Blog do UNASP

Aprenda a como formular o objetivo do seu TCC da forma correta

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Formular o objetivo do TCC corretamente é uma parte muito importante do seu trabalho. Ao fazer da forma correta o objetivo irá te ajudar a não perder o foco e nem o rumo do projeto de pesquisa.

Fazer o trabalho de conclusão de curso é sempre um momento de apreensão e estresse por parte dos alunos. Afinal, ele exige muita responsabilidade, disciplina e empenho: sua formação depende boa parte do TCC. Além disso, a estrutura da monografia segue padrões estabelecidos que podem dificultar o caminho. Portanto, para fazer um TCC bem estruturado, o primeiro passo é saber onde você quer chegar e como formular o objetivo do seu trabalho

A maioria dos estudantes deixam para se informar melhor sobre as etapas do TCC, como o objetivo geral, nos momentos finais para entrega e acabam entrando em desespero. Ou seja, para evitar que isso aconteça é necessário começar a realizar o projeto de pesquisa o quanto antes.

Para fazer um bom trabalho de conclusão de curso é preciso tempo e vontade. Sendo assim, neste post, explicaremos como formular o objetivo do seu TCC e também a importância de saber fazê-lo para o bom desenvolvimento de seu estudo.

A importância do objetivo do TCC

Caso você ainda não saiba, a função do objetivo do TCC, conhecido também como objetivo geral, é apresentar e resumir a ideia da sua pesquisa. Portanto, a partir dessa ideia central do tema do seu TCC, você poderá desenvolver as outras partes do trabalho, como a introdução e o objetivo específico (se precisar), por exemplo.

Outro ponto importante a considerar é que os objetivos determinados com a devida coerência e clareza, prendem a atenção do leitor, fazendo com que o mesmo se interesse pela pesquisa apresentada. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como formular o objetivo do seu TCC

Primeiramente, quando pensamos em como fazer o objetivo do TCC devemos olhar para o tema e, também, para o problema de pesquisa. Já conversamos aqui no blog sobre como montar um tema para o seu TCC, para saber mais sobre o tema é só clicar aqui

Então, se o tema do TCC for, por exemplo, “Quais os motivos do êxodo populacional do Nordeste para a região Sudeste do Brasil?”. Ou seja, a problemática da pesquisa seria o êxodo populacional.

Logo, o objetivo dessa pesquisa seria algo como: “Analisar os motivos do êxodo populacional do Nordeste para o Sudeste do Brasil”.

Pegou o jeito? A estrutura costuma seguir essa forma: primeiro, o verbo no infinitivo — nesse caso, “analisar”. Depois, há a necessidade de um complemento, o que inclui o problema de pesquisa e, por último, o cenário em que a pesquisa será desenvolvida. 

Entretanto, vale a pena ressaltar que discussões, reflexões e debates de ideias devem ser desenvolvidas durante o trabalho e não no objetivo geral. 

Verbos que auxiliam o desenvolvimento do objetivo 

Geralmente os verbos no infinitivo dão forma ao objetivo do TCC. Portanto, é importante que o pesquisador esteja atento a alguns deles para facilitar a descrição. Alguns exemplos de verbos no infinitivo são:

  • analisar;
  • desenvolver;
  • relacionar;
  • listar;
  • descobrir;
  • identificar;
  • mostrar;
  • apresentar.

Portanto, além de auxiliarem o pesquisador no início da descrição do objetivo geral os verbos auxiliarão no andamento de toda a pesquisa, assim como no desenvolvimento dos processos.

Contudo, o pesquisador também deve ficar atento a alguns verbos no infinitivo que podem passar a ideia de incerteza, o que pode prejudicar a interpretação da monografia pela banca examinadora. Por isso, alguns exemplos de verbos que não se deve utilizar são:

  • pretender;
  • procurar;
  • tentar;
  • enxergar;
  • lembrar;
  • envolver.

Por fim, vale reforçar que o problema de pesquisa e o objetivo geral bem demarcados são fundamentais para a construção de uma monografia coerente e bem elaborada.

Caso esses processos não sejam nem estejam devidamente esclarecidos, o aluno – pesquisador encontrará dificuldades. Sim, serão dificuldades no momento em que for desenvolver os aspectos que serão a base de toda a pesquisa.

Portanto, se atente à qualidade do seu trabalho e utilize essas dicas para montar um bom objetivo para o seu trabalho de conclusão de curso.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como escrever uma hipótese para artigos e TCC?

• Situações que todo mundo passa em ano de TCC

• Montando seu TCC

• Iniciação científica, a importância de participar de um grupo de pesquisa.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também