Blog do Unasp

Aprenda a como formular o objetivo do seu TCC da forma correta

Formular o objetivo do TCC corretamente é uma parte muito importante do seu trabalho. Ao fazer da forma correta o objetivo irá te ajudar a não perder o foco e nem o rumo do projeto de pesquisa.

Fazer o trabalho de conclusão de curso é sempre um momento de apreensão e estresse por parte dos alunos. Afinal, ele exige muita responsabilidade, disciplina e empenho: sua formação depende boa parte do TCC. Além disso, a estrutura da monografia segue padrões estabelecidos que podem dificultar o caminho. Portanto, para fazer um TCC bem estruturado, o primeiro passo é saber onde você quer chegar e como formular o objetivo do seu trabalho

A maioria dos estudantes deixam para se informar melhor sobre as etapas do TCC, como o objetivo geral, nos momentos finais para entrega e acabam entrando em desespero. Ou seja, para evitar que isso aconteça é necessário começar a realizar o projeto de pesquisa o quanto antes.

Para fazer um bom trabalho de conclusão de curso é preciso tempo e vontade. Sendo assim, neste post, explicaremos como formular o objetivo do seu TCC e também a importância de saber fazê-lo para o bom desenvolvimento de seu estudo.

A importância do objetivo do TCC

Caso você ainda não saiba, a função do objetivo do TCC, conhecido também como objetivo geral, é apresentar e resumir a ideia da sua pesquisa. Portanto, a partir dessa ideia central do tema do seu TCC, você poderá desenvolver as outras partes do trabalho, como a introdução e o objetivo específico (se precisar), por exemplo.

Outro ponto importante a considerar é que os objetivos determinados com a devida coerência e clareza, prendem a atenção do leitor, fazendo com que o mesmo se interesse pela pesquisa apresentada. 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como formular o objetivo do seu TCC

Primeiramente, quando pensamos em como fazer o objetivo do TCC devemos olhar para o tema e, também, para o problema de pesquisa. Já conversamos aqui no blog sobre como montar um tema para o seu TCC, para saber mais sobre o tema é só clicar aqui

Então, se o tema do TCC for, por exemplo, “Quais os motivos do êxodo populacional do Nordeste para a região Sudeste do Brasil?”. Ou seja, a problemática da pesquisa seria o êxodo populacional.

Logo, o objetivo dessa pesquisa seria algo como: “Analisar os motivos do êxodo populacional do Nordeste para o Sudeste do Brasil”.

Pegou o jeito? A estrutura costuma seguir essa forma: primeiro, o verbo no infinitivo — nesse caso, “analisar”. Depois, há a necessidade de um complemento, o que inclui o problema de pesquisa e, por último, o cenário em que a pesquisa será desenvolvida. 

Entretanto, vale a pena ressaltar que discussões, reflexões e debates de ideias devem ser desenvolvidas durante o trabalho e não no objetivo geral. 

Verbos que auxiliam o desenvolvimento do objetivo 

Geralmente os verbos no infinitivo dão forma ao objetivo do TCC. Portanto, é importante que o pesquisador esteja atento a alguns deles para facilitar a descrição. Alguns exemplos de verbos no infinitivo são:

  • analisar;
  • desenvolver;
  • relacionar;
  • listar;
  • descobrir;
  • identificar;
  • mostrar;
  • apresentar.

Portanto, além de auxiliarem o pesquisador no início da descrição do objetivo geral os verbos auxiliarão no andamento de toda a pesquisa, assim como no desenvolvimento dos processos.

Contudo, o pesquisador também deve ficar atento a alguns verbos no infinitivo que podem passar a ideia de incerteza, o que pode prejudicar a interpretação da monografia pela banca examinadora. Por isso, alguns exemplos de verbos que não se deve utilizar são:

  • pretender;
  • procurar;
  • tentar;
  • enxergar;
  • lembrar;
  • envolver.

Por fim, vale reforçar que o problema de pesquisa e o objetivo geral bem demarcados são fundamentais para a construção de uma monografia coerente e bem elaborada.

Caso esses processos não sejam nem estejam devidamente esclarecidos, o aluno – pesquisador encontrará dificuldades. Sim, serão dificuldades no momento em que for desenvolver os aspectos que serão a base de toda a pesquisa.

Portanto, se atente à qualidade do seu trabalho e utilize essas dicas para montar um bom objetivo para o seu trabalho de conclusão de curso.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!