Blog do Unasp

Fique atento às novas regras do FIES, que já entram em vigor em 2019

Você sabia que o Fies passou por algumas mudanças em relação à modalidade P-Fies? Confira aqui!

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado
a financiar a graduação em universidades particulares. Com os juros de 6,5% ao ano (2017).
Esse é um programa de acesso ao ensino superior que já beneficiou quase 2 milhões de
estudantes brasileiros desde a sua criação!

Em 2018 o FIES passou por mudanças importantes. O programa passou a ser dividido em modalidades, possibilitando, em alguns casos, juros zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

No entanto de regra geral, durante o curso o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda do estudante. E nos casos de o estudante não ter renda, será exigido apenas o pagamento mínimo.

As modalidades do Fies

O novo Fies está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Saiba mais sobre as diferenças entre as modalidades do FIES, dando play no vídeo abaixo.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

A mudança no P-Fies 2019

O P-Fies não utilizará mais a nota do Enem como classificatória para as vagas de financiamento. A partir desse ano, conseguirá as melhores oportunidades aqueles que primeiro realizarem a inscrição. Ou seja, o processo seletivo agora seria por ordem de “chegada”. Portanto fique atento para acessar o sistema assim que ele abrir.

Lembrando que o P-Fies é uma das modalidades do Fies em que o aluno possui renda de 3 a 5 salários mínimos. Para os alunos que possuem renda inferior o sistema continua igual ao do ano passado.

Fique de olho nas datas!

O período de inscrição será de 05 a 12 de fevereiro de 2019 e, após o resultado dos pré-selecionados (18 de fevereiro), é que começa a “corrida para pegar a vaga”, afinal será após o resultado que o candidato poderá realizar a complementação da inscrição. Isso ocorrerá entre o dia 19 a 25 de fevereiro.

Faça a sua inscrição para o Fies clicando aqui! Aproveite e faça download de um ebook gratuito sobre Financiamento Estudantil. Tire todas as suas dúvidas. É  só clicar aqui para baixar. 

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!