Blog do UNASP

Fique atento às novas regras do FIES, que já entram em vigor em 2019

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabia que o Fies passou por algumas mudanças em relação à modalidade P-Fies? Confira aqui!

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado
a financiar a graduação em universidades particulares. Com os juros de 6,5% ao ano (2017).
Esse é um programa de acesso ao ensino superior que já beneficiou quase 2 milhões de
estudantes brasileiros desde a sua criação!

Em 2018 o FIES passou por mudanças importantes. O programa passou a ser dividido em modalidades, possibilitando, em alguns casos, juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

No entanto de regra geral, durante o curso o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda do estudante. E nos casos de o estudante não ter renda, será exigido apenas o pagamento mínimo.

As modalidades do Fies

O novo Fies está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Saiba mais sobre as diferenças entre as modalidades do FIES, dando play no vídeo abaixo.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/m8FTtF5IAdg” align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

A mudança no P-Fies 2019

O P-Fies não utilizará mais a nota do Enem como classificatória para as vagas de financiamento. A partir desse ano, conseguirá as melhores oportunidades aqueles que primeiro realizarem a inscrição. Ou seja, o processo seletivo agora seria por ordem de “chegada”. Portanto fique atento para acessar o sistema assim que ele abrir.

Lembrando que o P-Fies é uma das modalidades do Fies em que o aluno possui renda de 3 a 5 salários mínimos. Para os alunos que possuem renda inferior o sistema continua igual ao do ano passado.

Fique de olho nas datas!

O período de inscrição será de 05 a 12 de fevereiro de 2019 e, após o resultado dos pré-selecionados (18 de fevereiro), é que começa a “corrida para pegar a vaga”, afinal será após o resultado que o candidato poderá realizar a complementação da inscrição. Isso ocorrerá entre o dia 19 a 25 de fevereiro.

Faça a sua inscrição para o Fies clicando aqui! Aproveite e faça download de um ebook gratuito sobre Financiamento Estudantil. Tire todas as suas dúvidas. É  só clicar aqui para baixar. 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• SiSU: o que você precisa saber sobre esse programa?

• Quer uma bolsa de estudos para 2019? Faça o Enem

• ProUni: entenda como funciona e como conquistar uma bolsa pelo programa

• Enem 2018: quando sai o resultado e outras informações importantes

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também