Blog do Unasp

Fies e Unasp 2020: inscrições, calendário e resultados

O Fies é uma ótima opção para quem precisa de auxílio financeiro na hora de pagar as mensalidades da faculdade. Saiba mais sobre o financiamento, as inscrições, calendário e resultados do programa.

O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, é um programa do Ministério da Educação (MEC) e destinado à graduação de estudantes em instituições privadas de todo o Brasil. Ou seja, é através desse programa que os estudantes que não podem arcar com os custos da formação, ingressam em cursos superiores. 

O programa tem o intuito de possibilitar que estudantes concluam a graduação pagando apenas um valor simbólico. Então, depois de formados, e já no mercado de trabalho, começam a quitar o financiamento.

Em 2020, o Fies estipulou uma taxa de juros taxado em 6,5% ao ano. Então, enquanto estiver cursando, o estudante deverá pagar apenas um valor máximo de R$150,00 por trimestre. Depois disso, terminando o curso, o universitário terá até 1 ano e 6 meses para começar a efetuação do pagamento do curso. Legal, né?

O Fies passou por mudanças importantes nos últimos anos, sempre com o objetivo de trazer melhorias e oportunidades. Além disso, ele também passou a ser dividido em modalidades, possibilitando, em alguns casos,  juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. 

Por isso, pensando em sanar algumas dúvidas sobre o programa de financiamento, preparamos um guia com requisitos, período de inscrição, calendário e resultados.

Fies: requisitos

Embora seja um programa abrangente de financiamento estudantil, existem alguns requisitos que os candidatos devem cumprir para poder participar. 

  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Obter média acima de 450 na pontuação final do programa;
  • Possuir renda máxima de até 2 salários mínimos por componente familiar;
  • Ser pré-selecionado pelo processo seletivo realizado pelo MEC;
  • Ter realizado pelo menos uma prova do Enem, a partir de 2010.

No entanto, em determinadas situações, os alunos do programa PRoUni que são beneficiados com 50% de bolsa, terão permissão para solicitar também o benefício do Fies. Além disso, há uma modalidade P-FIES que contempla alunos que possuem renda de 3 a 5 salários mínimos por pessoa.

Calendário: Inscrições e resultados

Para ser selecionado pelo programa, além de cumprir os requisitos, você não pode deixar de realizar a inscrição! Portanto, fique atento(a) aos noticiários, redes sociais e site oficial do Fies. 

Outro ponto importante é que esse ano, diferente dos anteriores, as inscrições para o Fies 2020 no primeiro semestre, começam mais cedo. Fique de olhos abertos porque o período será do dia 5 a 12 de fevereiro.

Além disso, possivelmente, as inscrições para o segundo semestre deverão acontecer em meados de julho. De qualquer forma, todas as inscrições do Fies 2020, são realizadas exclusivamente pela internet. Portanto, não deixe de acessar o site do Ministério da Educação, na página do Fies 2020.

  • Inscrições: 5 de fevereiro até 12 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;
  • Complementação da Inscrição no Fies pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até 2 de março;
  • Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até 31 de março.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como se inscrever no programa?

  • Acesse o site oficial do FIES;
  • Clique em “Minha Inscrição” e, logo depois, em “Primeiro Acesso”.
  • Digite o número do seu CPF e a sua data de nascimento nos campos indicados.
  • Em seguida, aguarde um momento. Nesse tempo, o sistema faz uma busca automática pelo seu registro de participação no Enem para identificar se você obteve 450 pontos na média e nota maior que zero na redação.
  • Encontrando o registro, o sistema pede para você cadastrar uma senha de acesso e um email válido. Então, digite essas informações e anote-as para não esquecer e acessar o sistema novamente.
  • Depois disso, abra o seu email. Busque a mensagem de ativação do cadastro no site do FIES e clique no link que consta no email. Ah, verifique também a caixa de spam/lixo eletrônico). Clique no link do email, você será redirecionado para uma página de confirmação no portal do FIES.
  • Retorne ao site do FIES (fies.mec.gov.br), clique em “Já sou cadastrado” e digite o seu CPF e a sua senha para entrar no sistema.
  • Preencha os dados pessoais exigidos pelo sistema.
  • Em seguida, informe os dados e a renda de todos os membros do seu grupo familiar (parentes que vivem na mesma casa que você e colaboram com os rendimentos ou dependem da renda familiar).
  • Por fim, escolha o grupo de preferência e as 3 opções de graduação presencial com vagas disponíveis, seguindo o seu perfil e interesse.

Curiosidades sobre as vagas

Com o programa, são contemplados os alunos somente para cursos no formato presencial. Sendo assim, o programa não financia cursos no formato ensino a distância (EaD).

Além disso, mesmo no formato presencial, a oferta de vagas obedece a critérios estabelecidos pelo MEC. Dessa forma, são priorizados, com 60% das oportunidades, cursos nas áreas de saúde, engenharia, computação e pedagogia.

Outro ponto importante a considerar é que há uma priorização de mesorregiões com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo, como Nordeste e Norte.

Saiba mais sobre as modalidades de financiamento

Unasp e o Fies

Mesmo que você realize a prova do Enem, se cadastre no Fies e seja contemplado com o programa de financiamento, se atente à universidade que você quer estudar. Ou seja, pode ser que ela não tenha seus cursos cadastrados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Sinaes.

Então, caso a faculdade que você queira, não esteja cadastrada nesse sistema, você não vai poder estudar nela pelo Fies. No entanto, no Unasp você não precisa se preocupar! 

Isso quer dizer que os nossos cursos estão cadastrados no sistema. Aqui é possível realizar o seu sonho de estudar através do programa de financiamento. 

Milhares de faculdade brasileira também possuem cursos habilitados no Fies 2020. Sendo assim, os mais populares e concorridos, são:

Venha estudar com a gente!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!