Blog do Unasp

Gosto de animais, devo fazer Zoologia ou Medicina Veterinária?

Se você ainda não sabe qual curso escolher, Zoologia ou Medicina Veterinária, não se preocupe. Descubra a diferença entre eles, suas aplicações no mercado e o perfil profissional de cada um.

Para construir um ambiente de harmonia e equilíbrio, é muito importante que a sociedade compreenda que todos os seres vivos devem ser levados em consideração. Ou seja, a boa relação do ser humano com a fauna, flora e a diversificada biodiversidade do planeta, é imprescindível. Você sabe onde a Zoologia e Medicina Veterinária se encaixam nesse cenário?

Esses profissionais dedicam as suas carreiras e vidas para cuidar da natureza como um todo. Os veterinários, por exemplo, optaram por aprender mais sobre os animais e atuando em diversos campos com o propósito de manter a saúde o bem-estar animal. Já os zoólogos, se dedicam à pesquisas e estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações.

De qualquer forma, nas duas profissões, o senso de responsabilidade e proteção da vida é o mesmo. Afinal, é com respeito entre todas as criaturas que habitam o planeta terra, que construímos um mundo melhor e mais consciente.

Por isso, para não ter dúvida na hora de escolher, listamos algumas características e diferenças entre os cursos, assim como as suas aplicações em cada área no mercado e o perfil esperado de seus profissionais.

Então, vamos lá?

Zoologia ou Medicina Veterinária? Entenda as diferenças. 

Zoologia

Primeiramente, é importante saber que os profissionais formados em Zoologia, são chamados de zoólogos. Sendo assim, os zoólogos, em sua totalidade, estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações. Além disso, eles também pesquisam o desenvolvimento de doenças nos animais, tratamentos e cura.

A zoologia é um campo amplo e oferece infinitas oportunidades de carreira para pesquisadores, considerando que ainda há muito a aprender sobre a vida e o reino animal. Através do trabalho indireto de conservação e descrição de novas espécies, origem e desenvolvimento.

Especialização em Zoologia

Os cursos de especialização em Zoologia, em sua maioria, têm como missão principal promover a educação superior e a geração de conhecimento científico e tecnológico no campo da história natural dos animais.

Dessa forma, os cursos de especialização buscam a integração na ministração das disciplinas, envolvendo a Zoologia nos Cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Biologia Marinha. Ou seja, o intuito é integrar as áreas e desenvolver o conhecimento científico sobre diversidade, evolução e história natural dos animais. 

Grade do curso

Veja algumas das matérias que são abordadas durante o curso. Lembrando que elas podem variar de uma instituição para outra. 

  • Zoologia de campo;
  • inventário de fauna e avaliação de diversidade;
  • manejo de fauna silvestre;
  • carcinologia;
  • organismos eucariontes basais;
  • biologia, sexo e gênero;
  • interação insetos-plantas; entre outras.

Mercado de trabalho

Já para o mercado de trabalho, o zoólogo pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais. Além disso, ele também pode atuar na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus, por exemplo. E, se tratando de pesquisa, o profissional ainda pode atuar na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.

Perfil do profissional de Zoologia

O perfil do profissional de Zoologia, caracteriza-se pela paixão pelos animais e a vontade de trazer melhorias. Por isso, é essencial que o aluno/profissional possua características como: 

  • responsabilidade;
  • atenção;
  • coletividade;
  • paciência.

Agora, chegou o momento de entendermos mais sobre o curso de Medicina Veterinária. Continue lendo.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Medicina Veterinária 

Já a Medicina Veterinária é uma área da ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamentos em relação à saúde dos animaisAlém disso, ela também possui o importante papel de controlar a sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.

Portanto, essa é uma área que não visa apenas a saúde dos animais, ela é holística e abrangente. Leva em conta também os humanos, como o contato com os animais interfere na nossa saúde, e vice-versa.

Graduação em Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, preocupados com o meio ambiente e que estejam conscientes quanto à responsabilidade pela saúde animal. Com duração de cinco anos, essa graduação já tem entrado na lista dos mais procurados do mercado.

 O Unasp oferece graduação em Medicina Veterinária, com aulas teóricas e práticas, onde cerca de 80% dos professores são mestres e doutores.  Além disso, o Unasp possui aproximadamente 30 espécies diferentes de animais para as aulas práticas e mais, o curso já será aberto com avaliação 4 de 5 pelo MEC. Ou seja, essa avaliação sinaliza a qualidade da graduação. 

Saiba mais sobre o curso e venha fazer Medicina Veterinária no Unasp.

Grade do curso

Separamos aqui algumas das matérias para você saber o que vai encontrar pela frente. Claro, que é preciso levar em consideração que as disciplinas podem variar de acordo com cada instituição de ensino.

  • Anatomia dos animais domésticos;
  • anestesiologia veterinária;
  • doenças infecciosas dos animais domésticos;
  • nutrição animal;
  • clínica cirúrgica;
  • saúde pública veterinária; entre outras.

Mercado de trabalho

Com um leque tão amplo, é de se esperar que o mercado de trabalho seja rico em oportunidades. Podemos dizer que, em sua maioria, o médico veterinário costuma atuar fortemente na assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Bem como no cuidado com a saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, inspecionando também a produção de alimentos de origem animal.

Algumas das principais áreas de atuação na Medicina Veterinária, são:

  • clínica e cirurgia;
  • agronegócio;
  • pesquisa;
  • vigilância e inspeção;
  • ensino;
  • saúde pública;
  • veterinária esportiva.

Além disso, o profissional estará habilitado para atuar em todas as áreas do ramo, sejam clínicas, consultórios e hospitais veterinários, fazendas, indústria alimentícia animal, entre outros.

Perfil do profissional médico veterinário

O médico veterinário formado pelo Unasp estará capacitado para ingressar no mercado de trabalho utilizando todas as competências e habilidades adquiridas ao longo do curso. 

Por isso, é essencial que o aluno/profissional possua características como: 

  • responsabilidade
  • comunicação;
  • criatividade;
  • disciplina;
  • coletividade.

E aí, Zoologia ou Medicina Veterinária?

Agora que você já tem uma noção de como são as áreas de Zoologia e Medicina Veterinária, o próximo passo é analisá-las. Veja qual curso mais se alinha aos seus gostos e objetivos. 

De qualquer forma, seja para qual for o curso escolhido, o aluno precisa se dedicar ao máximo nos estudos para ser um profissional diferenciado e alcançar o sucesso na carreira.

Então, bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!