Blog do UNASP

4 expectativas em relação à faculdade que podem falhar

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você vai ingressar na faculdade é melhor compreender desde já que nem sempre criamos expectativas reais em relação à graduação. Muitas vezes nossos planos não saem como planejamos. O que fazer quando isso acontecer?

É inevitável o choque de realidade quando criamos uma certa expectativa e ela não é alcançada, seja na leitura de um livro, passeio ou até mesmo início de curso. Quando as nossas expectativas compravam estar equivocadas nos sentimos um pouco atordoados, perdidos e obviamente tristes. No caso da faculdade, quando descobrimos que nossos sonhos em relação ao curso eram imaturos e irreais, fica complicado encontrar o equilíbrio. O equilíbrio certo entre aquilo que sonhamos, como a realidade se apresenta e como tirar o melhor, mesmo em situações adversar.

Portanto, para você te ajudar a lidar com o começo da graduação, listamos 4 expectativas em relação à faculdade que podem falhar. No entanto, apesar das falhas, lembre-se que essas expectativas não alcançadas, não se tornam necessariamente experiências ruins. O importante é a forma como você encara cada uma delas.

Dessa forma, você já vai se adaptando com o sistema da faculdade antes mesmo de começar. Se engana quem pensa que estudar uma graduação é como estudar no Ensino Médio ou uma extensão dela. Não é e nem pode ser. Elas possuem muitas diferenças e aí que você pode se frustras.

Por isso, nada melhor que já saber algumas verdades. Assim, você evita criar expectativas altas em relação à alguns assuntos. Vamos lá?!

1. Emprego garantido

Emprego garantido após formação? Não é bem assim que funciona. Muita gente acredita que cursar uma graduação, ser aluno exemplar e apresentar um bom TCC, são garantia de emprego ao final do curso. Bem, não.Essa é uma das expectativas criadas e uma das que mais frustram.

Você vai para faculdade aprender, e isso depende exclusivamente do seu empenho e dedicação. Não significa que só porque você se saiu bem durante o curso que a vaga de emprego de imediato é uma garantia, ainda mais na sua área.

Sejamos realistas: há pessoas competentes em todos os lugares. E elas também estão por aí à procura de um emprego. Você não é o único profissional da sua área. Por isso, a concorrência aumenta. Portanto, não ingresse na faculdade achando que assim que se formar irá conseguir emprego. Pode até acontecer, mas é melhor colocar os pés no chão.

Conseguir um emprego logo após a formação depende de muitos fatores, como por exemplo: um bom currículo, uma boa rede de contatos, habilidades na área de atuação, dedicação nos estudos, conhecimento de causa e força de vontade. Quem sabe seguindo a lista anterior, você já consiga um emprego rapidinho?

2. Grupos de trabalho nota 10

Muita gente sofre em grupos de trabalho, tanto na escola quanto na faculdade. Então, é melhor ir se acostumando porque pessoas que procrastinam quando é trabalho em grupo ou só querem fazer o mínimo possível, existem em todo o lugar.

Ou seja, não é só porque é faculdade que você vai sempre estar em um grupo bom onde todo mundo faz um excelente trabalho e se ajudar. Por isso, é extremamente importante escolher as pessoas certas para trabalhar.

Busque por colegas de classe que estão ali para aprender, estudar e também querem fazer um trabalho muito bom. Assim, você evita dores de cabeça e desgaste nas relações interpessoais.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Qualquer coisa os professores me ajudam

Uma outra expectativa que pode falhar é achar que os professores da faculdade são iguais aos do Ensino Médio.

Na faculdade você será tratado com um adulto, portanto, a responsabilidade é sua. Os professores são guias, mentores, e não irão cuidar de você como uma criança. Então esquece o formato do ensino médio, com os professores pegando no seu pé para você fazer as lições. Na faculdade o problema é seu, por isso os professores pedem mais comprometimento, no entanto não irão insistir.

Além disso, os professores vão para as aulas para ensinar o conteúdo, explicar, tirar dúvidas, passar trabalhos e avaliar. E não para saber se você está prestando atenção na aula ou não. Então, se você não tiver interessado, eles não vão fazer muita coisa para que você mude.

Afinal de contas, eles estão fazendo o trabalho deles de ensinar e você deveria fazer o seu de aprender. Ou seja, no final do semestre se você não foi bem nos trabalhos e provas porque não se dedicou, os professores irão te reprovar, mesmo.

Isso quer dizer que não vai ter pai de aluno indo conversar com professor ou professor dando mais nota para fazer você passar na disciplina. A responsabilidade é totalmente sua e deve estar ciente das consequências. Esse é um alerta para você se dedicar nos estudos!

4. Só vou estudar aquilo que me interessa

Se o seu curso é na área de humanas, por exemplo, não se engane que você não vai estudar matemática, por exemplo. Até em cursos como Publicidade e Jornalismo, a matemática está presente.

Dessa forma, não adianta querer estudar apenas as disciplinas do seu gosto ou da área que quer atuar. A faculdade também não é balburdia que você faz o que quer.

Pronto para a faculdade?

O intuito desse post não foi colocar medo ou parecer arrogante, mas é bom saber de como realmente é o universo da faculdade. Foi um post de ALERTA! Queremos ajudar você a se preparar da melhor forma possível e ter uma experiência positiva durante a graduação.

Quando criamos expectativas demais, estamos propensos a nos decepcionar mais também. Ou seja, melhor saber a verdade de tudo, como funciona, o que acontece e assim, evitar frustrações e desgosto, fazendo você desistir dos seus sonhos. E a gente não quer que você desista!

Então, respire fundo, esteja preparado para situações parecidas com as quais citamos e sinta-se em casa. A faculdade deve ser um ambiente que proporcione aprendizagens significativas e valiosas.

Por isso, não deixe que nada atrapalhe você e sua jornada. Prepare seu corpo, sua mente e seu coração para esse trajeto brilhante. E, se tem alguém aí que já passou pela faculdade, comente suas expectativas em relação à faculdade que falharam. Escreva nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 10 dicas para não desanimar e recuperar o ânimo durante a faculdade

• 3 razões pelas quais você precisa fazer uma faculdade

• Não tenho dinheiro, mas quero fazer faculdade. E agora?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também