Blog do Unasp

Fisioterapia Desportiva: conheça mais sobre a carreira

Existe uma área da Fisioterapia voltada apenas para o esporte, você sabia disso? Descubra mais sobre a carreira e outras informações da Fisioterapia Desportiva.

A Fisioterapia Desportiva é a área especializada em tratar a saúde física dos esportistas, tanto no tratamento quanto na prevenção de lesões ou traumatismos. Dessa forma, cabe a esses profissionais o compromisso de preparar o condicionamento dos atletas.

Ou seja, quem atua na Fisioterapia Desportiva atende exclusivamente os esportistas profissionais ou pessoas que praticam esporte regularmente para manter um estilo de vida saudável.

Em suma, o fisioterapeuta desportivo é responsável por fazer todo esse acompanhamento dos atletas profissionais ou amadores. Trabalhando diretamente na prevenção, tratamento e reabilitação de lesões ou traumas em decorrência das práticas esportivas.

Por isso, clubes de futebol, ginástica, academia e outras modalidades de esportes, são os principais ambientes onde o profissional desportista pode atuar, sempre procurando prevenir lesões e ajudar os atletas na busca de melhores resultados e uma boa performance.

E então, gosta dessa área? Quer saber mais sobre isso? Continue lendo esse texto e conheça sobre a carreira e a atuação dessa profissão.

Fisioterapia Desportiva: um pouco mais sobre o mercado

O mercado esportivo tem crescido bastante nos últimos anos. Dessa forma, com o aumento dos praticantes de esportes, a necessidade de ter profissionais qualificados para fazer o acompanhamento e tratamento destes atletas, também aumenta.

Ou seja, é uma área que está em alta e um ótimo espaço para crescimento profissional. Além disso, o cenário atual de eventos esportivos importantes no Brasil e América do Sul, é uma oportunidade incrível para que a profissão fique em evidência.

Portanto, a Fisioterapia Desportiva é uma ótima opção para quem quer trabalhar com preparo, prevenção e condicionamento de atletas profissionais ou amadores de esportes.

Quanto ganha esse profissional?

Por ser uma profissão extremamente necessária na vida dos atletas e esportistas em geral, sua remuneração é bem valorizada pelo mercado, por tamanha responsabilidade e necessidade. Dessa forma, a Fisioterapia Desportiva é uma ótima opção no que diz respeito à salário.

A média salarial para quem está no início de carreira e atua em grandes cidades gira em torno de 2 a 3 mil reais mensais. Assim, um profissional pleno chega a ganhar por volta de 5 a 7 mil reais mensais e o profissional sênior pode chegar a ganhar 10 mil reais mensais. (iPed)

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

O que estuda?

Para atuar na Fisioterapia Desportiva é necessário cursar a graduação de Fisioterapia. Sendo assim, o curso tem como objetivo formar fisioterapeutas generalistas, capazes de atuar em diversas áreas como: Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, UTI, Esportes e Programa de Saúde da Família.

O fisioterapeuta é responsável por tratar e prevenir os distúrbios relacionados ao movimento e funções do corpo humano, utilizando de recursos como exercícios e massoterapia. Além disso, o fisioterapeuta diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Nesse sentido ele ajuda também na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, seja idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

É importante saber também algumas das principais disciplinas e conteúdos específicos que você vai estudar ao longo da graduação:

  • Biologia Celular e Molecular
  • Cinesioterapia
  • Fisiologia do Exercício
  • Fisioterapia Baseada em Evidências
  • Fisioterapia Esportiva
  • Integração Básico-Clínica em Fisioterapia
  • Neurociência Básico-Clínica
  • Promoção e Prevenção à Saúde do Idoso e do Adulto; dentre outras.

Então, conheça mais sobre o objetivo do curso de Fisioterapia do Unasp, habilidades e competências.

Não deixe para depois!

Por fim, esperamos que essas informações tenham sido úteis para você conhecer melhor a área de Fisioterapia Desportiva e saber mais sobre atuação e o mercado dessa profissão. Então, qualquer dúvida ou experiência que queira compartilhar, é só deixar nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!