agências freelancer que auxiliam o profissional a encontrar trabalhos nos mais variados segmentos de atuação. Isso não é demais?

Por que se tornar um freelancer durante a faculdade?

Trabalhar como freelancer enquanto você ainda está na faculdade é uma prática que tem diversos pontos positivos. E o principal deles é que os empresários reconhecem que essa atividade requer muita motivação e dedicaçãoqualidades extremamente procuradas no mercado de trabalho.

Por isso, mais que estudar e trabalhar ao mesmo tempo exija muito de você, esse esforço será valorizado pelos recrutadores que receberem o seu currículo.

Afinal, isso mostra que você está disposto a sair da sua zona de conforto e adquirir experiência no mercado de trabalho ainda que você não tenha um mentor para isso, automaticamente fazendo com que você se destaque em meio aos outros candidatos.

Contudo, claro que não podíamos deixar de citar que trabalhar como freelancer vai ajudar você a conseguir um dinheiro extra para ajudar com os custos da faculdade ou até mesmo planejar aquela viagem com os seus amigos no fim de semana.

Além disso, você poderá escolher quando e por quanto tempo você vai trabalhar. No entanto, vale lembrar que você deve conciliar o seu horário com os prazos esperados pelo cliente.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Agora, saiba como ser freela na faculdade!

Finalmente, para começar a trabalhar como freelancer na faculdade você precisa estar atento a três passos importantes: construir o seu networking; fazer um portfólio digital e gerenciar o seu tempo.

Todavia, para construir o seu networking é preciso criar uma lista de contatos, na área em que você estuda e atua, para começar a encontrar oportunidades de trabalho.

Assim sendo, um portfólio digital promove o seu trabalho, fazendo com que os seus futuros clientes comecem a notá-lo no mercado de trabalho. Além disso, você pode convidar os seus amigos para ajudá-lo na customização do site ou página!

Por fim, gerenciar seu tempo é fundamental porque você ainda está na faculdade e precisa conciliar a rotina de estudo com os trabalhos. Aprenda a estabelecer uma rotina com horários pré-estabelecidos para os estudos e os jobs.

Mas, se você ainda tem dúvidas de como encontrar trabalhos freelancer, utilize a internet a seu favor. Existem diversos sites que reúnem oportunidades com todas as informações que você precisa.

tumblr_mhals9qP2H1rga657o1_1280

Confira abaixo 10 sites que conectam os freelas aos clientes no mundo todo:

1. Workana

2. Freela

3. Freelacenow 

4. Freelancer 

5. Prolancer  

6. Buscafreela 

7. It Jobs 

8. Odesk 

9. Elance 

10. Crowdspring

Portanto, por mais que você possa demorar a encontrar uma oportunidade, vale a pena persistir.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Para mais informações sobre o assunto, leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também