Blog do UNASP

Entenda como financiar seus estudos pelo FIES

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O FIES é um financiamento estudantil feito para quem precisa de auxílio financeiro para pagar as mensalidades da faculdade. Veja como adquirir o benefício!

FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, do Ministério da Educação (MEC), destinado a graduação de estudantes em instituições privadas. Através desse programa os estudantes, que não podem arcar com os custos da sua formação, ingressam em cursos superiores com avaliação positiva no MEC.

Em 2018 o FIES passou por mudanças importantes. O programa passou a ser dividido em modalidades, possibilitando, em alguns casos,  juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Isto é, o Fies é um programa de financiamento, consequentemente haverá a necessidade de pagar o valor dos custos de estudos. 

No entanto de regra geral, durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada.

Portanto, após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda. E no casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Veja quais os passos para conseguir o financiamento no Unasp!

Desse modo, o Unasp oferece o FIES para todos os cursos. Mas, especialmente, para os de licenciatura, com uma ajudinha extra de até 100% no financiamento. Portanto, quais são as condições e como funcionam os financiamentos?

Fizemos um super guia para tirar todas as suas dúvidas, confere aí:[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como funciona o financiamento?

Fase de utilização:

Durante a duração da faculdade, o estudante pagará, a cada três meses, em média R$50,00 como pagamento sobre o financiamento.

Fase de carência: 

Após concluir o curso, o estudante terá 18 meses de carência para pagar o valor do financiamento. Contudo, neste período, ele pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$50,00, referente aos juros do FIES.

Fase de amortização: 

Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes sobre o período financiado do curso. Entretanto, é possível haver um acréscimo de 12 meses em cima do tempo.

Como se inscrever no programa?

As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES e disponível no site oficial

Passo a passo para solicitar o financiamento:

1 – Inscrição no SisFies
O primeiro passo para efetuar a inscrição do FIES é acessar o SisFies é informar os dados solicitados.

Depois de informar os dados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.

A partir disto, o estudante acessa o SisFIES e faz a inscrição informando seus dados pessoais,  curso pretendido, instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2- Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na CPSA.

Todavia, a CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

3- Contratação do financiamento

Por fim, após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES e, em até dez dias, formalizar a contratação do financiamento.

Simule seu financiamento
No site do FIES é possível fazer um simulador do seu financiamento escolhendo as fases e contabilizando os custos, acesse aqui.

E se eventualmente ainda restou alguma dúvida sobre o assunto nosso conselho é que você visite o site do Fies para conferir todas as informações sobre as regras e períodos de inscrições.

 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também