Blog do Unasp

Empreendedor, veja esses 6 filmes que são uma verdadeira aula

Você gostaria de empreender mas está faltando aquela inspiração? Ou talvez já tenha uma, mas precisa de um empurrão? Veja alguns filmes que são uma verdadeira aula para qualquer empreendedor. 

É certo que em muitos momentos da vida de um empreendedor é comum sentir-se desanimados e até mesmo estagnado. Isso acontece por diversas razões, principalmente quando sonhamos com algo que aparenta não estar fluindo como gostaríamos.

São nessas épocas que aquela boa dose de ânimo precisa vir para nos revitalizar e inspirar a nossa criatividade. Além disso, podemos aproveitar esse momento mais “silencioso” para refletir e aprender algo novo que nos incentiva a retomar as forças.

No entanto, fora os meios mais comuns de aprendizado, amamos igualmente trabalhar com alternativas que unem o útil ao agradável. Foi pensando nisto que nós preparamos uma lista de filme e suas respectivas lições que todo empreendedor deveria absorver.

Pronto? Pega a pipoca e sente confortavelmente, pois a nossa sessão está prestes a começar.

1- À procura da felicidade – 2007

“Se tiver um sonho, tem de protegê-lo.” 

Para iniciar, nada melhor que uma super dose de inspiração com um filme que, com toda certeza, vai tirar algumas lágrimas de você. Mas fora toda a emoção que ele causa, a longa é um compilado de lições sobre determinação e resiliência, características essenciais de um empreendedor.

No longa Will Smith interpreta a história de Christopher Gardner que hoje é um grande empresário, escritor e palestrante estadunidense. 

Na trama, Chris é um pai solteiro que está desempregado e precisa sustentar seu pequeno filho de 5 anos. Como vendedor, ele acaba se utilizando das suas habilidades para trilhar um caminho cheio de determinação e força rumo a um emprego e, consequentemente, uma vida melhor.

Além da determinação, também podemos aprender a buscar pela eficiência, se arriscar, ter garra para perseguir nossos sonhos, aceitar desafios e aprender a celebrar as nossas conquistas. 

2- Walt antes de Mickey – 2014

Se você pode sonhar, pode fazer.” -Walt Disney 

Quem não conhece a tão amada Disney? Seus filmes, parques, produtos, experiências… É simplesmente um universo que te transporta sempre para uma sensação boa. Mas o que nem todos conhecem é como tudo isso nasceu e as dificuldades que Walter Elias Disney enfrentou para abrir o seu mundo à outros.

No filme “Walt antes de Mickey” podemos ver como um jovem desenhista com seu lápis na mão e um imenso universo em mente se torna o criador de um dos personagens mais emblemáticos do século 20. E um dos pontos que o fez conquistar isso, fora a perseverança, foi a sua visão e resiliência.

Walt aprendeu com seu pai sobre o valor da honestidade e a terminar aquilo que começa. Igualmente, aprendeu com o mesmo sobre a importância de assumir riscos. 

Ele chega a perder tudo, ser demitido, mas sem isso não teria conseguido chegar onde chegou. É importante ter olhos atentos para as oportunidades que se escondem nas dificuldades. Também entendemos o como é crucial se aliar com pessoas que tenham os mesmos objetivos que você e a importância da união.

Da mesma forma, compreender que os nossos adversários/concorrentes são muito essenciais para o nosso crescimento. Como o próprio diz: “Eu já enfrentei os piores competidores em minha vida. Não sei o que seria de mim sem eles.”  Isso sim é um pensamento de empreendedor!

Por fim, os dois pontos mais importantes: Não deixe de sonhar e seja humano que consegue ver humanos disfarçados de números comerciais.

3- The greatest showman (O rei do show) – 2017

“A arte mais nobre é fazer os outros felizes.”

Ainda na linha dos filmes que nos inspiram e possuem tramas baseadas em histórias reais, temos o musical estrelado por Hugh Jackman no papel de P. T. Barnum, um showman e empreendedor americano. Mas antes de conquistar esses títulos, ele tinha um emprego comum em uma empresa que foi a falência. Com uma família para sustentar, o filho de alfaiate e posteriormente menino de rua, desenvolve uma grande ideia no campo do entretenimento que ninguém nunca viu. 

As lições que podemos tirar já começam pelo ato de relembrar e desengavetar seus sonhos, e não deixá-los morrer. Um outro ponto é o de entender o seu público. Barnum começa a sua empresa com um empréstimo no banco, um local e até funcionário. Mas as coisas só dão certo quando ele compreende o que seu público precisa, mesmo que eles não saibam.

Outro ponto importante está no conseguir ver os talentos da sua equipe, mesmo aqueles que não aparentam ter perante a sociedade, e ajudá-los a desenvolver. Foi através da visão diferente sobre aquelas pessoas que o negócio cresceu. Por fim, entenda que celebrar o sucesso é ótimo, mas tudo pode desmoronar quando você se afasta daquilo que é essencial.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4- Coco, antes de Chanel – 2008 

“A força se consegue com fracassos e não com sucessos.”

Agora vamos partir para o universo do empreendedorismo feminino. Órfã, cantora de cabaré, e costureira de bainhas, Gabrielle Chanel resolveu desafiar a moda feminina trazendo originalidade e estilo. Usando roupas masculinas, Coco chamou atenção e logo começou a receber encomendas. Com toda certeza um dos pontos que a sua história pode nos ensinar  é a questão da coragem de ser autêntico e além do seu tempo.

Também vale ressaltar a questão de que sempre é tempo de dar a volta por cima e mudar a sua vida. Junto a isto temos igualmente aos outros a questão da persistência e resiliência. 

5- Joy: o nome do sucesso – 2015

“Você percebe que a única coisa que terá é o que cria.”

Joy acaba por chegar com uma solução que resolve um problema de forma simples e prática, e essa já é uma das grandes lições para empreendedores: encontrar ideias no seu dia a dia. Semelhantemente, aprender a vender da forma correta o seu sonho para as outras pessoas, assim como a Joy faz assumindo o posto de “garota-propaganda” do seu próprio produto.

Assim também, saiba que investir em sua profissionalização é um dos melhores caminhos. Podemos ver a protagonista sempre participando de cada etapa da confecção do seu produto. Ora na criação, ora da confecção e outrora na promoção dele. 

6- CHEF – 2014

“Toco a vida das pessoas como que eu faço.”

Quem pensou que uma comédia não conseguiria ensinar lições para empreendedores, errou! Em Chef nós vemos como um cozinheiro de um renomado restaurante reestrutura a sua vida depois de ser despedido. Com ajuda de sua esposa e amigos, ele dá a volta por cima e abre o seu próprio negócio, ou seja, se tornar um empreendedor.

A trama nos ensina sobre coragem para se reinventar diante dos problemas que surgem. 

E aí, qual desses filmes mais te chamou a atenção? Compartilha com a gente outros que também te ensinaram algo nos comentários. Até mais!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!