Blog do UNASP

Gosto de animais, devo fazer Zoologia ou Medicina Veterinária?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você ainda não sabe qual curso escolher, Zoologia ou Medicina Veterinária, não se preocupe. Descubra a diferença entre eles, suas aplicações no mercado e o perfil profissional de cada um.

Para construir um ambiente de harmonia e equilíbrio, é muito importante que a sociedade compreenda que todos os seres vivos devem ser levados em consideração. Ou seja, a boa relação do ser humano com a fauna, flora e a diversificada biodiversidade do planeta, é imprescindível. Você sabe onde a Zoologia e Medicina Veterinária se encaixam nesse cenário?

Esses profissionais dedicam as suas carreiras e vidas para cuidar da natureza como um todo. Os veterinários, por exemplo, optaram por aprender mais sobre os animais e atuando em diversos campos com o propósito de manter a saúde o bem-estar animal. Já os zoólogos, se dedicam à pesquisas e estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações.

De qualquer forma, nas duas profissões, o senso de responsabilidade e proteção da vida é o mesmo. Afinal, é com respeito entre todas as criaturas que habitam o planeta terra, que construímos um mundo melhor e mais consciente.

Por isso, para não ter dúvida na hora de escolher, listamos algumas características e diferenças entre os cursos, assim como as suas aplicações em cada área no mercado e o perfil esperado de seus profissionais.

Então, vamos lá?

Zoologia ou Medicina Veterinária? Entenda as diferenças. 

Zoologia

Primeiramente, é importante saber que os profissionais formados em Zoologia, são chamados de zoólogos. Sendo assim, os zoólogos, em sua totalidade, estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações. Além disso, eles também pesquisam o desenvolvimento de doenças nos animais, tratamentos e cura.

A zoologia é um campo amplo e oferece infinitas oportunidades de carreira para pesquisadores, considerando que ainda há muito a aprender sobre a vida e o reino animal. Através do trabalho indireto de conservação e descrição de novas espécies, origem e desenvolvimento.

Especialização em Zoologia

Os cursos de especialização em Zoologia, em sua maioria, têm como missão principal promover a educação superior e a geração de conhecimento científico e tecnológico no campo da história natural dos animais.

Dessa forma, os cursos de especialização buscam a integração na ministração das disciplinas, envolvendo a Zoologia nos Cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina e Biologia Marinha. Ou seja, o intuito é integrar as áreas e desenvolver o conhecimento científico sobre diversidade, evolução e história natural dos animais. 

Grade do curso

Veja algumas das matérias que são abordadas durante o curso. Lembrando que elas podem variar de uma instituição para outra. 

  • Zoologia de campo;
  • inventário de fauna e avaliação de diversidade;
  • manejo de fauna silvestre;
  • carcinologia;
  • organismos eucariontes basais;
  • biologia, sexo e gênero;
  • interação insetos-plantas; entre outras.

Mercado de trabalho

Já para o mercado de trabalho, o zoólogo pode trabalhar em instituições públicas e privadas, através de estudos para a área ambiental e seus respectivos impactos aos animais. Além disso, ele também pode atuar na gestão de zoológicos, parques, reservas naturais e museus, por exemplo. E, se tratando de pesquisa, o profissional ainda pode atuar na área acadêmica, junto a universidade e órgãos de pesquisas.

Perfil do profissional de Zoologia

O perfil do profissional de Zoologia, caracteriza-se pela paixão pelos animais e a vontade de trazer melhorias. Por isso, é essencial que o aluno/profissional possua características como: 

  • responsabilidade;
  • atenção;
  • coletividade;
  • paciência.

Agora, chegou o momento de entendermos mais sobre o curso de Medicina Veterinária. Continue lendo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Medicina Veterinária 

Já a Medicina Veterinária é uma área da ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamentos em relação à saúde dos animaisAlém disso, ela também possui o importante papel de controlar a sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.

Portanto, essa é uma área que não visa apenas a saúde dos animais, ela é holística e abrangente. Leva em conta também os humanos, como o contato com os animais interfere na nossa saúde, e vice-versa.

Graduação em Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária tem como objetivo formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, preocupados com o meio ambiente e que estejam conscientes quanto à responsabilidade pela saúde animal. Com duração de cinco anos, essa graduação já tem entrado na lista dos mais procurados do mercado.

 O Unasp oferece graduação em Medicina Veterinária, com aulas teóricas e práticas, onde cerca de 80% dos professores são mestres e doutores.  Além disso, o Unasp possui aproximadamente 30 espécies diferentes de animais para as aulas práticas e mais, o curso já será aberto com avaliação 4 de 5 pelo MEC. Ou seja, essa avaliação sinaliza a qualidade da graduação. 

Saiba mais sobre o curso e venha fazer Medicina Veterinária no Unasp.

Grade do curso

Separamos aqui algumas das matérias para você saber o que vai encontrar pela frente. Claro, que é preciso levar em consideração que as disciplinas podem variar de acordo com cada instituição de ensino.

  • Anatomia dos animais domésticos;
  • anestesiologia veterinária;
  • doenças infecciosas dos animais domésticos;
  • nutrição animal;
  • clínica cirúrgica;
  • saúde pública veterinária; entre outras.

Mercado de trabalho

Com um leque tão amplo, é de se esperar que o mercado de trabalho seja rico em oportunidades. Podemos dizer que, em sua maioria, o médico veterinário costuma atuar fortemente na assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Bem como no cuidado com a saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, inspecionando também a produção de alimentos de origem animal.

Algumas das principais áreas de atuação na Medicina Veterinária, são:

  • clínica e cirurgia;
  • agronegócio;
  • pesquisa;
  • vigilância e inspeção;
  • ensino;
  • saúde pública;
  • veterinária esportiva.

Além disso, o profissional estará habilitado para atuar em todas as áreas do ramo, sejam clínicas, consultórios e hospitais veterinários, fazendas, indústria alimentícia animal, entre outros.

Perfil do profissional médico veterinário

O médico veterinário formado pelo Unasp estará capacitado para ingressar no mercado de trabalho utilizando todas as competências e habilidades adquiridas ao longo do curso. 

Por isso, é essencial que o aluno/profissional possua características como: 

  • responsabilidade
  • comunicação;
  • criatividade;
  • disciplina;
  • coletividade.

E aí, Zoologia ou Medicina Veterinária?

Agora que você já tem uma noção de como são as áreas de Zoologia e Medicina Veterinária, o próximo passo é analisá-las. Veja qual curso mais se alinha aos seus gostos e objetivos. 

De qualquer forma, seja para qual for o curso escolhido, o aluno precisa se dedicar ao máximo nos estudos para ser um profissional diferenciado e alcançar o sucesso na carreira.

Então, bons estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Medicina Veterinária no Unasp, entenda mais sobre o curso

• Medicina veterinária: Conheça as 3 grandes especializações clínicas

• Veterinária: Conheça as áreas de atuação e especialização

• 3 documentários que todo veterinário deveria assistir[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]