Blog do UNASP

Como lidar com a pressão da família na escolha da faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Uma das principais preocupações que os pais possuem em relação ao futuro dos filhos é em relação à futura profissão. Por isso, pode ocorrer uma certa tensão familiar na hora de escolher uma faculdade. Vamos aprender a como lidar com as opiniões divergentes?

Verdade seja dita, os pais, em geral, se preocupam com o futuro profissional dos filhos. Sendo assim, a dúvida entre o possível sucesso e fracasso dos filhos é algo que causa uma certa tensão. No entanto, esse conflito aumenta, e muito, quando seus preciosos filhinhos crescem e estão a um passo da faculdade. Aí a família toda entra dando pitaco na escolha do adolescente. 

Obviamente que o pais querem opinar, afinal eles só querem o melhor para os filhos. Consequentemente, filhos querem agradar os pais, mas também querem ser independentes e tomar suas próprias decisões. E aí, como lidar com o conflito ocasionado pela escolha da faculdade?

Entendendo o cenário

É muito comum que os pais depositem expectativas profissionais nos filhos. Às vezes essas expectativas podem ser saudáveis, quando acompanhadas com uma boa dose de compreensão. Além disso, os filhos também compartilhar dos mesmos sonhos dos pais, em relação à faculdade e profissão. No entanto, quando há um ambiente de desconforto e pressão na escolha da profissão, provavelmente os resultados serão negativos. Por exemplo, há muitas famílias que chegam a impor a escolha da graduação, não apoiando os filhos, caso eles optem por seguir outra carreira. Sim, infelizmente isso acontece.

E esse tipo de imposição, na maioria das vezes, flui de forma inconscientemente. Muitos pais não compreendem o quanto estão prejudicando os seus filhos. Eles acham que estão ajudando. No entanto, apesar da boa intenção, nada funciona na base da discórdia e pressão. 

Além disso, a maioria dos jovens que acaba cedendo à essa pressão apresenta, lá no futuro, algum tipo de problema profissional ou emocional como: infelicidade e frustração com a vida e com a carreira. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como lidar com a pressão da família na escolha da faculdade? 

O primeiro passo para lidar com a pressão do seus pais é entender a si mesmo e estar seguro, nem que seja até certo ponto, das suas escolhas. Após ter um posicionamento é preciso mostrar-se aberto para o diálogo. Não adianta conversar com os seus pais sem estar disposto a ouvi-los também.  É muito importante que pais e filhos conversem abertamente sobre os desejos, vontades, carreira e futuro, respeitando então, as diferentes opiniões e lidando juntos com esse assunto. 

Uma boa dica para você, filho, é pesquisar sobre a carreira que deseja seguir. Dessa forma, você poderá defender e explicar melhor para os seus pais, caso haja resistência da parte deles, sobre a profissão. Muitas vezes a resistência por parte deles pode ser apenas uma falta de conhecimento e preconceito, que podem ser solucionados com uma explicação. Portanto, ao conhecer melhor o curso, mercado de trabalho e futura carreira, os argumentos para conversar com os seus pais serão melhores. 

Agora um recado para os pais: é importante deixar de lado a hierarquia e se abrir-se para ouvir as vontades dos seus filhos. Compreender que ele está virando um adulto e que precisa começar a tomar as suas próprias decisões. Claro, é preciso aconselhar e expor a sua opinião, mas sempre em busca de um consenso. Se o seu filho mostrar-se ainda perdido em relação à escolha, ofereça ajuda para pesquisar mais sobre o curso. Se ele mostrar-se firme e consciente, peça para ele explicar mais sobre a escolha. Dessa forma, um diálogo será aberto e ambas as partes podem se beneficiar. 

Família é família

Família é família e por mais que algumas vezes possamos nos irritar com os nossos familiares, uma coisa é certa: eles só querem ajudar. No final a opinião deles sempre acaba afetando as nossas escolhas de alguma forma. Ainda mais quando estamos todos confusos em relação à escolha de uma faculdade. 

E aí, o que fazer nessas horas? Como encontrar o equilíbrio entre a opinião da família e os nossos desejos pessoais?  A gente te conta agora! Assista ao vídeo exclusivo que preparamos sobre esse assunto.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=i-tvxE6zC4E”][vc_text_paragraph]Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 07 dicas para você escolher uma boa instituição de ensino superior.

• Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher

• 4 coisas que você não deve fazer ao escolher um curso de graduação.

• Na dúvida? Veja como escolher uma boa faculdade EAD.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]