Blog do UNASP

Fisioterapia Desportiva: conheça mais sobre a carreira

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Existe uma área da Fisioterapia voltada apenas para o esporte, você sabia disso? Descubra mais sobre a carreira e outras informações da Fisioterapia Desportiva.

A Fisioterapia Desportiva é a área especializada em tratar a saúde física dos esportistas, tanto no tratamento quanto na prevenção de lesões ou traumatismos. Dessa forma, cabe a esses profissionais o compromisso de preparar o condicionamento dos atletas.

Ou seja, quem atua na Fisioterapia Desportiva atende exclusivamente os esportistas profissionais ou pessoas que praticam esporte regularmente para manter um estilo de vida saudável.

Em suma, o fisioterapeuta desportivo é responsável por fazer todo esse acompanhamento dos atletas profissionais ou amadores. Trabalhando diretamente na prevenção, tratamento e reabilitação de lesões ou traumas em decorrência das práticas esportivas.

Por isso, clubes de futebol, ginástica, academia e outras modalidades de esportes, são os principais ambientes onde o profissional desportista pode atuar, sempre procurando prevenir lesões e ajudar os atletas na busca de melhores resultados e uma boa performance.

E então, gosta dessa área? Quer saber mais sobre isso? Continue lendo esse texto e conheça sobre a carreira e a atuação dessa profissão.

Fisioterapia Desportiva: um pouco mais sobre o mercado

O mercado esportivo tem crescido bastante nos últimos anos. Dessa forma, com o aumento dos praticantes de esportes, a necessidade de ter profissionais qualificados para fazer o acompanhamento e tratamento destes atletas, também aumenta.

Ou seja, é uma área que está em alta e um ótimo espaço para crescimento profissional. Além disso, o cenário atual de eventos esportivos importantes no Brasil e América do Sul, é uma oportunidade incrível para que a profissão fique em evidência.

Portanto, a Fisioterapia Desportiva é uma ótima opção para quem quer trabalhar com preparo, prevenção e condicionamento de atletas profissionais ou amadores de esportes.

Quanto ganha esse profissional?

Por ser uma profissão extremamente necessária na vida dos atletas e esportistas em geral, sua remuneração é bem valorizada pelo mercado, por tamanha responsabilidade e necessidade. Dessa forma, a Fisioterapia Desportiva é uma ótima opção no que diz respeito à salário.

A média salarial para quem está no início de carreira e atua em grandes cidades gira em torno de 2 a 3 mil reais mensais. Assim, um profissional pleno chega a ganhar por volta de 5 a 7 mil reais mensais e o profissional sênior pode chegar a ganhar 10 mil reais mensais. (iPed)[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

O que estuda?

Para atuar na Fisioterapia Desportiva é necessário cursar a graduação de Fisioterapia. Sendo assim, o curso tem como objetivo formar fisioterapeutas generalistas, capazes de atuar em diversas áreas como: Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, UTI, Esportes e Programa de Saúde da Família.

O fisioterapeuta é responsável por tratar e prevenir os distúrbios relacionados ao movimento e funções do corpo humano, utilizando de recursos como exercícios e massoterapia. Além disso, o fisioterapeuta diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Nesse sentido ele ajuda também na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, seja idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

É importante saber também algumas das principais disciplinas e conteúdos específicos que você vai estudar ao longo da graduação:

  • Biologia Celular e Molecular
  • Cinesioterapia
  • Fisiologia do Exercício
  • Fisioterapia Baseada em Evidências
  • Fisioterapia Esportiva
  • Integração Básico-Clínica em Fisioterapia
  • Neurociência Básico-Clínica
  • Promoção e Prevenção à Saúde do Idoso e do Adulto; dentre outras.

Então, conheça mais sobre o objetivo do curso de Fisioterapia do Unasp, habilidades e competências.

Não deixe para depois!

Por fim, esperamos que essas informações tenham sido úteis para você conhecer melhor a área de Fisioterapia Desportiva e saber mais sobre atuação e o mercado dessa profissão. Então, qualquer dúvida ou experiência que queira compartilhar, é só deixar nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

 Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também