Blog do Unasp

Como financiar seus estudos pelo FIES

1461263_622102507831890_1560457938_n

Já ouviu falar no Fies? Pois é, o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a graduação na educação superior de estudantes em instituições não gratuitas. É um auxílio em que os estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da sua formação, podem recorrer em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
O Unasp oferece auxílio do FIES para todos os cursos, e especialmente para os de licenciatura a instituição dá uma ajudinha extra de até 100% no financiamento. Essa é uma grande oportunidade para você que está querendo fazer um curso superior mas o orçamento anda apertado.

E quais são as condições e como funcionam os financiamentos? Fizemos um super guia para tirar todas as suas dúvidas, confere aí:

Como funciona o financiamento?

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$50,00, referente ao pagamento sobre o financiamento.

Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso, acrescido de 12 meses.

Como se inscrever no programa?
As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do Fies e disponível no site oficial

Passo a passo para solicitar o financiamento:

1 – Inscrição no SisFies
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o SisFies é informar os dados solicitados. Após informar os dados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2- Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

3- Contratação do financiamento
Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até dez dias, contado a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pelo CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Simule seu financiamento
No site do FIES é possível fazer um simulador do seu financiamento escolhendo as fases e contabilizando os custos. acesse aqui.

E se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto passa lá no nosso site para conferir todas as informações sobre o FIES e PROUNI: Clique aqui

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.