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Exagerou na comida? Conheça alimentos que ajudam a desinchar

O natal e o ano novo já passaram, e você sentiu que deu uma exagerada na alimentação durante esse período? Está se sentindo mais inchado do que o normal?

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Você sabia que isso pode estar relacionado a retenção de líquidos? A retenção de líquidos tanto pode ser em consequência de problemas como alergias, doenças renais e moléstias cardiovasculares, como também pelo excesso de sódio ingerido através da má alimentação e de bebidas alcóolicas – normalmente ingeridas em grandes quantidades nas festas de final de ano.

Pois é….

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Ao ser ingerido, o sódio se deposita em diversas partes do organismo e suga a água, que vai parar nos vasos sanguíneos localizados logo abaixo da pele, resultando no inchaço e no aumento da pressão arterial. O sódio pode demorar até três dias para ser eliminado do corpo, e enquanto está no organismo, cada grama é capaz de reter 200 mililitros de água.

Importante:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de, no máximo, 2 gramas de sódio por dia, o equivalente a 5 gramas de sal (40% do sal de cozinha é composto por sódio). Mas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal por dia, ou 4,8 gramas de sódio, o dobro do recomendado pela OMS.

Em se tratando das datas comemorativas de final de ano como o Natal, em que comemos em grande quantidade de embutidos e enlatados, a ingestão de sal pode chegar a 20 gramas em um dia. Essa quantidade é capaz de reter de 1 a 2 litros de água no corpo.

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Eliminar esse líquido não é o mesmo que emagrecer…

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… , você simplesmente diminui o peso do corpo. Emagrecer é perder gordura. Mas, mesmo que seja assim, diminuir o inchaço faz com que você se sinta muito melhor.

Tudo que estimula o trabalho dos rins contribui para reduzir a retenção de líquido. É o caso da água, chás, vegetais e alimentos diuréticos. E claro que praticar atividade física também ajuda, pois exercitar-se é a melhor maneira de aumentar o fluxo nas veias propiciando a eliminação do excesso de liquido.

Conheça alguns alimentos que combatem esse inchaço: 

1.) Abacaxi

abacaxiTanto a casca quanto a polpa do abacaxi são ricas em uma substância chamada bromelina, que tem ação diurética. O alimento, portanto, ajuda o rim a trabalhar e a expulsar do organismo sódio, glicose e líquido retido.

2.) Água

water2O excesso de sódio no organismo aumenta a quantidade de líquido retido nos vasos sanguíneos, o que dá o aspecto de inchaço. Tanto o sódio como o líquido acumulado são expelidos pelos rins, mas o sódio demora até três dias para ser eliminado do organismo. Por isso, tudo o que ajuda os rins a trabalhar de forma mais intensa é importante para reduzir o inchaço. A água e outros líquidos que não contenham sódio não só estimulam o trabalho dos rins, mas também diluem o sódio, reduzindo a retenção de líquido.

3.) Melancia e Melão

dinqEssas frutas não têm ação diurética como o abacaxi, mas, por serem abundantes em água, ajudam a hidratar o corpo e a diminuir o inchaço.

4.) Vegetais

11-vegetaisVerduras, legumes e frutas contêm potássio e magnésio, nutrientes capazes de contrabalancear o efeito do sódio no organismo. Os vegetais são ricos em fibras e em água, dois compostos que ajudam a diminuir a retenção de líquido. O ideal é consumir esses alimentos crus, pois se forem refogados terão a adição de alguma gordura, o que dificulta a digestão.

5.) Ervas

ervas_medicinaisAs ervas, como alecrim e manjericão, podem ajudar a reduzir a retenção de líquido por dois motivos. O primeiro é pelo fato de possuírem compostos chamados fenólicos, que ajudam a atenuar o aspecto de inchaço. Além disso, as ervas podem substituir o sal no tempero dos pratos, reduzindo a ingestão de sódio e, consequentemente, o risco de acúmulo de líquido no corpo.

6.) Chás

02chaO chá, assim como a água, ajuda a reidratar o corpo quando há retenção de líquido, além de estimular o rim a trabalhar de forma mais eficiente para expulsar o sódio do corpo.

É isso ai! Gostaram do post? Esperamos que sim! Fiquem ligados aqui no blog pois, o próximo post da tag “Saúde e Bem Estar” será sobre alimentos campeões  em sódio.

Até mais!

 

Fonte: Veja

Imagens: Pesquisa Google

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