Blog do Unasp

7 dicas práticas para você manter o foco nos estudos

Bóra focar nos estudos? Veja algumas dicas para você ter foco e render muito mais nas atividades escolares.

Você é daquelas pessoas que tenta, mas que infelizmente não consegue manter o foco nos estudos, e acaba se prejudicando por conta disso? Fique tranquilo(a), há maneiras bem práticas de melhorar o foco e cair de cara nos estudos, no melhor sentido. Para atingir esse objetivo é preciso adotar algumas estratégias. Pensando nisso separamos 7 maneiras para você conseguir manter o foco nos estudos e conseguir mandar bem nas matérias.

1. Se desligue de tudo

Na hora de estudar, desligue o telefone, a televisão e outras formas de distrações. Procure um espaço calmo, silencioso e que tenha todos os materiais que você vai precisar. Não importa se é no quarto, na sala ou até mesmo em uma biblioteca: os ambientes silenciosos são os mais propícios para estudar.

2. Faça o caminho inverso

Muitas vezes, o estudante gosta de uma disciplina e passa horas estudando a teoria, sem praticar exercícios. O ideal é resolver as questões, verificar o erro e depois consultar a teoria. Você sabia que uma das maneiras mais eficazes de praticar o que foi estudado é fazendo simulados? Tente aplicar provas e exercícios para si mesmo(a).

3. Desenvolva a cultura do estudo

Para melhorar o foco estudar deve ser um hábito. Com horários fixos, de preferência. Anote em uma agenda o seu plano de estudos e tudo o que fez ao longo do dia. Em poucas semanas, você saberá o que funciona ou não com a sua rotina. Se auto questione sobre em quais horários você é mais produtivo, assim como os dias em que está mais cansado. Sabendo disso você poderá estabelecer horários e dias para focar totalmente nos estudos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4. Lembrem-se de ter uma pausa para relaxar

Estudar por horas a fio sem pausa para o descanso é um erro. Seu cérebro ficará estressado e as informações estudadas não serão gravadas corretamente.

Não conseguimos manter o foco máximo por muito tempo. Sendo assim, pequenas pausas a cada 20, 30 minutos são importantes. Você pode beber uma água (que deve estar próxima), se alongar, e voltar a se concentrar. Porém, lembre-se de não perder muito tempo nessas pausas, aí o efeito será o contrário.

5. Escreva à mão ao invés de digitar

Se você quer ter sucesso e conseguir manter o foco nos estudos é interessante escrever à mão ao invés de digitar no computador. Escrever à mão nos ajuda a focar no essencial e reter conceitos com mais facilidade. Isso significa que nem sempre o jeito mais fácil é o que traz os melhores resultados para o seu aprendizado.

Então, quando você for passar a matéria a limpo opte pela velha e clássica caneta e não pelas teclas do notebook ou computador. Pode ter certeza que o seu foco será maior e os resultados extremamente recompensadores.

6. Pratique atividades esportivas

O esporte é uma ótima maneira de descarregar a tensão que toma conta da gente. Muitas pessoas, inclusive, só conseguem relaxar gastando energia. Inclua atividades físicas na sua rotina para poder dar uma tempo das tarefas. O efeito é o mesmo para quem prefere algo mais leve, como meditar, passear com animais de estimação ou curtir junto com a família e amigos. Veja aqui 7 aplicativos que podem te ajudar a praticar mais atividades físicas.

7. Evite atividades que atrapalhem o seu sono

Ter uma boa noite de sono é fundamental para quem precisa focar nos estudos. Afinal, o cérebro também precisa desligar e relaxar. Por mais que seja tentador dormir tarde é sempre uma boa opção optar dormir cedo. Evite ficar a madrugada toda assistindo TV ou navegando na internet. Essas atividades atrapalham não só o sono, como os estudos no dia seguinte.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!